SPCB - Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

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    Razões para não beber café.
    (2007) Vegro, Celso Luís Rodrigues; Pino, Francisco Alberto; Embrapa - Café
    Utilizou-se um levantamento amostral de campo na cidade de São Paulo para descobrir as razões pelas quais algumas pessoas não bebem café. Mostra-se que somente uma, em cada sete pessoas, não bebe e não apreciar café é o principal motivo alegado. Embora gostos não se discutam, mostra-se que algumas características daqueles que não bebem podem explicar a atitude de não consumir: ela é maior entre os mais jovens e os mais pobres. Sabe-se que os jovens começam a beber café quando começam a trabalhar num emprego. Por outro lado, a má qualidade das bebidas associadas aos produtos de baixo preço disponíveis para os mais pobres pode explicar parcialmente a rejeição pelo segundo grupo.
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    Café: bebida masculina ou feminina?
    (2007) Assumpção, Roberto de; Vegro, Celso Luís Rodrigues; Pino, Francisco Alberto; Embrapa - Café
    Utilizou-se um levantamento amostral de campo na cidade de São Paulo para estudar as diferenças de gênero no consumo do café. Não se verificaram diferenças significativas quanto ao consumo em si. Entretanto, existem algumas diferenças no consumo fora do lar e quanto às preferências: onde beber café fora do lar; percentagem de consumidores de café coado, expresso e solúvel; características da bebida, como sabor, aroma, corpo, creme e espécie da planta; atitude perante cafés especiais, como descafeinado, orgânico, com denominação de origem controlada e gourmet. Finalmente, não há diferenças relacionadas à acidez da bebida e à espécie da planta.
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    Qualidade de café expresso em condições de campo
    (2003) Pino, Francisco Alberto; Vegro, Celso Luis Rodrigues; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    Um modelo logit é utilizado para calcular a probabilidade de obtenção de uma xícara satisfatória de café expresso na cidade de São Paulo. Os critérios utilizados para definir uma bebida satisfatória devem ser aqueles facilmente reconhecíveis por consumidores sem conhecimento especializado, como o tempo de percolação, a presença e a persistência do creme, bem como a marca do café. Para estimar os parâmetros do modelo, uma amostra probabilística estratificada de estabelecimentos que servem café foi especialmente delineada. Em cada estabelecimento amostrado, um questionário foi aplicado para obter informação a respeito do operador da máquina de expresso e outras condições. Também, uma xícara da bebida foi adquir4ida para medir os critérios de qualidade. Finalmente, três consumidores de cada estabelecimento foram selecionados aleatoriamente para se conhecer seus próprios critérios para avaliar a bebida. Mostra-se que, ainda que um café de boa qualidade seja essencial para conseguir uma bebida de boa qualidade, o fator crítico mostrou ser o capital humano, a saber, aquele que opera a máquina e prepara o expresso. Máquinas automáticas também se mostraram capazes de produzir uma bebida satisfatória. Entretanto, mostra-se que os consumidores usualmente não consideram esses indicadores de qualidade ao escolher o local onde vão beber café.
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    Café expresso em shopping centers da cidade de São Paulo
    (2003) Assumpção, Roberto de; Pino, Francisco Alberto; Vegro, Celso Luis Rodrigues; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    Estuda-se o comércio varejista de café expresso em cafeterias e outros estabelecimentos em shopping centers da cidade de São Paulo. Mostra-se que o preço e o número de xícaras vendidas por semana está estreitamente relacionado ao preço do metro quadrado de aluguel ou venda e à região da cidade onde se localiza o empreendimento. Os perfis dos consumidores também são diferentes, mas de modo geral eles têm bom nível educacional e de renda. Para servi-los é preciso investimento na qualificação do operador da máquina de expresso, a fim de se obter uma bebida de qualidade.
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    O consumo e o mercado de café expresso na cidade de São Paulo
    (2001) Vegro, Celso Luís Rodrigues; Margarido, Mário Antônio; Pino, Francisco Alberto; Takada, Roberto Shigueo; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    Dados de um levantamento por amostragem estratificada, especialmente delineado, são usados para obter informações sobre a dimensão e as tendências do mercado de café expresso na cidade de São Paulo. Algumas características desse mercado são analisadas, como a qualidade dos equipamentos e de sua assistência técnica; as especificações da matéria-prima; preferências, idade, sexo e renda dos consumidores; treinamento dos operadores; e características da bebida. De acordo com os resultados preliminares, o café expresso é vendido principalmente no centro e nas regiões sul e oeste da cidade. Além disso, 27% são representados pelo mercado institucional (i.e., vendido dentro de diferentes tipos de empresa, com bancos, hospitais, indústrias e outras), 18% são cafeterias (especializadas em produtos à base de café), 16% são restaurantes e 15% são padarias. Em 2000, esses pontos de venda serviram, em média, 890 xícaras por semana.