SPCB - Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/517

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Abordagem metabolômica: discriminação de tratamento pós-colheita de grãos de café verde (Coffea arabica L.) do Paraná
    (Embrapa Café, 2015) Tsukui, Anna; Brand, Ana Laura Macedo; Vendramini, Pedro Henrique; Eberlin, Marcos Nogueira; Scholz, Maria Brígida dos Santos; Rezende, Claudia Moraes de
    Os grãos de café verde (Coffea arabica L.) foram quantificados em cafeína e ácidos clorogênicos por CLAE/UV-Vis, teor em óleo por extração Soxhlet (4h) e análise do perfil químico por ESI(-)-QTOF-MS, em busca da relação composição química: tratamento pós-colheita para cafés naturais (CN) e cerejas descascados (CD), com auxílio da ferramenta estatística PCA e PLS-DA. Foi possível observar diferenciação entre os tratamentos com base na análise do perfil químico por ESI(-)-QTOF, além da classificação de amostras desconhecidas a partir da calibração e validação dos dados. Os resultados indicam um grande potencial do emprego da análise do perfil químico associado à estatística multivariada na diferenciação entre os tratamentos pós-colheita a partir da identificação das substâncias químicas que melhor classificam os grupos, sugerindo um possível marcador químico para esses grãos de cafés.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Diterpenos do café como possíveis marcadores de qualidade da bebida
    (Embrapa Café, 2015) Novaes, Fábio Junior Moreira; Aquino Neto, Francisco Radler de; Rezende, Claudia Moraes de
    O teor lipídico elevado tem sido associado com grãos de café Arábica de melhor qualidade. Neste contexto, apresentou-se uma abordagem baseada na extração de lipídios por Soxhlet para avaliar essa hipótese, que se mostrou inconsistente. No entanto, a segunda classe de compostos majoritários do óleo de café foi investigada e utilizada com sucesso para prever a qualidade do café, mesmo antes dos processos de torrefação e preparo da bebida, a razão entre os diterpenos cafestol/ kahweol.