SPCB - Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/517

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Crescimento relativo de cafeeiros em tipos de solo e fontes de Fosforo
    (Embrapa Café, 2013) Souza, Antonio Jackson de Jesus; Guimarães, Rubens José; Scalco, Myriane Stella; Lacerda, Julian Junio de Jesus; Pires, Tamara Cubiaki; Lima, Renato Ribeiro de; Sant'ana, José Antonio do V.
    O tipo de solo e as fontes de fertilizantes fosfatados podem influir no desenvolvimento de plantas cultivadas. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o crescimento relativo de cafeeiros Coffea arabica L. cultivados em três tipos de solos e duas fontes de fósforo, constituindo um fatorial 3x2. O delineamento estatístico utilizado foi em blocos casualizados com três repetições. Ao final do experimento foi realizada a análise de variância e teste de médias (Scott knott α 5%). Os solos utilizados foram: Latossolo Vermelho distroférrico típico, Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico típico e Neossolo Quartzarênico ótico espódico. As fontes de fertilizantes fosfatados foram: fonte fosfatada A (46% de P2O5 sol. CNA + H2O, 10% Ca, e 6% de S) e fonte fosfatada B (3% de N, 28% de P2O5 sol. CNA + H2O, 10% Ca, e 6% de S), ambos na dose de 80 g de P2O5 por vaso. As regas das mudas foram realizadas por sistema de microaspersão. Ao centésimo dia, após implantação foram avaliadas a razão de área foliar (RAF), taxa de crescimento absoluto (TCA), taxa de crescimento relativo (TCR) e índice de área foliar (IAF). Foi verificado efeito significativo para a interação solo e fonte de fósforo (S*P) na variável razão de área foliar (RAF), taxa de crescimento absoluto (TCA), taxa de crescimento relativo (TCR), em solo arenoso. O maior valor de RAF foi obtido com a fonte de fertilizante fosfatado A. A fonte de fertilizante fosfatado B apresentou maiores TCA e TCR. Cafeeiros fertilizados com fertilizante fosfatado B apresentam maior desenvolvimento inicial.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Super-fosfatagem no desenvolvimento inicial de cafeeiros
    (Embrapa Café, 2015) Souza, Antonio Jackson Jesus; Guimarães, Rubens José; Dominghetti, Anderson William; Scalco, Myriane Stella; Colombo, Alberto
    Objetivou-se avaliar altas doses de fósforo em solos com diferentes texturas, em cafeeiros. Os tratamentos foram arranjados em fatorial: 4 (doses de fósforo) x 3 (tipos de solo) em DBC com três repetições. Avaliou-se: altura, área foliar, no folhas, diâmetro de caule, massa seca de parte aérea, raiz, e total, taxa de crescimento absoluto, taxa de crescimento relativo, índice de área foliar, razão de área foliar e taxa de assimilação líquida. Verificaram-se máximos crescimentos das plantas entre doses de 501 a 720 g.pl-1 de P2O5. Há efeito de altas doses de fósforo (P) para formação de plantas com maior potencial produtivo.