SPCB - Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/517

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação econômica do sistema de café adensado no Paraná período de 2001/02 a 2005/06.
    (2007) Demoner, Cilésio Abel; Trento, Edison José; Matsushita, Milton Satoshi; Sepulcri, Odilio; Embrapa - Café
    Este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho econômico do processo produtivo de lavouras cafeeiras, exploradas no sistema de plantio adensado, bem como organizar um sistema de informações que permita aos técnicos, envolvidos nessa exploração, orientar os produtores nos ajustes necessários na condução de suas propriedades. Foi desenvolvido no período compreendido entre setembro de 2001 a agosto de 2006 por meio de acompanhamentos sistemáticos e do registro das operações realizadas em 8 lavouras de café em produção no Estado do Paraná. A produtividade média anual nas áreas avaliadas nesse período ficou entre 36,87 sacas/ha e 54,42 sacas/ha, sendo a média do período de 46,51 sacas/ha. O custo total médio anual variou entre 129,59 reais e 147,77 reais/saca de café beneficiado, dependendo dos insumos e da quantidade de mão de obra utilizadas. A média do período ficou em 140,86 reais/sacas, sendo o ponto de equilíbrio médio nesse período de 29,70 sacas por hectare, sugerindo que suas lavouras são economicamente viáveis quando se obtém uma produtividade média superior a 30 sacas beneficiadas por hectare.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação econômica e financeira de lavouras cafeeiras plantadas em sistema adensado no Paraná
    (2001) Demoner, Cilésio Abel; Baroni, Sidnei Aparecido; Morales, Lauro; Sepulcri, Odilio; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    Este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho econômico e financeiro do processo produtivo de lavouras cafeeiras, exploradas no sistema de plantio adensado, bem como organizar um sistema de informações que permita aos técnicos envolvidos nessa exploração orientar os produtores nos ajustes necessários na condução de suas propriedades. Foi desenvolvido no período compreendido entre agosto de 1999 e setembro de 2000, por meio de acompanhamentos sistemáticos e do registro das operações realizadas em 55 lavouras de café em produção no Estado do Paraná. A produtividade nas áreas avaliadas ficou entre 5,2 sacas/ha e 75,0 sacas/ha, sendo a média de 24,0 sacas/ha. O custo total variou entre 279,2 reais e 44,4 reais/saca de café, dependendo dos insumos e da quantidade de mão-de-obra utilizados. A média ficou em 99,2 reais/sacas, sendo 33,7% de custos fixos e 66,3% de custos variáveis. O custo variável médio foi de 65,8 reais/saca, e 54,6% dos produtores ficaram com valores abaixo desta média, sugerindo que suas lavouras são viáveis mesmo com preços inferiores aos recebidos no período da pesquisa. Para os produtores com custos variáveis acima da média (65,8 reais), constatou-se o uso incorreto dos fatores de produção.