SPCB - Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

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    Comportamento do consumidor em relação à certificação de origem do café
    (2001) Luna, Rosemar Martins; Sette, Ricardo de Souza; Salazar, German Torres; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    O presente trabalho objetivou verificar a influência da origem do café na hora da compra em supermercados, a percepção dos consumidores em relação aos cafés de Minas Gerais e verificar se os consumidores sabem diferenciar cafés de outras cidades e de outros Estados. As referências teóricas focaram o marketing, o ambiente de marketing e do café e o comportamento do consumidor. Utilizou-se de procedimentos metodológicos quantitativos e qualitativos, combinando os métodos de observação do processo de compra, seguido de comunicação com os compradores de café por meio de entrevistas semi-estruturadas. Identificou-se um mercado restrito, formado por adultos, na maioria casados e das classes A e B. Ficou caracterizado que, no momento da compra, atualmente a marca é mais importante do que a origem do café. O conhecimento relativo às regiões produtoras foi bom no que se refere à identificação dos melhores cafés, e o de MG foi considerado o melhor. O conhecimento na comparação entre cafés de outras cidades e de outros Estados foi fraco, porém revelou preferência dos consumidores pelos cafés mineiros.
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    Influência da marca, qualidade e preço do café na decisão de compra do consumidor
    (2001) Campos, Cláudia Aparecida de; Luna, Rosemar Martins; Sette, Ricardo de Souza; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    O objetivo geral deste trabalho foi identificar o processo de decisão de compra de café dos consumidores da cidade de Lavras (MG). Como objetivo específico pretendeu-se identificar a influência da marca, da qualidade e do preço na hora da compra. As referências teóricas basearam-se no marketing, no composto de marketing ou mix de marketing e no comportamento do consumidor. A comunicação com consumidores lavrenses foi feita por meio de entrevistas semi-estruturadas, definindo-se uma amostra de conveniência. Utilizaram-se procedimentos metodológicos quantitativos e qualitativos para a análise dos dados por meio de estatística descritiva. Identificou-se um mercado restrito, na maioria feminino, cuja decisão de compra da marca é definida pela dona de casa, fiel às marcas, considerando como qualidade o sabor/aroma, o rendimento e a marca do café e não considerando o preço como critério relevante de compra.
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    Significado do café para jovens brasileiros
    (2000) Sette, Ricardo de Souza; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    O setor de café no Brasil não acompanhou o ritmo de modernização e de marketing do segmento de bebidas, tendo como conseqüência uma significativa perda de participação no mercado e redução no consumo. A aprendizagem para o consumo do café acontece ainda, na fase jovem. Portanto, conhecer o seu significado nesta fase é decisivo para estabelecer estratégias de marketing que aumente o consumo do produto no futuro. Constitui objetivo deste trabalho identificar o significado do café para o jovem consumidor. Concluiu-se que predomina, entre eles, uma imagem negativa em relação ao café. Como aspectos positivos consideram o café como estimulante e muito associado a um intervalo, descanso e relaxamento. Estratégias de marketing elaboradas com vistas ao futuro consumidor de café devem descobrir os valores que norteiam os interesses dos jovens de hoje para construir produtos, embalagens, formas de consumo e de comunicação que façam sentido em seu mundo.
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    Estratégias de marketing para aumento do consumo de café entre os jovens
    (2000) Sette, Ricardo de Souza; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    O setor de café no Brasil não acompanhou o ritmo de modernização e de marketing do segmento de bebidas, tendo como conseqüência uma significativa perda de participação no mercado e redução no consumo. Neste sentido, este trabalho busca sugerir estratégias mercadológicas que estimule o consumo do produto a partir da identificação do seu significado para o jovem. Predomina, entre os jovens, uma imagem negativa em relação ao café. Como aspectos positivos consideram o café como estimulante e muito associado a um intervalo, descanso e relaxamento. Estratégias de marketing elaboradas com vistas ao futuro consumidor de café devem descobrir os valores que norteiam os interesses dos jovens de hoje para construir produtos, embalagens, formas de consumo e de comunicação que façam sentido em seu mundo.
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    Pesquisa mercadológica para análise de consumo e preferência de marcas de café no município de Lavras
    (2000) Carvalho, Lyanna de Souza; Naves, Janaína Almeida; Araújo, Samantha Lemos de; Paulo, Cristiane Batista de; Oliveira, Karina dos R. N. G.; Sette, Ricardo de Souza; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    Através das preferências dos consumidores os agentes da cadeia do café, podem trabalhar suas marcas, planejando de maneira ordenada as ações estratégicas. Essa pesquisa mercadológica foi feita no município de Lavras, procurando descobrir o espaço que a marca local "Café Tipuana" ocupa na mente dos consumidores. Os resultados obtidos constituíram um relatório de conclusão sobre o consumo da marca estudada e as variáveis que afetam o mesmo.