SPCB - Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

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    CERTIFICAÇÃO DE ORIGEM ATRAVÉS DA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA PARA O CAFÉ “CERRADO GOIANO”
    (2011) Teixeira, Sônia Milagres; Arêdes, Agda; Embrapa - Café
    Embora a cafeicultura no estado de Goiás apresente volumes de produção pouco expressivos, ela possui características de clima e solo semelhantes às da “Região do Cerrado Mineiro”. Nesta pesquisa objetivou-se avaliar a viabilidade da certificação para o café de Goiás, tendo em vista o crescimento de mercado de cafés especiais e maior participação do produto na pauta de exportações do Estado. Foram levantados dados nos diversos elos da cadeia produtiva – informações secundárias da produção e dados primários coletados em entrevistas semi estruturadas, junto a cafeicultores e aos órgãos credenciadores de qualidade do café: a SCAA (Associação Americana de Cafés Especiais) e BSCA (Associação de Cafés Especiais do Brasil) que utiliza a metodologia da SCAE (Associação Européia de Cafés Especiais), além de entrevistas junto a empresários da indústria cafeeira do Estado. Foram analisados dados financeiro- econômicos e condicionantes à certificação, com vistas a discutir gargalos e possibilidades da adequação da cafeicultura e do setor de processamento visando à certificação. Inferiu-se que os cafeicultores goianos selecionados na pesquisa apresentaram, nos últimos anos, taxas de produtividade mais altas que as médias dos estados brasileiros, e acima da média nacional. Ao avaliar custos, receitas e premio da certificação, observou-se que o elo indústria é o que detém maior parcela da margem bruta com apropriação de 40% sobre o preço de varejo do produto, seguido pelo elo distribuição com 31% e o elo produção com 29%. Sobre a receita líquida auferida pelo produtor, constatou-se que é maior para o Cereja Descascado com 36%, Dura 19%, Verde 19%, e Riada 7% acima do preço final. Embora esta não seja a metodologia de classificação SCAA, BSCA ou SCAE, é a classificação utilizada por Caixeta e Teixeira (2009) e que também foi a fornecida pelos produtores pesquisados. Concluiu-se pela viabilidade de agregar valor pela indicação geográfica do “Café do Cerrado Goiano”.