SPCB - Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/517

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relação solo-água em função da brachiaria nas entrelinhas do café no cerrado
    (Embrapa Café, 2015) Rocha, Omar Cruz; Guerra, Antonio Fernando; Ramos, Maria Lucrécia Gerosa; Veiga, Adriano Delly; Bartholo, Gabriel Ferreira; Rodrigues, Gustavo Costa; Amábile, Renato Fernando; Silva, Thiago Paulo da
    Objetivou-se, neste trabalho, avaliar o efeito da irrigação e da braquiária em cobertura nas entrelinhas dos cafeeiros, sobre a qualidade físico-hídrica de um Latossolo Vermelho, do Planalto Central Brasileiro. O ensaio foi delineado em cinco blocos ao acaso, em esquema fatorial 2 x 2 sendo dois regimes hídricos, irrigado e sequeiro, e dois sistemas de manejo das entrelinhas, com e sem braquiária. A estratégia de pesquisa fundamentou-se na investigação do armazenamento de água do solo com base na distribuição da porosidade, em função do comportamento dos atributos físico-hídricos nos diferentes tratamentos. Foram coletadas amostras de solo em duplicada em cada parcela experimental, nas profundidades de 0,0 a 0,05; 0,05 a 0,10; 0,10 a 0,20 m. O regime de irrigação aumentou a densidade do solo nos centímetros iniciais do solo, sem prejudicar sua capacidade de armazenamento de água. Em relação à braquiária houve efeito positivo de suas raízes sobre os atributos físico-hídricos do solo, provendo o incremento da microporosidade de baixa retenção, correspondente a água prontamente disponível, que foi acrescida em 18% ao longo do perfil.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Armazenamento de água em faixas molhadas sob cafeeiros irrigados com diferentes critérios de manejo de irrigação
    (Embrapa Café, 2013) Colombo, Alberto; Alvarenga, Lívia A.; Scalco, Myriane S.; Ribeiro, Randal C.; Abreu, Giselle F.
    A crescente demanda por recursos hídricos acentua a necessidade de redução do desperdício de água através de um manejo mais adequado da irrigação. No caso particular da cafeicultura irrigada, que nos últimos anos apresentou crescimento com predominância da irrigação por gotejamento, o aprimoramento das técnicas de manejo da irrigação por gotejamento é uma necessidade. O manejo adequado do gotejamento depende do conhecimento do padrão espacial de distribuição de umidade no interior da faixa molhada formada sob as linhas de irrigação. Neste trabalho, foram utilizadas malhas de 24 tensiômetros para determinar o armazenamento de água no interior de faixas molhadas formadas sob gotejadores, de vazão de 3,78 L h-1, uniformemente espaçados de 40 cm, submetidos a dois critérios distintos de irrigação (turno fixo e tensão de 60 kPa). Estimativas de armazenamento baseadas em análises unidimensionais, considerando apenas variações na profundidade, foram comparadas com estimativas bidimensionais. Os resultados indicam que com menor turno de irrigação a análise unidimensional não é adequada. Para maior turno de irrigação, a análise bidimensional é dispensável, sendo a unidimensional suficiente para o cálculo do volume da água armazenada na faixa molhada.