Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Alterações químicas em solo submetido a diferentes formas de manejo do cafeeiro
    (Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2003-11) Theodoro, V. C. A.; Alvarenga, M. I. N.; Guimarães, R. J.; Souza, C. A. S.
    A difusão de pacotes tecnológicos que preconizam o uso de altas dosagens de adubos químicos e o controle de pragas e doenças, como métodos para manter o potencial produtivo das lavouras, obriga o produtor a utilizar aplicações sistemáticas de fertilizantes inorgânicos e pesticidas, o que vem afetando a sustentabilidade do agroecossistema cafeeiro, gerando uma total dependência de insumos industrializados. O objetivo deste estudo foi relacionar as mudanças nas características químicas, físicas e microbiológicas de um Latossolo Vermelho distrófico (LVd), da região de Santo Antônio do Amparo (MG), sob agroecossistemas de produção de “café orgânico”, “em conversão” e “convencional”, em relação a um fragmento de mata nativa. Em duas fazendas sob influência de condições similares de clima e relevo, apresentando o mesmo cultivar (Acaiá IAC474-19) e idade da lavoura (cinco anos), foi realizado um levantamento de dados por um período de um ano. O solo foi amostrado na profundidade de 0-20 cm, em duas épocas (julho/1999 e dezembro/1999). A análise de componentes principais permitiu uma visualização conjunta das características que mais influíram no comportamento do solo dos diferentes sistemas estudados. De modo geral, as formas de manejo para produção de café orgânico, em conversão e convencional, proporcionaram aumentos na fertilidade do solo, quando comparados com a condição do solo do fragmento de mata nativa. No agroecossistema de produção de café orgânico, foram obtidas maiores alterações das características químicas em relação ao convencional; houve incrementos no pH e nos valores de Ca, Mg, K, P, Zn, B, CTC do solo, soma de bases, saturação por bases e diminuição do Al trocável.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Consórcio de cafeeiros com aléias de leguminosas arbóreas: composição química e fitomassa
    (Embrapa Café, 2011) Cunha, R. L. da; Reis, Thiago Henrique Pereira; Carvalho, V. L. de; Alvarenga, M. I. N.; Xavier, E. P.
    O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção de biomassa e sua composição química das diferentes espécies de leguminosas consorciadas com cafeeiros.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Variabilidade na eficiência econômica da arborização com macadâmia sobre lavouras cafeeiras
    (Embrapa Café, 2010) Cunha, R. L.; Andrade, F. T.; Carvalho, V. L.; Alvarenga, M. I. N.; Xavier, E. P.
    O objetivo deste trabalho foi avaliar o retorno econômico dos arranjos agrossilviculturais envolvendo cafeeiros e macadâmia, que possibilitem um aproveitamento racional do café, tendo a alternativa econômica complementar da produção da macadâmia.