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    Determinant factors in adopting socio-environmental certifications in coffee farms
    (Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, 2014) Silva, Eduardo Cesar; Castro Junior, Luiz Gonzaga; Costa, Cássio Henrique Garcia; Andrade, Fabrício Teixeira
    Certified coffee production is an opportunity for the grower to differ his product. However, the number of certified producers is still relatively small. In order to contribute to the dissemination of accreditation among farmers, the objective of this study is to identify the factors that determine its adoption, based on a sample of certified and non-certified growers from the south of Minas Gerais, Brazil. Quantitative data were analyzed through logistic regression. Results showed that five variables were significant in explaining the certification adoption: grower’s age; role of coffee in family income; attending courses and events; computer use in the farm and crop yield. These results expand the existing knowledge about coffee certifications and can guide actions to increase the number of certified producers.
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    A inteligência competitiva como recurso estratégico para a cafeicultura mineira
    (Embrapa Café, 2012) Silva, Eduardo Cesar; Castro Junior, Luiz Gonzaga de; Andrade, Fabrício Teixeira; Gonçalves, Larissa Carolina da Silva Viana
    O objetivo desse trabalho é apresentar as principais tendências identificadas pelo Bureau do Café, de modo a oferecer informações úteis aos agentes ligados ao agronegócio café atuantes em Minas Gerais.
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    Dos dados ao conhecimento : a inteligência competitiva aplicada ao Certifica Minas Café
    (Universidade Federal de Lavras, 2011-02-18) Andrade, Fabrício Teixeira; Castro Júnior, Luiz Gonzaga de
    Este trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema de indicadores destinado a fornecer aos agentes ligados ao CERTIFICA MINAS CAFÉ informações de qualidade que expressem a realidade das unidades produtoras certificadas, possibilitando o desenvolvimento por meio de decisões e ações acertadas de todos os níveis envolvidos. O sistema de indicadores é uma ferramenta que tem por função fomentar o processo de decisão por meio de informações válidas e desenvolvidas em um contexto específico e fundamentadas em um arcabouço teórico e prático que expressa o conhecimento de especialistas em relação ao assunto. O sistema de indicadores desenvolvido neste trabalho teve como base os dados já existentes e que atendem à certificação. Eles foram sistematizados para se transformarem em indicadores e índices e, posteriormente, em informação e conhecimento utilizáveis em concordância com as necessidades dos níveis de decisão para atenderem aos objetivos do CERTIFICA MINAS CAFÉ e do governo de Minas Gerais em relação à cafeicultura. A metodologia é composta de alguns passos que foram seguidos rigorosamente visando ao sucesso dos resultados. O processo é dividido em duas etapas: 1) etapa de elaboração – composta por 7 passos; e, 2) etapa de implementação. Os níveis hierárquicos são “estratégico” (governo estadual), “estratégico/tático” (EMATER) e “operacional” (produtores de café certificado). Os indicadores desenvolvidos se relacionam a três categorias básicas: “produtividade”, “gestão de recursos” e “qualidade”. A implementação deste sistema de indicadores se justifica por se alinhar à “inteligência competitiva”, que visa a contornar os principais problemas enfrentados por organizações atualmente, os quais se relacionam à transformação de uma enorme quantidade de dados em informações.
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    Panorama da cafeicultura de Coffea canephora: perspectivas para Brasil e Vietnã
    (Embrapa Café, 2013) Oliveira, Diego Humberto de; Silva, Eduardo Cesar; Castro Junior, Luiz Gonzaga de; Guimarães, Rubens José; Andrade, Fabrício Teixeira; Santos, Pedro Henrique Abreu; Abreu, Giselle Figueiredo de
    Observa-se um progressivo aumento na produção mundial de café da espécie Coffea canephora. Diante desse cenário, o setor produtivo se questiona sobre a viabilidade econômica das duas cafeiculturas (arabica e canephora). O presente estudo explora essa questão, tendo como foco a produção de canephora. Desta forma, busca analisar os fundamentos do mercado de canephora nos principais países produtores, Vietnã e Brasil, a fim de contribuir estrategicamente para a formação de opiniões e direcionamento de tomadas de decisão na cafeicultura. A análise foi feita sob a perspectiva da Inteligência Competitiva. Os resultados indicam que a oferta de canephora no mundo tende a continuar em crescimento, suprindo o aumento na demanda por este tipo de grão.