Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Indução de resistência e reação de cultivares de Coffea arabica L. a Phoma costarricensis Echandi
    (Universidade Federal de Lavras, 2004-02-13) Barguil, Beatriz Meireles; Resende, Mário Lúcio Vilela de
    Este estudo foi realizado no Departamento de Fitopatologia – UFLA, Lavras – MG, e teve como objetivos: 1) avaliar a eficiência dos extratos de folhas de cafeeiro infectadas com Hemileia vastatrix e de resíduos da “casca do fruto de café” e de dois produtos à base de polpa cítrica na inibição do crescimento micelial de Phoma costarricensis; 2) avaliar a eficiência dos extratos de folhas de cafeeiro infectadas com Hemileia vastatrix e de resíduos da “casca do fruto de café” e de dois produtos à base de polpa cítrica na severidade de P. costarricensis em folhas destacadas de cafeeiro; 3) avaliar a resistência de cultivares de cafeeiro à mancha de Phoma; 4) verificar o efeito protetor de fosfito em campo contra à mancha Phoma. No experimento in vitro os tratamentos com os extratos preparados com metanol e os dois produtos a base de vitaminas e ácidos orgânicos, nas diluições testadas, tiveram efeito inibidor no crescimento micelial de P. costarricensis. No experimento in vivo os dois produtos à base de polpa cítrica e o extrato aquoso de folha (diluição 1:6) reduziram significativamente a doença. Os extratos foram mais eficientes em reduzir a área abaixo da curva de progresso da lesão (AACPL) e o processo da área lesionada quando aplicados em doses menores, indicando uma possível ação coo indutores de resistência. Nos experimentos em que se avaliou a reação de cultivares de cafeeiro à inoculação com P. costarrricensis, as cultivares com menores AACPL foram Acaiá Cerrado e Mundo Novo. No experimento de campo todas as doses de fosfito utilizadas reduziram a área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD), não diferindo significativamente do fungicida tebuconazole.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito de indutores de resistência em cafeeiro contra a mancha de Phoma
    (Grupo Paulista de Fitopatologia, 2009) Nojosa, Gutemberg Barone Araújo; Resende, Mário Lúcio Vilela; Barguil, Beatriz Meireles; Moraes, Sylvia Raquel Gomes; Boas, Carla Heloísa Vilas
    O efeito dos produtos acibenzolar S-metil ester (ASM, Bion®), fosfito de potássio (Hortifós PK®) e de um fertilizante foliar (Nutex Axcell®) foi avaliado sobre a germinação de esporos e no crescimento micelial de Phoma costarricensis. O efeito desses produtos também foi avaliado na severidade da mancha de Phoma em mudas de cafeeiro. O percentual de germinação dos conídios de P. costarricensis não foi afetado pelas doses de fosfito e ASM, mas reduções no crescimento micelial do fungo foram observadas. A AACPD e a severidade da doença foram menores em todos os tratamentos quando comparados com a testemunha inoculada. Nas plantas tratadas com o fungicida tebuconazole, utilizado como padrão, foi observada redução de 50,9% na severidade da doença. Os menores valores de severidade e de AACPD foram observados nas plantas tratadas com ASM 0,1 g/L; Fosfito 2,5 mL/L; Fosfito 5,0 mL/L e o fertilizante Nutex Axcell® 4,0 mL/L.