Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Café Icatu como fonte de resistência a Colletotrichum coffeanum
    (Instituto Agronômico (IAC), 1976-10) Carvalho, A.; Monaco, L. C.; Vossen, H. A. M. Van der
    Linhagens e progênies do cultivar icatu, selecionadas em Campinas, foram testadas na Coffee Research Station, Ruiru, Quênia, a fim de avaliar o grau de resistência ao ataque de Colletotrichum coffeanum, agente responsável pela moléstia mais conhecida por CBD. Os dados de infecção obtidos para 11 linhagens e sete progênies foram comparados com os dos cultivares testemunhas Rume Sudan, resistente, e SL 28, suscetível. Considerando apenas a freqüência de resistentes, com grau 1 de infecção, destacaram-se a progênie H 4782-10 M e a linhagem LCH 3851-4 T. As populações com graus de 1 a 4 de resistência ocorreram em menor escala do que no Rume Sudan, porém salientou-se a progênie H 4782-10 M, com elevada resistência. As maiores porcentagens de plantas suscetíveis foram verificadas nas linhagens LCH 3849-7 M e LCH 4782-13 T, as quais se aproximam da linhagem suscetível SL 28. Os dados preliminares indicam que o germoplasma icatu, como o híbrido de timor, oferece perspectivas de constituir razoável fonte de resistência genética ao agente da CBD.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Controle das principais doenças do cafeeiro com os programa fitossanitário Arysta
    (Embrapa Café, 2016) Santinato, R.; Silva, R. O.; Fernandes, A. L. T.; Santinato, F.; Carvalho, A.
    No controle das principais doenças do cafeeiro destacam-se a ferrugem e a cercosporiose, esta nas folhas e frutos do cafeeiro. Ambas causam enormes prejuízos resultando em desfolha e queda de frutos. É comum, juntamente com os fungicidas, a adição de outros insumos como adubos foliares, bactericidas e produtos hormonais. Neste sentido, a Arysta apresenta um portifólio com o hormônio Biozyme, o triazol + estrobirulina Envoy, o bactericida Kazumin, além do fertilizante foliar K-Fol e Foltron Plus e dos estimulantes K-Tionic e Rayzal.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Controle das principais doenças do cafeeiro com o programa fitossanitário Arysta
    (Embrapa Café, 2015) Santinato, R.; Silva, R. O.; Fernandes, A. L. T.; Santinato, F.; Carvalho, A.
    Avaliou-se as incidências de ferrugem e cercosporiose nas folhas e frutos do cafeeiro nos meses de dezembro, fevereiro, abril, maio e junho.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aplicações de glucona de cobre (Cu 6,8% + ácido glucônico 5%) na substituição de outras fontes de cobre em programas fitossanitários para controle da ferrugem e cercosporiose
    (Embrapa Café, 2015) Santinato, R.; Silva, R. O.; Fernandes, A. L. T.; Santinato, F.; Martins, J. R.; Carvalho, A.
    Com o lançamento do glucona de cobre no mercado, com propriedades nutricionais e auxiliares no controle de doenças do cafeeiro, instalou-se o presente estudo objetivando avalia-lo em relação à fontes de Cu tradicionais como Kocide, Tutor e Supera, em associação com os fungicidas Opera, Aproach Prima e Priori Xtra.