Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Variabilidade espacial de atributos físicos do solo e características agronômicas da cultura do café
    (Editora UFLA, 2013-07) Carvalho, Luis Carlos Cirilo; Silva, Fábio Moreira da; Ferraz, Gabriel Araújo e Silva; Silva, Flávio Castro da; Stracieri, Juliana
    A agricultura de precisão difere da convencional por unir relações espaciais à variabilidade existente no campo, tornando-se uma importante ferramenta de gestão do sistema agrícola. Objetivou-se, no presente trabalho, avaliar, por meio da estatística clássica, geoestatística e de princípios de agricultura de precisão, alguns atributos físicos do solo indicativos de compactação, como a densidade do solo, resistência mecânica à penetração e teor de argila, além de algumas características agronômicas da planta de café, como a altura e a produtividade. O trabalho foi realizado na fazenda Brejão, localizada no município de Três Pontas, MG. Em uma malha irregular de 24 pontos, foram coletados dados de densidade do solo, resistência do solo à penetração e teor de argila, em diferentes profundidades, bem como a altura e produtividade das plantas de café. De modo geral, as variáveis apresentaram dependência espacial moderada ou forte. Observando os mapas de solo com os de mapas da cultura do café, de modo geral, percebe-se que a produtividade e a altura das plantas são maiores em regiões em que há maiores valores de densidade do solo, para todas as camadas de solo avaliadas. Houve também maior produtividade e altura de plantas nas regiões com menores teores de argila e menores valores de resistência do solo à penetração, em todas as camadas de solo avaliadas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Variabilidade espacial de atributos físicos do solo e características agronômicas da cultura do café
    (Universidade Federal de Lavras, 2012-02-27) Carvalho, Luis Carlos Cirilo; Silva, Fábio Moreira da
    A agricultura de precisão difere da convencional por unir relações espaciais à variabilidade existente no campo, tornando-se uma importante ferramenta de gestão do sistema agrícola. Desta forma, o presente trabalho foi realizado com o objetivo de, por meio de técnicas geoestatísticas e princípios da agricultura de precisão, identificar a variabilidade espacial de atributos físicos do solo indicadores de compactação e de características agronômicas da cultura do café (Coffea arabica L.), bem como a relação existente entre as variáveis de solo com as de café. O trabalho foi realizado na fazenda Brejão, localizada no município de Três Pontas, MG. Em uma malha irregular de 24 pontos, foram coletados dados de densidade do solo, resistência mecânica do solo à penetração e teor de argila, em diferentes profundidades, bem como a altura e produtividade das plantas de café. De modo geral, as variáveis apresentaram dependência espacial moderada ou forte. Por meio dos mapas confeccionados, nota-se a variação de valores que as variáveis podem apresentar ao longo da área. Observando os mapas de solo com os de mapas da cultura do café, de modo geral, percebe-se que a produtividade e a altura são maiores em regiões em que há maiores valores de densidade do solo e menor teor de argila e resistência mecânica do solo à penetração, para todas as camadas de solo avaliadas.