Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Desenvolvimento foliar de mudas de café conilon produzidas em diferentes tipos de tubetes
    (Embrapa Café, 2019-10) Verdin Filho, Abraão Carlos; Rodrigues, Wagner Nunes; Colodetti, Tafarel Victor; Volpi, Paulo Sérgio; Comério, Marcone; Fonseca, Aymbiré Francisco Almeida da; Ferrão, Romário Gava; Ferrão, Maria Amélia Gava; Posse, Sheila Cristina Prucoli; Vieira, Luciano Junior Dias; Martins, Lima Deleon; Brinate, Sebastião Vinícius Batista; Tomaz, Marcelo Antonio
    O presente trabalho foi realizado objetivando estudar o desenvolvimento foliar de mudas de café Conilon produzidas em diferentes recipientes, utilizando tubetes de diferentes formados e sacos de polietileno. O experimento seguiu delineamento inteiramente casualizado, estudando quatro recipientes para produção de mudas clonais de café Conilon, sendo três tipos de tubetes cilíndricos de polipropileno, com três tipos de formato: fundo cônico, fundo plano e fundo côncavo, com diferentes configurações de perfurações; e sacos de polietileno. Os resultados mostraram que o uso de tubetes de polipropileno, dependendo de seu formato e volume, pode acelerar o desenvolvimento foliar e o acúmulo de clorofilas nas folhas de mudas de café Conilon em relação à produção de mudas em sacos de polietileno. A alteração do formato do tubete apresentou pouca influência sobre o desenvolvimento inicial das folhas das mudas, sendo observada ligeira alteração dos teores de clorofila b dos tecidos. Logo, o monitoramento do crescimento de plantas oriundas desses tipos de mudas em campo é um importante alvo para futuras pesquisas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Distribuição de biomassa em mudas de café conilon produzidas em diferentes tipos de tubetes
    (Embrapa Café, 2019-10) Verdin Filho, Abraão Carlos; Rodrigues, Wagner Nunes; Colodetti, Tafarel Victor; Volpi, Paulo Sérgio; Comério, Marcone; Fonseca, Aymbiré Francisco Almeida da; Ferrão, Romário Gava; Ferrão, Maria Amélia Gava; Posse, Sheila Cristina Prucoli; Vieira, Luciano Junior Dias; Martins, Lima Deleon; Christo, Bruno Fardim; Tomaz, Marcelo Antonio
    O presente trabalho foi realizado objetivando estudar a produção e a distribuição de biomassa em mudas de café Conilon produzidas em diferentes recipientes, utilizando tubetes de diferentes formados e sacos de polietileno. O experimento seguiu delineamento inteiramente casualizado, estudando quatro recipientes para produção de mudas clonais de café Conilon, sendo três tipos de tubetes cilíndricos de polipropileno, com três tipos de formato: fundo cônico, fundo plano e fundo côncavo, com diferentes configurações de perfurações; e sacos de polietileno. Os resultados mostraram que o uso de tubetes de polipropileno, dependendo de seu formato e volume, pode acelerar a produção e o acúmulo de biomassa nos órgãos vegetais de mudas de café Conilon em relação à produção de mudas em sacos de polietileno, independentemente do formato do tubete. A distribuição de biomassa pode ser influenciada pelo recipiente de produção da muda. Enquanto sacos de polietileno promovem acúmulos equilibrados entre parte aérea e raízes, tubetes favorecem o redirecionamento do acúmulo para parte aérea, em especial no caso de tubetes com fundo côncavo. A modificação do padrão de distribuição de biomassa em resposta a alteração do recipiente de produção da muda pode ser um indício de que o mesmo possa influenciar o desenvolvimento inicial das plantas, logo, o monitoramento do crescimento de plantas oriundas desses tipos de mudas em campo é um importante alvo para futuras pesquisas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Arquitetura da copa e fotossíntese de Coffea arabica conduzido com diferentes números de ramos ortotrópicos
    (Universidade Federal do Espírito Santo, 2016-02-18) Colodetti, Tafarel Victor; Tomaz, Marcelo Antonio
    Um conjunto de fatores deve ser levado em consideração para que níveis adequados de produtividade sejam alcançados na cultura cafeeira. Há uma tendência e necessidade de aumento da produção de café por unidade de área, embora ainda seja recorrente, lavouras com baixas produtividades. É fundamental conhecer as causas prováveis de tais baixos índices e utilizar de estratégias para contornar, de forma economicamente viável, essa situação. O estudo do comportamento do cafeeiro arábica conduzido com mais de um ramo ortotrópico surge como alternativa de melhoria da arquitetura da copa, de aspectos fisiológicos e de produção da lavoura cafeeira. Nesse contexto, objetivou-se com o presente estudo, analisar o crescimento, a alocação de massa seca, a arquitetura da copa, a fotossíntese e a produção de Coffea arábica conduzido com diferentes números de ramos ortotrópicos. Para isso, um experimento foi conduzido em campo no município de Santa Teresa-ES, em uma lavoura produtiva da cultivar Catuaí Vermelho IAC 44, no espaçamento de 2,5 x 1,0 m. Foram utilizados dois esquemas experimentais. O primeiro seguiu o esquema de parcela subdividida, 3 x 3, nas parcelas o manejo do número de ramos ortotrópicos por planta em três níveis (1, 2 e 3 ramos) e nas sub parcelas as fases fenológicas em três níveis (floração, granação e maturação), em um delineamento em blocos casualizados, com oito blocos. O segundo esquema experimental seguiu delineamento em blocos casualizados, com manejo do número de ramos ortotrópicos em três níveis (1, 2 e 3 ramos) e oito blocos. Foram avaliadas variáveis relacionadas à arquitetura da copa, às trocas gasosas, à alocação e partição de biomassa e à produção de café. Os resultados demonstraram que o manejo com mais de um ramo ortotrópico foi capaz de favorecer a produção, a arquitetura, as trocas gasosas, a alocação de massa, o crescimento da planta e a formação de grãos maiores. Verificou-se que a condução do cafeeiro arábica com dois ramos ortotrópicos possibilitou maior produção de café beneficiado por planta, favoreceu as trocas gasosas e melhorou a distribuição percentual de grãos em malhas maiores. Já as características de alocação de massa e de relação entre as folhas e os frutos foram favorecidas pelo manejo com dois e três ramos ortotrópicos, e sustentaram, em parte, a produção e a possibilidade de menores efeitos bienais em lavouras cafeeiras.