Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Impacts of water availability on macronutrients in fruit and leaves of conilon coffee
    (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, 2018-09) Covre, André Monzoli; Partelli, Fábio Luiz; Bonomo, Robson; Tomaz, Marcelo Antônio; Ramalho, José Cochicho
    The objective of this work was to evaluate the concentrations and accumulation of macronutrients in conilon coffee (Coffea canephora) fruit, and their concentrations in leaves, over two years, in irrigated and nonirrigated coffee plants. Three-year-old conilon coffee plants of the cultivar Emcapa 8111 genotype 02 were used. An experimental design was carried out in randomized complete blocks, in a split-plot arrangement, with 14 replicates. The main plot factor was irrigation versus nonirrigation of coffee plants, and the split-plot factor was different fruit and leaf collection times. Collections began 10 days after the beginning of flowering and were performed on average every 28 days, until full fruit ripening. At each sampling date, five plants per treatment were picked out, by collecting one plagiotropic branch by plant, separated into fruit and leaves. Each part was dried, weighed, and subjected to the chemical analysis. Macronutrient accumulations and their accumulation rates were determined. According to the regression analysis of the data, fruit macronutrient accumulation curves fit best to sigmoidal equations. Irrigation affects the macronutrient dynamics in fruit and leaves during the fruiting phase of conilon coffee, and increases the accumulation of nutrients in the plant tissues. The macronutrients found in greater quantities are N, K, and Ca, in fruit and leaves, regardless of the irrigation treatment.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Repartição de macronutrientes na palha e nos grãos de café conilon irrigado e não irrigado
    (Embrapa Café, 2015) Covre, André Monzoli; Partelli, Fábio Luiz
    O cafeeiro Conilon apresenta um grande potencial produtivo, consequentemente, possui alta exigência nutricional. Durante o processo de frutificação do cafeeiro os frutos são os drenos preferenciais por carboidratos e nutrientes minerais, acumulando grande quantidade de nutrientes em seus tecidos. Objetivou-se quantificar a concentração e o acúmulo de macronutrientes na palha e no grão de cafeeiro Conilon irrigado e não irrigado. O experimento foi conduzido no município de Itabela, Bahia. Foram utilizadas plantas de café Conilon, da variedade clonal Emcapa 8111, genótipo 02. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente ao acaso, com dois tratamentos (irrigado e não irrigado) e 28 repetições (amostras). As amostras foram coletadas em dois anos, ou seja, nas safras de 2011/2012 e 2012/2013, sendo 14 amostras em cada safra. Durante a colheita da lavoura, foram coletados 50 frutos de café em cada planta. Para a caracterização química das partes vegetais foram homogeneizadas seis amostras de palha e seis amostras de grãos, em dois anos. Quantificou-se a matéria seca, a concentração e o acúmulo de macronutrientes na palha, nos grãos e nos frutos. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. O nitrogênio e o potássio foram os macronutriente mais acumulados na palha e nos grãos do café Conilon. As plantas irrigadas apresentaram maior acúmulo de nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio nos frutos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Concentração e acúmulo de cobre em frutos de cafeeiro conilon irrigado e não irrigado no Sul da Bahia
    (Embrapa Café, 2015) Covre, André Monzoli; Partelli, Fábio Luiz; Trevisan, Evelyn
    As curvas de acúmulo de nutrientes em frutos de cafeeiro são importantes para estimar as necessidades nutricionais da cultura, bem como indicar o parcelamento da adubação. Objetivou-se avaliar o acúmulo de cobre em frutos de cafeeiro Conilon irrigado e não irrigado, sujeito a alterações climáticas e déficit hídrico. O experimento foi conduzido no município de Itabela, Bahia. Foram utilizadas plantas de café Conilon, genótipo 02, da variedade clonal Emcapa 8111. Foram dois tratamentos (irrigado e não irrigado) e 14 repetições. Foram selecionadas 14 plantas por tratamento, sendo marcados quatro ramos plagiotrópicos por planta. As avaliações foram realizadas, coletando se cinco ramos plagiotrópicos por tratamento a cada 28 dias, entre o florescimento e a maturação dos frutos. Quantificou-se o número de frutos por ramo, matéria seca dos frutos, concentração e acúmulo de cobre nos frutos. O acúmulo de cobre nos frutos foi crescente ao longo do ano, sendo maior nas plantas irrigadas. As maiores taxas de acúmulo de cobre ocorreram entre dezembro e março. O parcelamento de cobre faz-se necessário, observando a exigência nutricional das plantas, para evitar perdas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Nitrogênio em folhas e frutos de café conilon irrigado e não irrigado, no estado da Bahia
    (Embrapa Café, 2013) Covre, André Monzoli; Partelli, Fábio Luiz
    As curvas de concentração e acúmulo de nutrientes, são importantes ferramentas para avaliar a necessidade nutricional da cultura, nas diferentes épocas do ano, bem como indicar o parcelamento da adubação. Objetivou-se avaliar a concentração de N nos frutos e nas folhas, e o acúmulo de N no ramo e nos frutos de cafeeiro Conilon irrigado e não irrigado, no extremo Sul da Bahia. O experimento foi conduzido no município de Itabela, Bahia. Foram utilizadas plantas de Coffea canephora, ‘clone 02’, da variedade clonal Encapa 8111. Foram dois tratamentos (irrigado e não irrigado) e 14 repetições. Foram selecionadas 14 plantas por tratamento, sendo marcados quatro ramos plagiotrópicos por planta. As avaliações foram realizadas, coletando se cinco ramos plagiotrópicos e 56 folhas por tratamento a cada 28 dias, entre o florescimento e a maturação dos frutos. Quantificou-se o número de frutos por ramo, matéria seca dos frutos, concentração de N nos frutos e nas folhas, e acúmulo de N no ramo e nos frutos. O acúmulo de N no ramo e nos frutos foi crescente ao longo do ano, sendo este mais acumulado pelas plantas irrigadas. As maiores taxas de acúmulo de N ocorreram entre final de outubro a início de março. O parcelamento de N faz-se necessário, observando a exigência nutricional das plantas, para evitar perdas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Acúmulo de potássio em coffea canephora irrigado e não irrigado, no estado da Bahia
    (Embrapa Café, 2013) Covre, André Monzoli; Partelli, Fábio Luiz
    As curvas de acúmulo de nutrientes em frutos de cafeeiro são importantes para estimar as necessidades nutricionais da cultura, bem como indicar o parcelamento da adubação. Objetivou-se avaliar o acúmulo de K no ramo e nos frutos de Coffea canephora irrigado e não irrigado, no extremo Sul da Bahia. O experimento foi conduzido no município de Itabela, Bahia. Foram utilizadas plantas de Coffea canephora, ‘clone 02’, da variedade clonal Encapa 8111. Foram dois tratamentos (irrigado e não irrigado) e 14 repetições. Foram selecionadas 14 plantas por tratamento, sendo marcados quatro ramos plagiotrópicos por planta. As avaliações foram realizadas, coletando se cinco ramos plagiotrópicos e 56 folhas por tratamento a cada 28 dias, entre o florescimento e a maturação dos frutos. Quantificou-se o número de frutos por ramo, matéria seca dos frutos, concentração de K nos frutos e nas folhas, e acúmulo de K no ramo e nos frutos. O acúmulo de K no ramo e nos frutos foi crescente ao longo do ano, sendo este mais acumulado pelas plantas irrigadas. As maiores taxas de acúmulo de K ocorreram entre final de outubro a início de março. O parcelamento de K faz-se necessário, observando a exigência nutricional das plantas, para evitar perdas.