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    Marco referencial da implantação dos critérios sócioambientais para propriedades de base familiar nas montanhas do Espírito Santo
    (Embrapa Café, 2008) Donna, J. U.; Fornazier, M. J.; Carnielli, P.; Melo, E. V. de; Zandonade, B. C.; Nascimento, R. C. do
    Os produtores receberam orientações quanto à implantação dos critérios sócio ‐ ambientais adotados em estudo e diversos treinamentos em áreas específicas como aplicação de agrotóxicos e uso corr eto e adequado de EPIs, manuseio seguro e adequado de roçadeiras e motosserras, uso de derriçadeiras, tratoristas, cooperativismo, manejo de pragas e doenças do café, dentre outros. Além disso, com esse trabalho pôde ‐ se ter um diagnóstico atualizado da situação sócio ‐ ambiental da maioria das propriedades cooperadas.
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    Adequação sócio­ambiental de propriedades de base familiar associadas a COOAABRIEL – montanhas do Espírito Santo
    (Embrapa Café, 2008) Fornazier, M. J.; Donna, J. U.; Alixandre, F. T.; Paula, E. de
    Este trabalho teve por objetivo caracterizar a atual adequação dessas propriedades aos critérios propostos visando medir a sua evolução ao longo dos anos, bem como levantar os principais gargalos e entraves à disseminação das informações para os agricultores de base familiar quanto à nova realidade da necessidade das certificações, mesmo para o mercado do café “commodity”.
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    Adequação sócio-ambiental de propriedades de base familiar produtoras de café conilon, região serrana do Espírito Santo
    (Embrapa Café, 2010) Fornazier, M. J.; Viana, A.; Gomes, S. A.; Paula, E. de; Scolfaro, L.; Donna, J. U.
    Este trabalho teve por objetivo caracterizar o estágio atual de adequação dessas propriedades, considerado como marco referencial inicial para o café conilon, aos critérios propostos visando medir a sua evolução ao longo dos anos no processo de certificação, bem como levantar os principais gargalos e entraves à disseminação das informações para os agricultores de base familiar quanto à nova realidade da necessidade das certificações, mesmo para o mercado do café “commoditie”.