Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Vantagens do uso de clones no cultivo de cafeeiros canéfora (conilon e robusta)
    (Embrapa Rondônia, 2011-10) Espindula, Marcelo Curitiba; Partelli, Fábio Luiz
    Esta revisão tem por objetivo demonstrar os benefícios da utilização de mudas produzidas por estaquia (clonagem), para formação de lavouras de cafeeiros canéfora ‘Conilon’ e ‘Robusta’.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Concentração de cálcio e magnésio em folhas e frutos de Coffea canephora cultivado na Amazônia Sul Ocidental
    (Embrapa Café, 2015) Dubberstein, Danielly; Partelli, Fábio Luiz; Dias, Jairo Rafael Machado; Silva, Ronaldo William da; Espindula, Marcelo Curitiba
    O conhecimento do comportamento das concentrações de nutrientes em folhas e frutos de cafeeiro auxilia no manejo da adubação. Neste sentido, objetivou-se avaliar a concentração de cálcio e magnésio em folhas e frutos de cafeeiro sob distintos manejos de adubação na Amazônia Sul Ocidental. O experimento foi realizado no município de Rolim de Moura, Rondônia, em lavoura propagada por estacas com 2,5 anos de idade, conduzido em esquema de parcelas subdividida no tempo, em que as parcelas principais foram constituídas por dois manejos de adubação (adubado e não adubado) e nas subparcelas as épocas de coleta de frutos e folhas. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados com três repetições. A parcela experimental constituiu-se por 11 plantas úteis, sendo marcados em cada planta dois ramos plagiotrópicos produtivos. Os frutos foram coletados a cada 28 dias, desde fruto chumbinho (julho de 2013) até a maturação (abril de 2014). Concomitantemente coletou-se 20 folhas em cada bloco até junho de 2014. Os frutos e folhas foram secos em estufa com circulação forçada de ar e, encaminhados para análises químicas laboratoriais. Utilizou-se o teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade para a comparação de médias de concentração quando houve efeito significativo pelo teste F, com auxilio do programa estatístico Assistat. Foi diagnosticado que a adubação mineral influi sobre a concentração de cálcio nos frutos e de magnésio nas folhas. A concentração de cálcio e magnésio em folhas e frutos no período inicial da formação dos frutos é maior e tende a diminuir nas fases posteriores.