Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 10
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Novo sistema de proteção no plantio para mudas de café Conillon
    (Embrapa Café, 2016) Matiello, J. B.; Ferreira, Iran B.; Landi, C.
    As lavouras de café conillon são, normalmente, cultivadas em regiões de baixa altitude, de clima quente e seco, como ocorre nas áreas do Norte do Espirito Santo, Sul da Bahia , Vale do Rio Doce em Minas e em Rondonia. Mas, ultimamente, o interesse no plantio do conillon vem se expandindo para outras regiões, como alternativa para condições de zonas mais frias, porem secas, e para as áreas de arábica onde tem sido difícil produzir cafés de boa bebida.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito da fibra de coco, ácidos húmicos e hormônios na germinação de sementes de café
    (Embrapa Café, 2016) Matiello, J. B.; Jordão Filho, Marcelo; Ferreira, Iran B.; Pagotti, Samuel Cintra; Estanti, Eduardo Hilário; Ferreira, Gerson Lourenço
    No presente trabalho objetivou-se ampliar os estudos sobre germinação de café em substrato de fibra de coco, para determinar as melhores condições de sua combinação ao leito de germinação.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito de diferentes estágios de maturação dos frutos na germinação de sementes de café
    (Embrapa Café, 2016) Fagundas, Allysson V.; Ferreira, Iran B.; Araujo Junior, Alvimar A. de
    No presente trabalho objetivou-se ampliar este estudo, com a testagem de 2 estágios pré- maturação, visando adiantar o uso de frutos, da mesma safra, na preparação de mudas de café.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Pegamento e desenvolvimento inicial, no campo, de mudas de café formadas em diferentes recipientes
    (Embrapa Café, 2017) Ferreira, Iran B.; Neves, Petherson F. C.; Araujo, Alvimar A.; Antenor, Bruno M.; Bomfim, Gabriela D.; Meneguci, Bruno M.
    Tendo em vista o menor volume de substrato e este sendo mais poroso existem duvidas sobre o pegamento das mudas nesses novos sistemas de recipientes, quando em plantios no campo. Assim, no presente trabalho objetivou-se avaliar o pegamento e desenvolvimento inicial de mudas de café, na comparação entre as mudas tradicionais, de sacola, e os novos sistemas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Melhor enraizamento de estacas de cafeeiros Conillon em substrato de fibra de coco
    (Embrapa Café, 2015) Matiello, J. B.; Ferreira, Iran B.
    No presente trabalho objetivou-se testar a eficiência do enraizamento de estacas de conillon em substrato de fibra de coco.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Nova modalidade de enxertia de copa em cafeeiros
    (Embrapa Café, 2015) Matiello, J. B.; Bartelega, L.; Ferreira, Iran B.; Moraes, A.; Domingueti, T.; Lacerda, G.; Carvalho, J.; Carli, J.
    No presente trabalho, objetivou-se desenvolver uma nova técnica ou modalidade de enxertia, visando maior facilidade e rapidez na substituição de copa de cafeeiros. Para isso foram conduzidos testes de enxertia, no ano agrícola 2014/15, na Fda Experimental da Fundação Procafé, em Varginha-MG.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Novo substrato para germinação de sementes de café
    (Embrapa Café, 2014) Matiello, J. B.; Ferreira, Iran B.; Almeida, S. R. de
    Na utilização da fibra de coco, especialmente nas sacolas ou agropotes de TNT, tem-se verificado, na prática dos viveiros, que ocorre uma germinação mais uniforme das sementes de café nesse substrato. Diante dessa observação o presente trabalho objetivou estudar a viabilidade de uso de fibra de coco, como substrato para germinar sementes de café.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Germinação de sementes de café mal granadas, oriundas por efeito de deficit hídrico em cafeeiros
    (Embrapa Café, 2014) Matiello, J. B.; Almeida, S. R. de; Ferreira, Iran B.
    No presente trabalho objetivou-se estudar a capacidade de germinação de sementes que boiaram em água, por efeito de déficit hídrico, visando, quando necessário, aproveitar sementes de materiais genéticos importantes, os quais, em anos como este, praticamente ficariam sem produção de sementes se usadas apenas àquelas mais pesadas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Eficiência na reprodução, em escala, de cafeeiros siriema, por estaquia
    (Embrapa Café, 2014) Matiello, J. B.; Ferreira, Iran B.; Almeida, S. R. de; Silva, M. B. da
    No presente trabalho objetivou-se estudar a viabilidade de uso da estaquia de material de Siriema em escala, através de uma tecnologia mais simples e mais fácil de ser usada, a nível de campo, por viveiristas e cafeicultores.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação de substratos usados no transplantio de mudas de café produzidas por embriogênese somática
    (Embrapa Café, 2012) Custódio, Aline A.; Carvalho, Carlos H. S.; Paiva, Ana Carolina R.; Marçal, Gabriella A.; Souza, Daniele S.; Ferreira, Iran B.; Marques, Bruna N.; Borato, Paloma B.
    O processo de produção de mudas de café por embriogênese somática é composto pelas etapas de indução e multiplicação de calos, regeneração e maturação de embriões somáticos em biorreatores, conversão de embriões somáticos em plântulas em meio de cultura ou substrato orgânico e acabamento da muda em tubetes.