Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Nutrição, proteção e qualidade da bebida do café sob pulverizações de silicato de potássio líquido solúvel
    (Universidade Federal de Lavras, 2007-12-13) Figueiredo, Felipe Campos; Guimarães, Paulo Tácito Gontijo
    Foram conduzidos três experimentos sendo que o primeiro teve o objetivo de avaliar os efeitos da aplicação foliar de fontes e doses de silicato de potássio líquido solúvel (Meta e Sili-K) sobre a ferrugem, compostos de defesa, produção e qualidade e de bebida do café. O segundo objetivou avaliar a associação da melhor fonte de silício líquido solúvel (Sili-K), com fungicida no controle de doenças e o terceiro foi avaliar a absorção de micronutrientes, quando estes estiverem associados ao Sili-K na calda de pulverização e comparar com outras caldas. Foi possível concluir que a aplicação foliar com silício líquido solúvel influenciaram a proporção dos diferentes estádios de maturação dos frutos, que afetou o rendimento e produção do café. O Meta foi significativamente inferior ao Sili-K, ao reduzir as peneiras altas na safra de alta produção enquanto o Sili- K elevou a proporção destas na safra de baixa produção; os melhores efeitos foram observados entre as doses de 1710 e 5000 mg L -1 . Na mesma faixa de dose e independente da fonte utilizada, houve melhoria das notas de “acidez” e “balanço” da bebida na safra de baixa e do “corpo” da bebida, independente da safra. Os teores de Si e K na folha relacionaram indiretamente com a qualidade de bebida na safra de baixa produção e na amenização da bienalidade de produção do café. As fontes e doses de silicato de potássio líquido solúvel não elevaram dos teores foliares de Si e K, apesar dos teores destes, relacionarem, positivamente, com a produção da safra seguinte. O Sili-K se mostrou superior ao Meta na redução da incidência da ferrugem, no entanto, houve redução da severidade da doença independente da fonte. As imagens de microscopia eletrônica evidenciaram um maior recobrimento das superfícies foliares com aumento das doses de Si. O aumento dos teores de Si e K e a redução dos teores de fenóis totais estão ligados à elevação da produtividade na safra seguinte, podendo, futuramente ser considerados índices de potencial produtivo do café. Na associação de 2L ha -1 silício líquido solúvel (Sili-K) com a metade da dose recomendada de fungicida (750mL ha -1 do epoxiconazole + pyraclostrobin) na calda, houve controle da ferrugem e a cercosporiose semelhante à dose recomendada do fungicida (1,5 L ha -1 e 1,0 L ha -1 na 1a e 2a aplicação, respectivamente). A ocorrência das doenças foliares não esteve relacionado com os teores foliares de K ou Si. A mistura de micronutrientes com silício líquido solúvel na calda aumentou a absorção de Cu, 30 dias após a aplicação, e foi semelhante à Calda Viçosa quanto ao fornecimento de B, Zn e Mn.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito da associação silício líquido solúvel com fungicida no controle fitossanitário do cafeeiro
    (Editora UFLA, 2008-01) Reis, Thiago Henrique Pereira; Figueiredo, Felipe Campos; Guimarães, Paulo Tácito Gontijo; Botrel, Priscila Pereira; Rodrigues, Carlos Ribeiro
    Realizou-se este trabalho com o objetivo de verificar os efeitos da associação do silício foliar com fungicida no controle fitossanitário do cafeeiro (Coffea arabica L.). O experimento foi instalado em Três Pontas-MG, numa lavoura cultivar Mundo Novo. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados, sendo os tratamentos: silício solúvel 4 L/ha; silício solúvel 3 L/ha + fungicida 0,375 L/ha; silício solúvel 2 L/ha + fungicida 0,75 L/ha; silício solúvel 1 L/ha + fungicida 1,125 L/ha; fungicida 1,5 L/ha, e testemunha sem pulverização. Concluiu-se que metade da dose recomendada de silício solúvel associada à metade da dose recomendada do fungicida controlou a ferrugem e a cercóspora, semelhantemente à dose recomendada do fungicida.