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    A terceira onda do café em Minas Gerais
    (Universidade Federal de Lavras, 2016-07) Guimarães, Elisa Reis; Castro Júnior, Luiz Gonzaga de; Andrade, Helga Cristina Carvalho de
    Considera-se que existam três movimentos, também denominados “ondas”, influenciando o mercado e o consumo mundiais de café. Cada um apresenta um conjunto diversificado de prioridades e filosofias, contribuindo de formas diferentes para a experiência de consumo da bebida. No Brasil, a Terceira Onda ganhou força nos últimos cinco anos, o que pode contribuir significativamente para a melhoria de qualidade dos cafés consumidos no país. Objetivou-se compreender como a Terceira Onda do café se faz presente nas estratégias de cafeterias no estado de Minas Gerais, por meio de entrevistas semiestruturadas em profundidade com proprietários de três cafeterias mineiras, baseadas no conceito de Terceira Onda e localizadas em cidades de portes variados. Observou-se grande adesão destas empresas aos princípios deste movimento, mas com adoção de duas posturas distintas, de purismo e transição. Concluiu-se que tais posturas podem ser influenciadas por diversos fatores e contribuir de formas diferentes para o consumo de cafés especiais no Brasil.
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    Competitive pressures on the artisan coffee roaster segment in the state of Minas Gerais, Brazil: a multi-case study
    (Editora UFLA, 2018-04) Guimarães, Elisa Reis; Andrade, Helga Cristina Carvalho de; Cozadi, Álvaro dos Reis; Antonialli, Luiz Marcelo; Santos, Antônio Carlos dos
    The specialty coffee market is still little known and underexplored in Brazil, motivating an analysis of the competitive pressures and structure of the artisan coffee roaster segment in the state of Minas Gerais, in order to better understand it and encourage the adoption of specific policies for its expansion, besides comparing it to the commodity coffee roasting segment. A multi-case study was performed with three companies in this segment through in-depth interviews with their owners. There were significant changes in the competitive forces that shape the coffee industry, when comparing the specialty and commodity coffee segments, both in intensity and in motivations. Among the suggested policies to support the specialty coffee segment are its promotion and dissemination through “consumer education” and awareness raising on the differentiated properties of these products, besides providing subsidized courses and specializations for those who wish to be involved in this marketplace.
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    Terceira onda do café: base conceitual e aplicações
    (Universidade Federal de Lavras, 2016-02-26) Guimarães, Elisa Reis; Castro Júnior, Luiz Gonzaga de
    Considera-se que existem três movimentos, também denominados “ondas”, influenciando o mercado e o consumo mundiais de café. Cada um apresenta um conjunto diversificado de prioridades e filosofias, fazendo com que tais movimentos coexistam e, por vezes, sobreponham-se ou “transbordem”, influenciando o movimento seguinte. Neste sentido, este trabalho foi construído em duas etapas. Na primeira, objetivou-se definir ampla e cientificamente o conceito de Terceira Onda do Café, ainda com definição difusa e sentidos variados para os diversos elos da cadeia, de forma a estabelecer uma base conceitual que facilite a discussão e construção de novos conhecimentos científicos acerca do tema. Utilizou-se ampla pesquisa bibliográfica em materiais acadêmicos e não acadêmicos, aliada a uma análise de conteúdo qualitativa e categorial. Na segunda etapa, objetivou-se responder à questão: como a Terceira Onda é adotada no Brasil e em Minas Gerais e quais são as principais oportunidades e desafios à expansão deste movimento em nível nacional e estadual? Desta forma, realizaram-se entrevistas estruturadas com sete especialistas da cadeia do café, bem como entrevistas semiestruturadas em profundidade com proprietários de três cafeterias mineiras baseadas no conceito de Terceira Onda. Na primeira etapa, a Primeira, Segunda e Terceira ondas foram subdivididas, respectivamente, em três, quatro e seis categorias, representativas de seus temas mais abordados, bem como se estabeleceu vinte pontos de diferença entre as três ondas. Tais resultados permitiram compreender a Terceira Onda como um movimento no mercado de cafés especiais, marcado por significativa mudança de percepção do produto, que passou a ser considerado tão ou mais complexo que o vinho, sazonal, exclusivo e singular, e pautado pela busca e trabalho conjunto por uma qualidade excepcional em todas as etapas da cadeia produtiva, desde a produção dos grãos até o consumo final da bebida. Para tanto, são adotadas diversas práticas, amplamente discutidas neste trabalho. Na segunda etapa, concluiu-se que, apesar de tardia, a adoção da Terceira Onda no Brasil e em Minas Gerais é similar ao restante do mundo, com apenas algumas diferenças culturais, tendo grande potencial de expansão, mas também alguns desafios, ligados, principalmente, à já estabelecida cultura de consumo de café commodity. Quanto ao estudo da adoção pelas cafeterias mineiras, observou-se grande adesão aos princípios deste movimento, mas com adoção de duas posturas distintas, de purismo e transição.