Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Técnicas inovadoras na produção de mudas de café por sementes e estacas
    (Universidade Federal de Lavras, 2021-02-12) Lima, Amador Eduardo de; Guimarães, Rubens José
    A produção de mudas com qualidade é importante para o desenvolvimento da cafeicultura, e a utilização de técnicas inovadoras de produção e clonagem podem auxiliar na melhoria genética e na qualidade das mudas. Sendo assim, objetivou-se com este trabalho, avaliar a produção de mudas de Coffea arabica e Coffea canephora em diferentes sistemas de produção e recipientes. Para o acompanhamento do crescimento das mudas foram avaliadas semanalmente a permanência de folhas, número de brotos e sobrevivência de estacas. Ao final dos processos de produção de mudas, foram realizadas análises de crescimento (altura da muda, diâmetro de caule, número total de pares de folhas, área foliar, área radicular, peso da matéria seca da parte aérea e raiz), fisiológicas (teores de clorofila a, b e total e condutância estomática) e anatômicas (microscopia eletrônica de varredura e microanálise de raios x). Mudas de Coffea arabica L. por estaquia, produzidas em sistema hidropônico modificado apresentam maior crescimento e melhores características anatômicas e fisiológicas que as produzidas em casa de vegetação com sistema de nebulização. Mudas obtidas por estaquia da espécie Coffea canephora, com utilização de tubetes de 50 ou 120 cm3 , apresentam em sistema hidropônico modificado, maior taxa de sobrevivência de estacas, além de maior crescimento e melhores características anatômicas e fisiológicas que as produzidas em viveiro. Mudas de Coffea arabica produzidas por sementes, apresentam melhor desenvolvimento em sistema inovador de produção de mudas de café em hidroponia modificada em combinação com o uso de sacos de polietileno como recipiente.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Seleção de progênies F4 oriundas do cruzamento Icatu e Catuaí amarelo com resistência à ferrugem
    (Editora UFLA, 2016-10) Cardoso, Diego de Abreu; Mendes, Antonio Nazareno Guimarães; Carvalho, Alex Mendonça; Lima, Amador Eduardo de; Botelho, Cesar Elias; Carvalho, Gladyston Rodrigues; Dias, Rodrigo Elias Batista Almeida
    Objetivou-se neste trabalho avaliar e selecionar progênies de cafeeiros em geração F 4 visando à obtenção de cultivares resistentes à ferrugem e com características agronômicas superiores às cultivares tradicionais. Este trabalho foi conduzido com 33 progênies obtidas do cruzamento entre cultivares do grupo Icatu com Catuaí Amarelo IAC 62 e IAC 17,as progênies IAC 5002 e IAC 5010 e três testemunhas suscetíveis. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com quatro repetições, dez plantas por parcela. A produtividade (sacas.ha - 1), porcentagem de grãos retidos em peneira “17 e acima”, vigor vegetativo, incidência e severidade da ferrugem foram avaliados por quatro safras. Os resultados indicaram que as progênies avaliadas apresentaram variabilidade para as características analisadas. Conclui-se que as progênies H 141-17-46 Cova 8, H 41-26-48 Cova 14 e H 141-10-10 Cova 5 apresentam os maiores valores para produtividade na média dos quatro anos avaliados, baixa incidência e severidade da ferrugem e alto vigor vegetativo, demonstrando a possibilidade de selecionar progênies em circulação na população estudada.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Desempenho agronômico de populações de cafeeiros do grupo ‘Bourbon’
    (Editora UFLA, 2016-01) Lima, Amador Eduardo de; Mendes, Antônio Nazareno Guimarães; Carvalho, Gladyston Rodrigues; Botelho, César Elias; Castro, Elisa de Melo; Cardoso, Diego de Abreu
    A seleção de materiais genéticos de cafeeiros influencia diretamente na obtenção de genótipos mais produtivos e com alta qualidade de bebida. Objetivou-se, com este trabalho, avaliar, em duas regiões do estado de Minas Gerais, características agronômicas de cafeeiros do grupo Bourbon, com potencial para produção de cafés especiais, visando à seleção de populações com alta produtividade, adaptadas e estáveis. Foram avaliados 20 tratamentos, sendo 17 populações de cafeeiros do grupo Bourbon e três cultivares amplamente cultivadas no Brasil. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados (DBC), com três repetições e cada parcela foi composta por dez plantas. Avaliaram-se as características de produtividade de grãos, porcentagem de grãos com peneira 16 e acima, vigor vegetativo, adaptabilidade e estabilidade nos três locais em estudo (Lavras, Três Pontas e Patrocínio). As populações estudadas apresentam maior potencial produtivo na região Sul de Minas, representada pelos municípios e Lavras e Três Pontas do que na região do Alto Paranaíba. As populações 05 (Bourbon Amarelo - Faz. Boa Vista / Campos Altos – MG), 17 (Bourbon Amarelo - Faz. Monte Alegre - Talhão Limoeiro / Alfenas - MG) e 19 (Catuaí Vermelho IAC 144 - Faz. Experimental de Machado - MG), mostram-se mais produtivas, adaptadas e estáveis. A alta produtividade aliada a outras características agronômicas de interesse, apresentadas pelas populações de café Bourbon, evidenciam o seu alto potencial para seleção.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Potencial agronômico de populações de cafeeiros do grupo ‘Bourbon’
    (Universidade Federal de Lavras, 2014-10-10) Lima, Amador Eduardo de; Mendes, Antônio Nazareno Guimarães
    A seleção de materiais genéticos de cafeeiros influencia diretamente na obtenção de cafeeiros mais produtivos e com alta qualidade de bebida. Objetiva- se, com este trabalho, avaliar as características agronômicas de cafeeiros do grupo Bourbon em duas regiões do estado de Minas Gerais e a qualidade da bebida dessas populações no município de Lavras, visando à produção de cafés especiais. Foram avaliados 20 tratamentos, sendo 17 populações de cafeeiros do grupo Bourbon e três cultivares amplamente plantadas no Brasil. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados (DBC), com três repetições e cada parcela foi composta por dez plantas. Em 2005 foram implantados ensaios nas cidades de Lavras, Três Pontas e Patrocínio, no estado de Minas Gerais. Avaliaram-se as características de produtividade de grãos, porcentagem de grãos com peneira 16 e acima, vigor vegetativo, adaptabilidade e estabilidade nos três locais em estudo. A avaliação dos atributos sensoriais foi realizada no município de Lavras. As populações estudadas apresentaram maior potencial produtivo na região Sul de Minas, caracterizadas pelas cidades de Lavras e Três Pontas do que na região do Alto Paranaíba. As populações 05 (Bourbon Amarelo - Faz. Boa Vista / Campos Altos – MG), 17 (Bourbon Limoeiro - Faz. Monte Alegre / Alfenas - MG) e 19 (Catuaí Vermelho IAC 144 - Faz. Experimental de Machado - MG), mostraram- se mais produtivas, adaptadas e estáveis. A alta pontuação final, obtida na avaliação sensorial pelas populações de Bourbon, indica que estas possuem elevado potencial para a produção de cafés especiais.