Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Novos registros de entedoníneos (Hymenoptera, Eulophidae) para a cultura do café (Coffea arabica L.)
    (Editora UFLA, 2011-09) Lara, Rogéria Inês Rosa; Perioto, Nelson Wanderley; Miranda, Natalia Furlan; Fernandes, Daniell Rodrigo Rodrigues; Martinelli, Nilza Maria
    São relatadas as primeiras ocorrências de Emersonella pubipennis Hansson, 2002, Emersonella planiceps Hansson, 2002, Omphale huggerti (Hansson, 1988), Chrysocharis caribea Boucek, 1977, Chrysocharis vonones (Walker, 1839) e Chrysocharis tristis Hansson, 1987 (Hymenoptera, Eulophidae, Entedoninae) na cultura do café Coffea arabica L., com base em exemplares coletados em Cravinhos (21°18’S/47°47’O), SP. Trata-se também dos primeiros relatos de ocorrência de E. pubipennis e O. huggerti para o Brasil. Tais insetos foram coletados com armadilhas de Moericke e luminosas entre maio de 2005 e abril de 2007.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ocorrência de cigarras em café arábica na região de montanha do estado do Espírito Santo
    (2000) Fornazier, Maurício José; Martinelli, Nilza Maria; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    As cigarras do cafeeiro, detectadas na Região Serrana do Estado do Espírito Santo nos anos 80, atacando café arábica, inicialmente em baixas populações, não constituíam risco imediato à cafeicultura regional. A constatação de altas populações, superiores a 300 ninfas/cova, mostrou a necessidade do monitoramento da praga e mapeamento de sua ocorrência, visando alertar os produtores das regiões de maiores riscos. Os levantamentos populacionais evidenciaram a maior concentração das cigarras-do-cafeeiro, Carineta matura e Carineta fasciculata no município de Venda Nova do Imigrante, irradiando-se para os municípios vizinhos de Afonso Cláudio, Brejetuba e parte dos municípios de Castelo e Vargem Alta. Nos demais municípios amostrados, sua ocorrência está restrita a focos esporádicos. A intensa e indiscriminada utilização de granulados sistêmicos de solo reduziu significativamente a incidência e propagação da praga, sendo raros os relatos de sua ocorrência ocasionando danos às lavouras.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Espécies de cigarras (Homoptera - Cicadidae) associadas ao cafeeiro
    (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, 1985) Martinelli, Nilza Maria; Zucchi, Roberto Antonio; Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
    Com o objetivo de identificar as espécies de cigarras (Homoptera-Cicadidae) que atacam o cafeeiro e elaborar chaves de identificação para gêneros e espécies desses cicadídeos, foram realizados levantamentos em condições de campo nos municípios de Franca, Patrocínio Paulista, Itirapuã e Lençóis Paulista (Estado de São Paulo), São Sebastião do Paraíso e Alfenas (Estado de Minas Gerais). Além disto, foram solicitados exemplares de coleções das seguintes Instituições: EPAMIG, ESALQ, IAC e MZUSP. As identificações foram feitas com base na literatura e posteriormente confirmadas através de comparação com exemplares do British Museum (Natural History) pelo Prof. Dr. R. A. Zucchi e através das identificações do Dr. Michel Boulard do Muséum National D'Histoire Naturelle de Paris. Ao cafeeiro estão associadas 10 espécies de cigarras, as quais estão distribuídas em 1 família, 2 subfamílias e 4 gêneros. Estas espécies foram redescritas e com base em suas características taxonômicas foram elaboradas três chaves de identificação, com base em características gerais, genitália masculina e ovipositor. Elaborou-se ainda um mapa de distribuiçao geográfica das espécies. Os resultados obtidos permitem concluir que as espécies de cigarras infestando cafeeiros atualmente são: Quesada gigas (Olivier, 1790), Dorisiana drewseni (Stal, 1854), Carineta fasciculata (Germar, 1821), Fidicina pronoe (Walker, 1850), Dorisiana viridis (Olivier, 1790), Carineta matura (Distant, 1892) e Carineta spoliata (Walker, 1858), sendo que as quatro últimas são espécies constatadas pela primeira vez em cafeeiros, e as duas primeiras as que apresentam os maiores níveis populacionais. As espécies Quesada sodalis (Walker, 1850), Fidicina mannifera (Fabricius, 1803), Fidicina pullata (Berg, 1879) não estão relacionadas atualmente com as plantações de cafeeiros. Observações de campo revelaram que a emergência do adulto inicia-se em setembro-outubro (Q. gigas, F. pronoe e D. viridis), dezembro (D. drewseni) e fevereiro (C. matura e C. spoliata).