Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Composição química, produção e qualidade do café fertilizado com diferentes fontes e doses de nitrogênio
    (Editora UFLA, 2003-11) Malta, Marcelo Ribeiro; Nogueira, Francisco Dias; Guimarães, Paulo Tácito Gontijo
    Conduziu-se este experimento com a finalidade de se analisar o efeito da adubação nitrogenada sobre a produção e qualidade do café (Coffea arabica L). O delineamento experimental foi em blocos casualizados, no esquema de parcelas subdivididas, utilizando-se seis fontes de nitrogênio (N): calcionamida, nitrato de potássio, nitrocálcio, sulfato de amônio, uréia e nitrato de amônio, nas parcelas, e quatro doses de N (0, 80, 160 e 320 kg ha -1 ) aplicadas nas subparcelas, com três blocos. Avaliaram-se a produção e as variáveis: atividade da polifenoloxidase, acidez titulável total, açúcares totais, compostos fenólicos totais, ácidos clorogênicos totais, cafeína e prova de xícara. Não houve resposta significativa de produção às fontes e doses de N. Observou-se redução na qualidade do café ao utilizar-se nitrocálcio e nitrato de amônio como fontes de N. Quanto às doses utilizadas, as fontes de N apresentaram efeitos diferenciados em relação à composição química e qualidade do café; entretanto, observou-se, pelas análises da atividade enzimática da polifenoloxidase, acidez titulável total, ácidos clorogênicos totais e compostos fenólicos totais, que doses mais elevadas de sulfato de amônio têm efeito negativo sobre a qualidade dos grãos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Resposta do cafeeiro à adubação potássica em safras de baixa e alta produção
    (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, 2001-11) Silva, Enilson de Barros; Nogueira, Francisco Dias; Guimarães, Paulo Tácito Gontijo; Furtini Neto, Antônio Eduardo
    Foram realizados dois experimentos em lavouras cafeeiras das Fazendas Experimentais da Epamig, em Minas Gerais, com o objetivo de estudar a resposta do cafeeiro à adubação potássica (fontes e doses) nas safras de baixa e alta produção em dois Latossolos. Os experimentos foram instalados em lavouras de café da cultivar Catuaí Vermelho, linhagem MG-99, plantadas seis anos antes, no espaçamento de 3,5 x 0,7 m. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições, no esquema de parcelas subdivididas. Nas parcelas, foram aplicadas as fontes de K: cloreto de potássio, sulfato de potássio e nitrato de potássio; e nas subparcelas, as doses de K (0, 100, 200 e 400 kg ha -1 ). Foram avaliados a produção de grãos de café beneficiados, os teores de K disponível no solo (Mehlich-1) e nas folhas durante quatro safras (1995 a 1998): duas safras baixas (1995 e 1997), e duas altas (1996 e 1998), em ambos os solos. A resposta do cafeeiro às doses de K é diferenciada entre as safras de baixa e alta produção. A alternância de produção do cafeeiro mostra que, nessa cultura, os níveis críticos de K no solo e nas folhas devem ser obtidos em safras de alta produção.