Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Variáveis relevantes do consumidor do café solúvel sob o enfoque da diferenciação
    (Universidade Federal de Lavras, 2011-01) Moori, Roberto Giro; Bido, Diógenes de Souza; Oliveira, Luciel Henrique de
    Objetivou-se, neste estudo, identificar, junto aos consumidores, as variáveis que influenciam a frequência de consumo do café solúvel. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória do tipo explicativa constituída de duas etapas e participação de 211 respondentes no total. Os dados coletados, tratados por meio da modelagem em equações estruturais (PLS-PM), revelaram que as variáveis significantes para o consumo do café solúvel são: o hábito e a idade. A identificação dessas variáveis, desdobrada em atividades operacionais individuais constituem o ponto de partida para a análise da cadeia de valor do consumidor final ao produtor, permitindo assim, uma melhor efetividade nas formulações de estratégias empresariais e acurácia na previsão do consumo do café solúvel e, por consequência, a vantagem competitiva.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Impactos da certificação Rainforest Alliance em fazendas produtoras de café: um estudo no Sul de Minas Gerais
    (Embrapa Café, 2012) Oliveira, Priscila Magalhães de Carli; Dias, Eduardo Carvalho; Oliveira, Luciel Henrique de
    A pesquisa teve como objetivo analisar a fazenda certificada nos aspectos relacionados à certificação e averiguar o conhecimento que os produtores vizinhos têm em relação as certificações de café, suas percepções e restrições, identificando as possíveis barreiras que dificultam os produtores convencionais de café a buscarem uma certificação.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Impacto da certificação rainforest alliance na gestão de uma propriedade de café no sul de Minas Gerais
    (Embrapa Café, 2013) Carli, Priscila Magalhães de; Oliveira, Luciel Henrique de; Dias, Eduardo Carvalho
    O surgimento do segmento de cafés certificados consistiu em um mecanismo para os produtores agregarem valor ao seu produto. Entretanto, o consumo de produtos certificados tende a aumentar no Brasil e no mundo, devido a uma maior preocupação em relação às questões econômicas, ambientais e sociais. A certificação da Rainforest Alliance apresenta um diferencial na sua implantação em que o ideal do desenvolvimento economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente sustentável agregue valor na cadeia de produção e na comercialização do café. Foi realizado um estudo de caso com o objetivo de identificar as principais mudanças ocorridas nos aspectos sociais e ambientais na gestão de uma fazenda no sul de Minas Gerais, certificada Rainforest Aliance e o impacto desta certificação no seu entorno. Foi constatada que a certificação é vista com restrição entre os cafeicultores do entorno, e que a análise socioambiental gerou impactos positivos na gestão da fazenda certificada.