Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Caracterização de cultivares de cafeeiros resistentes à ferrugem submetidas à poda tipo esqueletamento
    (Universidade Federal de Lavras, 2016-09-16) Reis, Estevam Antônio Chagas; Mendes, Antônio Nazareno Guimarães
    A utilização de técnicas que visam a aprimorar os métodos convencionais de seleção de cafeeiros é de suma importância para o desenvolvimento da cafeicultura nacional. Essas técnicas, como a poda por esqueletamento, favorecem a identificação de cultivares mais produtivas e responsivas às técnicas de manejo. Com isso, objetivou-se, neste trabalho, avaliar características anatômicas, fisiológicas e agronômicas, bem como a relação entre elas em cultivares de cafeeiros oriundos de germoplasma supostamente resistente à ferrugem e sua resposta à realização da poda tipo esqueletamento. O experimento foi instalado na área experimental do Departamento de Agricultura, Setor de Cafeicultura da Universidade Federal de Lavras, utilizando delineamento em blocos casualizados, com três repetições, no espaçamento de 3,5 x 0,7m e parcelas de 12 plantas. Foram avaliadas 25 cultivares de cafeeiro, sendo 23 oriundas de germoplasma supostamente resistente à ferrugem e 2 cultivares comerciais consideradas suscetíveis. Foram analisados densidade e funcionalidade estomática; número e diâmetro de vasos do xilema; espessuras do floema, cutícula da face adaxial, epidermes adaxial e abaxial, parênquimas paliçádico e esponjoso, mesofilo e limbo; comprimento de ramo plagiotrópico e número de nós; taxa fotossintética líquida; taxa transpiratória; eficiência de uso da água; fluorescência e índice de clorofila; índice de área foliar, incidência de ferrugem e produtividade. Concluiu-se que as cultivares Catucaí Amarelo 20/15 cv 479, Araponga MG1 e Tupi IAC 1669-33 mostram-se altamente responsivas à poda de esqueletamento por apresentarem alta produtividade aliada à alta funcionalidade estomática, taxa fotossintética, eficiência do uso da água e baixa taxa transpiratória. Além disso, as duas últimas cultivares apresentam baixa incidência de ferrugem. Já a cultivar Acauã apresenta boa resposta à realização dessa poda por apresentar alta produtividade associada à maior espessura da cutícula e menor incidência da doença. A cultivar Catucaí Vermelho 785/15 não é responsiva à poda tipo esqueletamento, por apresentar menor produtividade, além de alta incidência de ferrugem, baixo crescimento vegetativo e baixa eficiência do uso da água.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Vigor de progênies de cafeeiros conduzidas em sistema adensado de plantio após poda drástica
    (Embrapa Café, 2011) Rezende, Tiago T.; Maia, Diego R. B.; Carvalho, Samuel P.; Souza, Augusto V.; Reis, Estevam Antônio Chagas
    O presente trabalho teve por objetivo a caracterização das progênies de Coffea arabica conduzidas em sistema adensado de plantio em relação ao comportamento após uma poda drástica.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Seleção de genótipos de cafeeiros superiores com base em características anatômicas
    (Embrapa Café, 2015) Freitas, Tainah; Guedes, Janine Magalhães; Machado, Janaine Lopes; Viana, Mariana Thereza Rodrigues; Azevedo, Harianna de Paula; Reis, Estevam Antônio Chagas; Guimarães, Rubens José
    Diante dos desafios enfrentados pela cafeicultura se encontram os estudos em anatomia foliar, visando selecionar cultivares potencialmente capazes de tolerar as adversidades climáticas. Com isso, o objetivo com este trabalho foi avaliar as características de anatomia foliar de genótipos superiores de café, visando identificar potencias genitores a serem utilizados em programas de melhoramento. Foram avaliadas 18 progênies e duas cultivares de café, desenvolvidas pelo programa de melhoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). Os genótipos foram implantados em 2005 em Patrocínio-MG. Para os estudos anatômicos adotou-se o delineamento inteiramente casualizado com três repetições, sendo utilizado o terço médio de folhas completamente expandidas, coletadas em setembro de 2014 no terceiro nó de ramos plagiotrópicos do terço médio das plantas. As secções transversais foram obtidas e montadas em lâminas semipermanentes e fotografadas em microscópio óptico. Foram avaliadas as espessuras da (o): cutícula da face adaxial, epiderme da face adaxial, epiderme da face abaxial, parênquima paliçádico e parênquima esponjoso. Foi realizada a análise de variância para todas as características avaliadas e, quando significativas, estas foram submetidas ao teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade, utilizando o programa Genes. Os genótipos apresentaram diferença significativa nos tecidos foliares internos, o que permite selecionar os superiores com base nas características anatômicas. O genótipo H 419-3-4-5-2 MS cv 02 apresentou resultados superiores para todas as características avaliadas.