Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Avaliação das tecnologias de informação de preço, previsão de safra e mercado de café no contexto da desregulamentação: sugestões de ajustes e reformulações
    (2003) Rezende, Alberto Martins; Rosado, Patrícia Lopes; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    O agronegócio de café no Brasil é uma atividade secular. Acumulou e desenvolveu, nesse tempo, um "know how" comercial e operacional apto a produzir e transferir volumosas safras de café para os mercados interno e externo. No entanto, a rigidez estrutural na organização das instituições nos diversos níveis do mercado introduziu várias imperfeições na comercialização do produto. Uma delas refere-se à falta de um sistema de informações de mercado mais apropriado, capaz de antecipar e promover mudanças segundo o compasso do mercado, que prioriza, atualmente, a qualidade sobre a quantidade. O agronegócio café convive com informações de mercado pouco precisas, fazendo persistir a atmosfera de instabilidade com a qual já se acostumou. O objetivo principal dessa pesquisa é avaliar os sistemas e as tecnologias utilizadas pelas fontes de informação de preço, previsão de safra e mercado de café. As análises basearam-se nos fundamentos teóricos da informação de mercado e na tecnologia da informação. Como procedimento, delineou-se um modelo analítico-estatístico para análise da previsão de safra e elaborou-se questionários e roteiros de entrevistas estruturados para a busca de informações complementares. Os resultados mostram que os sistemas de informação de preço e mercado, apesar de tecnologicamente avançados, são, no entanto, pouco efetivos, especialmente para os segmentos da produção e consumo. A previsão de safra é de pouca confiabilidade e pouco conhecimento, exceto dos segmentos mais informatizados. O surgimento do sistema de previsão oficial tem conferido maior credibilidade à mesma. A pequena efetividade dos sistemas e das tecnologias de informação no mercado de café avaliados nesse estudo permite as seguintes recomendações: uso mais intenso e repetido da televisão e jornais como meios de divulgação de informações do mercado do café; reformulações no formato da informação de mercado pela internet; maior transparência das metodologias utilizadas pelas empresas que fazem previsão de safra; maior padronização e formatação mais adequada da informação de preço e mercado de café, principalmente visando cafeicultores e consumidores de café.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Distanciamento dos padrões regionais de qualidade dos cafés usados pelas torrefadoras no Brasil em relação ao padrão superior oficial
    (2001) Rezende, Alberto Martins; Ponciano, Niraldo José; Gomes, Marília Fernandes Maciel; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    A indústria brasileira torrefadora de café, apesar da apropriação de inovações tecnológicas e processos administrativos modernos, por parte de algumas empresas, ainda oferece um café de qualidade "indefinida" para o grande público consumidor nacional. A qualidade da matéria-prima demandada para torrefação varia para cada Estado da federação onde a indústria esta instalada. Em geral, a qualidade do café adquirido como matéria-prima, independentemente da região, é inferior, comparada com a qualidade dos cafés superiores, de acordo com a classificação oficial. As empresas torrefadoras mais distantes das regiões produtoras, no entanto, são as que oferecem um padrão de qualidade mais constante e, provavelmente, mais fácil de fixar preferência de sabor no consumidor e criar fidelidade pela marca.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A qualidade do café torrado e moído e do café em grão exportado pelo Brasil na visão dos empresários do setor
    (2000) Rezende, Alberto Martins; Ponciano, Niraldo José; Rezende, Aline Marins; Gomes, Marília Fernandes Maciel; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    Mudanças na qualidade no mercado de café requerem respostas dos empresários na mesma intensidade. Este estudo avaliou a qualidade do café oferecido pelos empresários brasileiros e concluiu que este, em geral, é de qualidade média, havendo espaço para melhoria se problemas de informação de mercado, principalmente, forem resolvidos.