Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Recomendação para colheita mecânica do café baseado no comportamento de vibração das hastes derriçadoras
    (Universidade Federal de Santa Maria, 2016-02) Ferreira Júnior, Luiz de Gonzaga; Silva, Fábio Moreira da; Ferreira, Danton Diego; Sales, Ronan Souza
    A competitividade no mercado agrícola tem tornado intensa a busca pela redução de custo nos processos de produção, como é o caso da colheita do café (Coffea arabica L.), que tem migrado da colheita manual para a semi mecanizada e mecanizada. Essa transição proporcionou o surgimento de novas tecnologias e diversos modelos de colhedoras, as quais permitem regulagens que influenciam diretamente na eficiência de derriça. Entretanto, entender o comportamento dinâmico dos componentes e sistemas das colhedoras é de extrema importância para o desenvolvimento de novos produtos e recomendações de regulagem para colheita plena ou seletiva. Nesse contexto, objetivou-se analisar a vibração das hastes derriçadoras de uma colhedora de café, em diferentes regulagens, a fim de entender seu comportamento dinâmico em termos de amplitude e frequência de vibração, e inferir sobre a recomendação de regulagens para a colheita mecânica do café. A metodologia utilizada, baseada na análise dos sinais de vibração das hastes derriçadoras, possibilitou a recomendação de regulagens para a colheita mecânica do café, em função das amplitudes de vibração das hastes derriçadoras. O estudo mostrou que as maiores amplitudes de vibração das hastes no sentido vertical ocorreram para as regulagens de 8 e 10Kgf no freio, na vibração de 950 ciclos min -1 do cilindro e com hastes de 570mm de comprimento. Os resultados permitem associar o comportamento de vibração das hastes derriçadoras com os objetivos da colheita, plena ou seletiva, apontando qual a regulagem específica a ser utilizada para cada finalidade.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ajuste do freio dos vibradores na colheita mecanizada do café em lavouras com diferentes manejos
    (Universidade Federal de Lavras, 2015-02-24) Sales, Ronan Souza; Silva, Fábio Moreira da
    A colheita do café deve ser considerada como uma das operações mais importantes no sistema de produção do café, devido ao seu alto custo, grande demanda de mão de obra e impacto direto na qualidade do produto. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo verificar o efeito da regulagem do freio dos cilindros vibradores, com base na quantificação da força que gera torque no cilindro, na eficiência de derriça. O experimento foi conduzido na Fazenda Ouro Verde, localizada no município de Campos Altos, região Oeste do estado de Minas Gerais, sendo realizado nas safras de 2011/2012 e 2012/2013, em duas épocas diferentes dentro de cada safra, bem como em duas condições de lavouras na segunda safra (lavoura esqueletada e não esqueletada) sendo a lavoura formada pela cultivar Catuaí 62 1-A. Nos ensaios, utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso, com três repetições, em parcelas aleatórias contendo 14 plantas. Os resultados mostraram que a regulagem do freio dos cilindros vibradores tem influência direta na eficiência de derriça. Os maiores níveis de desfolha foram encontrados para a vibração de 15,83 Hz. Pode-se determinar a melhor configuração para a colhedora, em ambos os manejos da lavoura, sendo de 9 kgf de força, 1,6 km.h -1 de velocidade operacional e 15,83 Hz de vibração, e também sendo possível concluir que as recomendações de regulagens das colhedoras podem ser as mesmas tanto em lavouras esqueletadas quanto em lavouras não esqueletadas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Doses de ruído a qual estão submetidos operadores de derriçadoras portáteis de café
    (Editora UFLA, 2015-04) Sales, Ronan Souza; Silva, Fábio Moreira da; Silva, Flávio Castro da;
    A colheita do café (Coffea arabica L.) é um processo oneroso que demanda elevado custo com mão de obra, cada vez mais escassa, sendo o processo de mecanização um caminho para o agricultor se manter na atividade. Objetivou-se, neste trabalho, analisar a dose de ruído a qual estão expostos os operadores de derriçadoras portáteis. O experimento foi desenvolvido em uma lavoura cafeeira da cultivar Catuaí Amarelo 62. Para a realização do experimento, utilizaram-se duas derriçadoras portáteis, modelo DL271K e um dosímetro DOS-500 para quantificar a dose de ruído, por meio da medição do nível de pressão sonora a cada um minuto. Os resultados obtidos levam a concluir que o nível de ruído máximo ao qual estavam submetidos os operadores foi de 94,4 e 95,7 dB(A), para o primeiro e segundo dia, respectivamente, e ainda que a dose de ruído a qual estavam submetidos os operadores foi de 131,6 e 143% para o primeiro e segundo dia, respectivamente. Sendo esses valores superiores à legislação vigente no Brasil, pode ser ressaltado que a segurança do trabalho depende de cada indivíduo que o realiza, porém este tem o direito de saber quais são os riscos aos quais está exposto, durante a realização de suas atividades.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efficiency of coffee mechanical and selective harvesting in different vibration during harvest time
    (Editora UFLA, 2015-01) Silva, Flávio Castro da; Silva, Fábio Moreira da; Alves, Marcelo de Carvalho; Ferraz, Gabriel Araújo e Silva; Sales, Ronan Souza
    The aim of the present work was to assess the operating performance of mechanical harvesting of the fruit of coffee trees (Coffea arabica L.) with a KTR ® Advance harvester using a “neuro-fuzzy” system which considered the variation of the vibration of the rods and the maturation index of the fruit. The evaluations were carried out fortnightly for 70 days in treatments with vibration levels of 13.33, 15.00 and 16.66 Hz. The volume collected was recorded in each period according to the maturation of the crop as well as determining the percentage of fruit in their maturation according to the used vibration. Based on the “neuro-fuzzy” system, it was possible infer with 92% the harvest efficiency using the KTR ® harvester, noting an increase in harvest efficiency by increasing the vibration of the harvester shakers and the coffee fruit maturation index. It was also concluded that with increased vibration, there was an increased percentage of green and selective fruit harvested. Mechanical harvesting was easier when the rate of crop maturation increased. Analyzing the average volume harvested during the entire period, we observed no significant difference in the vibrations of 13.33 and 15.00 Hz, but there were increases of 30.90% and 37.45% when used at higher vibration.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação da regulagem do freio dos vibradores de colhedoras na eficiência de derriça do café
    (Universidade Federal de Lavras, 2011-02-21) Sales, Ronan Souza; Silva, Fábio Moreira da
    Nos dias atuais, a cafeicultura brasileira vivência um importante momento de transição em que o processo de colheita vem migrando do sistema manual para o sistema semi-mecanizado ou, em alguns casos, supermecanizado. Porém, com o crescente aumento da tecnologia direcionado para a colheita mecanizada do café, mudanças serão necessárias com relação à recomendação das regulagens possíveis nas colhedora tais como: velocidade operacional, vibração, quantidade e distribuição de varetas. Outra regulagem possível de ser realizada nas colhedoras de café é a regulagem do torque dos cilindros vibradores, que regula a força com a qual as varetas do cilindro interagem com o cafeeiro. A regulagem deste torque sempre foi e ainda vem sendo feita de maneira subjetiva, variando-se a força para que o cilindro não gire livremente quando se liga a vibração. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo avaliar a influência desta regulagem na eficiência de derriça do café e nos danos causados à lavoura, em função do torque, da velocidade operacional e da vibração. O experimento foi conduzido na Fazenda São Pedro de Alcântara, localizada no município de Ibiá, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Os ensaios foram realizados durante a safra de 2010, em lavouras da cultivar Catuaí Vermelho IAC 144. Nos ensaios, utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado (DIC), com três repetições, em parcelas aleatórias contendo nove plantas cada uma. Os resultados indicam que é possível estabelecer um método objetivo para regulagem do torque nos cilindros vibradores, bem como estabelecer parâmetros para a regulagem visando à colheita mecanizada mais eficiente e com pouca desfolha. A maior eficiência de derriça foi obtida com regulagens de 42,89 N.m de torque nos cilindros, velocidade operacional de 1,6 km.h -1 e vibração de 15,8 Hz, resultando em 90,38 e 98,99 % de derriça do café na primeira e na segunda época, respectivamente. Os maiores níveis de desfolha foram encontrados na velocidade de 1,0 km.h -1 , com regulagem de torque dos cilindros vibradores de 53,61 e 64,33 N.m nas duas épocas avaliadas.