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    Efeito das informações e características da embalagem na expectativa e aceitação de café solúvel adicionado de café torrado micronizado
    (Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL, 2014) Francisco, Julyene Silva; Santos, Ana Carolina Forgati dos; Benassi, Marta de Toledo
    Foi recentemente lançado, no Brasil, um café solúvel adicionado de café torrado e moído micronizado (finamente moído), mas não se observaram na literatura trabalhos que avaliem a reação do consumidor brasileiro frente a esse novo conceito de produto. Assim, o objetivo do estudo foi verifi car o impacto das informações e das características da embalagem sobre a expectativa e aceitação de um café solúvel adicionado de café torrado micronizado. Dois cafés solúveis comerciais da mesma marca, um convencional e outro adicionado de café torrado micronizado (aqui denominado produto novo), foram avaliados através das técnicas grupo de foco e avaliação da expectativa, comparando-se os produtos e as embalagens correspondentes. A embalagem do café solúvel adicionado de café torrado micronizado foi menos apreciada nas sessões de grupo de foco. O produto novo não foi facilmente identificado como sendo um café solúvel, mostrando a necessidade de deixar claro o conceito do produto na embalagem. A bebida do produto novo mostrou uma boa aceitação sensorial, similar ao café solúvel convencional (p > 0,05). Somente para o produto convencional a aceitação foi influenciada por fatores extrínsecos (informações e características da embalagem), o consumidor assimilou a alta expectativa gerada pela maior familiaridade com o produto e/ou embalagem e aumentou sua aceitação na avaliação informada. Conclui-se que a embalagem do café solúvel adicionado de café torrado micronizado deve apresentar maior similaridade com a embalagem do produto convencional no que diz respeito a cores e ilustrações. A embalagem deve ainda conter informações claras quanto aos diferenciais do produto, tais como proximidade sensorial com o produto torrado e moído e a facilidade no preparo do café solúvel.
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    Contents of diterpenes in espresso coffee brews prepared from commercial capsules
    (Editora UFLA, 2016-04) Wuerges, Karla Leticia; Santos, Ana Carolina Forgati dos; Mori, André Luiz Buzzo; Benassi, Marta de Toledo
    The objective of this work was to quantify kahweol and cafestol diterpenes in coffee brews prepared from commercial capsules for espresso in the Brazilian market. Four types of brews, with five preparation replications, were evaluated. The capsules had differences in the amount and type of roasted and ground coffees used (blends of arabica and robusta coffee or 100% arabica coffee), and in the conditions of time and volume of extraction (dose) recommended by the manufacturer. The coffee brews presented 1.42 and 4.88 g of solids/100 mL. Concentration of solids decreased with the increase in time/volume extraction. Contents of 0.47 to 1.04 mg of kahweol and 0.38 to 0.92 mg of cafestol by dose (ranging from 35 to 120 mL) were observed. These contents corresponded to a range of 0.40 to 2.96 mg of kahweol/100 mL and 0.32 to 2.62 mg of cafestol/100 mL. The fraction of diterpenes extracted varied from 1.85 to 4.27 % for kahweol and 1.87 to 4.16 % for cafestol. Considering the contents of cafestol, there is no indication of a hypercholesterolemic effect due to a moderate consumption of coffee brews prepared from these commercial capsules.
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    Aceitação sensorial de café solúvel adicionado de café torrado e moído
    (Embrapa Café, 2015-06) Francisco, Julyene Silva; Mori, André Luiz Buzzo; Santos, Ana Carolina Forgati dos; Benassi, Marta de Toledo
    O objetivo do trabalho foi elaborar e caracterizar quanto à aceitação sensorial um café solúvel adicionado de café torrado e moído micronizado. Duas formulações do produto foram elaboradas, EA/TM e EC/TM, com adição de 5% de café torrado e moído micronizado (TM) a extratos solúveis de Coffea arabica (EA) e Coffea canephora (EC). As bebidas dos extratos e formulações foram comparadas por teste sensorial de diferença e analisadas quanto à aceitação. A adição de TM (5%) foi percebida sensorialmente somente no produto EA/TM. As bebidas adicionadas de café torrado foram igualmente aceitas (média de 6,3 em escala de 10), e a adição de TM não modificou a aceitação. Tendo em vista a boa aceitação sensorial e por não ter havido percepção da adição de TM, é preconizado o uso do extrato canéfora na produção de café solúvel adicionado de café torrado e moído para obtenção de produtos com boa aceitação.