Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Drying of spent coffee grounds in a cyclonic dryer
    (Editora UFLA, 2014-01) Corrêa, Jefferson Luiz Gomes; Santos, Johnson Clay Pereira; Fonseca, Bruno Elyezer; Carvalho, Ana Gabriela da Silva
    Spent coffee grounds is a byproduct from the soluble coffee company. Besides its use as animal feed or lipid source, it presents a high potential as biofuel. Whatever the application, to be useful, the product has to loose great part of its moisture content. The drying of spent coffee grounds in a cyclonic dryer was studied in the present work. Based on a experimental design, the effects of temperature of the air (T a ) (59 to 271 oC) and of the ratio mass flow rate of spent coffee grounds to mass flow rate of air (W c /W a ) (0.1 to 3.6) on the moisture reduction (M r ) and average residence time of the particles on the cyclonic dryer (APRT) were studied. It was observed an inverse relation between M r and the ratio W c /W a and a direct relation between M r and T a . Regarding the APRT, it presented an inverse relation to W c /W a . Additionally, the characterization of the spent coffee grounds was performed with respect to the centesimal composition, density and granulometric distribution. It was observed increasing the density and particle size with moisture increasing. It was shown that the cyclone could be an efficient dryer for particulate solids with the advantages of high moisture reduction within short residence time.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Secagem da borra de café em secador ciclônico
    (Universidade Federal de Lavras, 2009) Santos, Johnson Clay Pereira; Corrêa, Jefferson Luiz Gomes
    Devido à abertura comercial, criou-se um cenário competitivo de exigências com a preservação do meio ambiente. As empresas passaram a se preocupar com o aproveitamento de resíduos e subprodutos gerados pela própria atividade. A borra de café, subproduto da indústria do café solúvel, anteriormente descartada e sem valor comercial, é atualmente vista como combustível sólido, fonte de óleo essencial e insumo para alimentação animal. Para que se obtenha maior eficiência no uso deste resíduo como combustível para queima em caldeiras, é necessário que a borra tenha seu teor de umidade reduzido, em operação de secagem. O ciclone, tradicionalmente utilizado para limpeza de gases, foi aqui utilizado como secador. Este trabalho teve como objetivo o estudo do processo de secagem e do tempo de residência médio das partículas de borra de café em um ciclone com geometria voltada à secagem. As partículas de borra de café secas no ciclone eram introduzidas no sistema por um alimentador Venturi. Uma esteira elétrica foi utilizada, no intuito de controlar a vazão mássica de sólidos. O agente de secagem utilizado foi ar, admitido com auxílio de um soprador e aquecido por um conjunto de resistências. As variáveis independentes utilizadas foram a temperatura e a relação entre as vazões de borra de café e do ar. Obtiveram-se relações inversamente proporcionais entre a temperatura e o teor de umidade final da borra de café e entre a relação entre as vazões de borra de café e do ar e o teor de água final da borra. Para o tempo de residência, não foi observada uma tendência clara entre a relação entre as vazões de borra de café e de ar e o tempo de residência.