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    Marketing para jovens consumidores de café: estratégias para o mercado brasileiro
    (Universidade Federal de Lavras, 1999-05-07) Sette, Ricardo de Souza; Santos, Rubens da Costa
    Empresas de diferentes setores, dentro da nova estrutura competitiva, cientes da importância de satisfazer as necessidades dos consumidores, vêm provocando mudanças nos hábitos e costumes da população. Novos alimentos e novas formas de distribuição têm sido introduzidos, acompanhados de agressivas campanhas publicitárias. O setor de café, confiante na sua tradição, não acompanhou o ritmo de modernização e de marketing do setor de bebidas, tendo como conseqüência uma significativa perda de participação no mercado e redução no consumo. Este trabalho tem como objetivo conhecer o consumidor jovem de café no Brasil e sugerir estratégias mercadológicas que possam estimulá-lo a consumir mais o produto. Através da técnica de análise de grupos foram realizados estudos qualitativos na cidade "de São "Paulo e estudos quantitativos na cidade. de Belo Horizonte. Analisados os resultados, e identificado o significado do café para este público jovem, foram sugeridas estratégias genéricas que contribuam para o aumento do consumo de café no mercado interno. Os resultados mostram que predomina, entre os jovens universitários, uma imagem negativa em relação ao café. Muito associado ao cigarro e ao vicio, 54% dos entrevistados não têm o hábito de tomar café, além de associar a imagem do café a uma pessoa adulta, que trabalha muito, estressada e cheia de responsabilidades. Quem toma aprendeu com a família, por um hábito, ou no trabalho. Como aspectos positivos consideram o café como estimulante e muito associado a um intervalo, descanso e relaxamento. Consideram que o café ainda mantém sua postura tradicional, não é um produto prático e adequado ao jovem e as propagandas não falam com o jovem. Estratégias de marketing elaboradas com vistas ao futuro consumidor de café devem descobrir os valores que norteiam os interesses dos jovens de hoje para construir produtos, embalagens, formas de consumo e de comunicação que façam sentido em seu mundo. Pois esse mundo é diferente daquele onde o café tem ou teve um lugar de honra: o lar brasileiro. Da forma como vem sendo percebido hoje pelos jovens, constata-se que é preciso mudar se quiser permanecer.
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    Marketing dos agentes da cadeia do agronegócio do café: uma análise sob a ótica do marketing mix
    (Universidade Federal de Lavras, 2004-01) Boas, Luiz Henrique de Barros Vilas; Antonialli, Luiz Marcelo; Sette, Ricardo de Souza; Mário, Talestre Maria do Carmo; Luna, Rosemar Martins
    O objetivo da presente pesquisa foi analisar as estratégias de marketing adotadas pelos agentes da cadeia do agronegócio do café nas regiões do Sul de Minas Gerais e do Cerrado Mineiro, na tentativa de indicar ações que possam vir a aumentar o consumo do produto no mercado interno. Quanto à metodologia, utilizaram-se técnicas qualitativas, como a análise de documentos e entrevista pessoal em profundidade com representantes dos diversos agentes da cadeia do café. Os resultados demonstraram que, além da busca pela melhoria da qualidade, foram identificadas estratégias de segmentação do produto nos diversos agentes da cadeia, ressaltando-se a rastreabilidade como base da maioria destas estratégias. Identificou-se também o apoio institucional com destaque ao processo de certificação de origem e o Programa Cafés do Brasil, que buscam valorizar e disseminar da cultura do café na sociedade. Apesar deste aspecto, ficou evidente a necessidade de maior integração para que as estratégias tenham abrangência sobre a cadeia como um todo. Nesse sentido, as estratégias direcionadas à segmentação do produto e à busca por mercados diferenciados, enaltecendo a sua qualidade, podem se mostrar como uma forma de aumentar a competitividade do setor. A comunicação ao consumidor final torna-se, portanto, fator imprescindível, neste processo de segmentação.
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    Dinâmica comportamental dos consumidores de café: um fator gerador de ações mercadológicas
    (Universidade Federal de Lavras, 2004-01) Mário, Talestre Maria do Carmo; Sette, Ricardo de Souza; Antonialli, Luiz Marcelo; Luna, Rosemar Martins; Boas, Luis Henrique de Barros Vilas
    Objetivando-se identificar de que forma os instrumentos de marketing influenciam seu comportamento de compra do consumidor de café, realizou-se uma pesquisa de marketing, com análises exploratória e descritiva, de natureza quantitativa. Utilizou-se o survey, com questionários estruturados, aplicados junto a 800 consumidores (São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro), em hipermercados, durante o período de julho a dezembro de 2001. Os questionários foram tabulados e analisados, utilizando-se o software SSPS (v.10), com análises estatísticas descritivas e multivariadas. Com base nos dados obtidos detectou-se que os consumidores, em sua maioria, são do sexo feminino, casados, com idade entre 20 e 40 anos, pertencentes, em grande parte, à classe social “B”, tendo como escolaridade o 2o grau completo. Dentre os instrumentos de marketing, verificou-se que os atributos relacionados ao produto (sabor, aroma e qualidade) possuem maior percepção e influência sobre o comportamento do consumidor. O preço também assume um papel importante, levando-se em conta que uma parte da amostra pertence à classe social “C”. Identificou-se que o consumidor não considerou relevantes ferramentas como propaganda e embalagem, demonstrando-se fiel à marca. Ele mostrou-se indiferente aos apelos e anúncios das propagandas que, em sua maioria, não são muito atrativas.
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    Cafés outros suaves: uma análise sobre a imagem do produto e seu efeito no preço
    (Embrapa Café, 2015) Caldeira, Lucio Garcia; Sette, Ricardo de Souza; Silva, Sidney Verginio da; Delu Filho, Nelson; Garcia, Gustavo Ferreira Rabêlo
    Este resumo trata da relação entre a imagem de marca do grupo de cafés conhecidos como Outros Suaves e seu preço no mercado internacional.
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    A estratégia de posicionamento e a criação de uma marca de origem: o caso do café do cerrado
    (Embrapa Café, 2015) Caldeira, Lucio Garcia; Sette, Ricardo de Souza; Silva, Sidney Verginio da; Portugal Júnior, Pedro dos Santos; Prado, Alan Souza
    O presente estudo analisa como foi criada a imagem de marca para o café do Cerrado. A imagem de marca representa a percepção ou significado presente nas mentes das pessoas.
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    Comportamento do consumidor em relação à certificação de origem do café
    (2001) Luna, Rosemar Martins; Sette, Ricardo de Souza; Salazar, German Torres; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    O presente trabalho objetivou verificar a influência da origem do café na hora da compra em supermercados, a percepção dos consumidores em relação aos cafés de Minas Gerais e verificar se os consumidores sabem diferenciar cafés de outras cidades e de outros Estados. As referências teóricas focaram o marketing, o ambiente de marketing e do café e o comportamento do consumidor. Utilizou-se de procedimentos metodológicos quantitativos e qualitativos, combinando os métodos de observação do processo de compra, seguido de comunicação com os compradores de café por meio de entrevistas semi-estruturadas. Identificou-se um mercado restrito, formado por adultos, na maioria casados e das classes A e B. Ficou caracterizado que, no momento da compra, atualmente a marca é mais importante do que a origem do café. O conhecimento relativo às regiões produtoras foi bom no que se refere à identificação dos melhores cafés, e o de MG foi considerado o melhor. O conhecimento na comparação entre cafés de outras cidades e de outros Estados foi fraco, porém revelou preferência dos consumidores pelos cafés mineiros.
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    Influência da marca, qualidade e preço do café na decisão de compra do consumidor
    (2001) Campos, Cláudia Aparecida de; Luna, Rosemar Martins; Sette, Ricardo de Souza; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    O objetivo geral deste trabalho foi identificar o processo de decisão de compra de café dos consumidores da cidade de Lavras (MG). Como objetivo específico pretendeu-se identificar a influência da marca, da qualidade e do preço na hora da compra. As referências teóricas basearam-se no marketing, no composto de marketing ou mix de marketing e no comportamento do consumidor. A comunicação com consumidores lavrenses foi feita por meio de entrevistas semi-estruturadas, definindo-se uma amostra de conveniência. Utilizaram-se procedimentos metodológicos quantitativos e qualitativos para a análise dos dados por meio de estatística descritiva. Identificou-se um mercado restrito, na maioria feminino, cuja decisão de compra da marca é definida pela dona de casa, fiel às marcas, considerando como qualidade o sabor/aroma, o rendimento e a marca do café e não considerando o preço como critério relevante de compra.
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    Significado do café para jovens brasileiros
    (2000) Sette, Ricardo de Souza; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    O setor de café no Brasil não acompanhou o ritmo de modernização e de marketing do segmento de bebidas, tendo como conseqüência uma significativa perda de participação no mercado e redução no consumo. A aprendizagem para o consumo do café acontece ainda, na fase jovem. Portanto, conhecer o seu significado nesta fase é decisivo para estabelecer estratégias de marketing que aumente o consumo do produto no futuro. Constitui objetivo deste trabalho identificar o significado do café para o jovem consumidor. Concluiu-se que predomina, entre eles, uma imagem negativa em relação ao café. Como aspectos positivos consideram o café como estimulante e muito associado a um intervalo, descanso e relaxamento. Estratégias de marketing elaboradas com vistas ao futuro consumidor de café devem descobrir os valores que norteiam os interesses dos jovens de hoje para construir produtos, embalagens, formas de consumo e de comunicação que façam sentido em seu mundo.
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    Estratégias de marketing para aumento do consumo de café entre os jovens
    (2000) Sette, Ricardo de Souza; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    O setor de café no Brasil não acompanhou o ritmo de modernização e de marketing do segmento de bebidas, tendo como conseqüência uma significativa perda de participação no mercado e redução no consumo. Neste sentido, este trabalho busca sugerir estratégias mercadológicas que estimule o consumo do produto a partir da identificação do seu significado para o jovem. Predomina, entre os jovens, uma imagem negativa em relação ao café. Como aspectos positivos consideram o café como estimulante e muito associado a um intervalo, descanso e relaxamento. Estratégias de marketing elaboradas com vistas ao futuro consumidor de café devem descobrir os valores que norteiam os interesses dos jovens de hoje para construir produtos, embalagens, formas de consumo e de comunicação que façam sentido em seu mundo.
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    Pesquisa mercadológica para análise de consumo e preferência de marcas de café no município de Lavras
    (2000) Carvalho, Lyanna de Souza; Naves, Janaína Almeida; Araújo, Samantha Lemos de; Paulo, Cristiane Batista de; Oliveira, Karina dos R. N. G.; Sette, Ricardo de Souza; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    Através das preferências dos consumidores os agentes da cadeia do café, podem trabalhar suas marcas, planejando de maneira ordenada as ações estratégicas. Essa pesquisa mercadológica foi feita no município de Lavras, procurando descobrir o espaço que a marca local "Café Tipuana" ocupa na mente dos consumidores. Os resultados obtidos constituíram um relatório de conclusão sobre o consumo da marca estudada e as variáveis que afetam o mesmo.