Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Mulheres na cultura do café
    (Embrapa, 2023) Silva, Renata Kelly da; Alves, Helena Maria Ramos
    As mulheres sempre tiveram importante papel na agricultura, e na cafeicultura não é diferente. Elas estão presentes em todas as etapas de produção e em todos os setores do sistema agroindustrial do café: são dirigentes de estabelecimentos rurais, trabalhadoras rurais, comercializam, exportam, estão na indústria, são baristas - especialistas no preparo de bebidas com café -, pesquisadoras, extensionistas, comunicadoras, entre outras tantas atividades que envolvem esse produto, do campo à xícara. O presente trabalho aborda: Mulheres na cafeicultura; A força de movimentos coletivos; Protagonismo feminino; Inclusão social na Amazônia; Oportunidades, reconhecimento e protagonismo; Mais oportunidade de trabalho às mulheres trabalhadoras rurais; É preciso avançar mais e desafios e perspectivas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Roda de conversa sobre a cafeicultura em Rondônia: diálogo entre pesquisa e comunicação para a divulgação científica
    (Embrapa Café, 2015) Oliveira, Vânia Beatriz Vasconcelos de; Silva, Renata Kelly da
    O projeto “Mídia Café” foi criado pela Embrapa Rondônia com o objetivo de fornecer aos produtores de café e técnicos da extensão rural de Rondônia, informações organizadas em um centro integrado de mídias. Dentre as atividades, foi realizada uma oficina de produção de programa de rádio para divulgação da cafeicultura, envolvendo acadêmicos de Comunicação Social da Ulbra (Ji-Paraná, RO). O objetivo foi promover a interação entre técnicos e alunos e trocar conhecimentos sobre o café, para a elaboração de pautas radiofônicas e entrevistas. Usando a metodologia da Roda de Conversa e considerando os princípios teóricos da comunicação dialógica em Bakhtin, obteve-se e discute-se neste trabalho informações que colaboram para a elaboração de produtos de comunicação para o público consumidor.