Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação do cloreto de benzalcônio no controle da ferrugem (Hemileia vastatrix Berk. & Br.) do cafeeiro (Coffea arabica L.)
    (Grupo Paulista de Fitopatologia, 2009) Martins, Adriana Novais; Silveira, Arlindo Pinheiro da; Furtado, Edson Luiz
    Com o objetivo de avaliar o desempenho do cloreto de benzalcônio em programas de tratamento com fungicida cúprico e epoxiconazole, no controle da ferrugem (Hemileia vastatrix Berk. & Br.) do cafeeiro (Coffea arabica L.), foi conduzido um experimento no município de Garça, SP. Foram utilizados cafeeiros do cultivar Mundo Novo 388-6-20, plantados no espaçamento de 4,0 x 1,5 m (1.666 covas/ha). Os resultados obtidos mostraram que aplicação de um fungicida triazol foi fundamental para o controle da ferrugem, considerada a principal doença da cultura. Programa de tratamento com cloreto de benzalcônio aplicado entre dezembro e fevereiro, em intervalos de trinta dias associado ao epoxiconazole aplicado em março, apresentou bom resultado no controle da doença. A utilização de oxicloreto de cobre associado ao epoxiconazole proporcionou maior retenção foliar. Estudos complementares devem ser realizados em outras localidades e lavouras com diferentes cargas pendentes, para que o cloreto de benzalcônio possa ser incluído como componente no manejo da ferrugem do cafeeiro.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE CAFÉ (Coffea arabica L.) NAS CONDIÇÕES DE CÂNDIDO MOTA, SÃO PAULO
    (2011) Martins, Adriana Novais; Silveira, Arlindo Pinheiro da; Perdoná, Marcos José; Seguino, Eduardo; Embrapa - Café
    Por algumas décadas a cafeicultura foi a grande responsável pelo crescimento e desenvolvimento da agricultura em locais como o município de Cândido Mota, localizado em uma área do estado de São Paulo, conhecida como Médio Paranapanema. Apesar de vários produtores rurais contarem com estrutura própria para o beneficiamento e a comercialização do café produzido naquela região, por causa da flutuação econômica, a cafeicultura foi em parte substituída pela soja e o trigo. O objetivo deste ensaio foi avaliar características morfológicas de cultivares de cafeeiro (Coffea arabica L.) nas condições edafoclimáticas de Cândido Mota, estado de São Paulo. Este ensaio foi instalado no delineamento estatístico de blocos ao acaso, com 3 repetições e 6 plantas úteis por unidade experimental, onde foram avaliados nove cultivares de café (Obatã IAC 1669-20, Ouro Verde IAC H 5010, Catuaí Vermelho IAC99, IAPAR 59, IPR 98, IPR 99, IPR 100, IPR 102 e IPR 103). Nas condições deste experimento os cafeeiros da série de cultivares IPR foram os que apresentaram melhor desenvolvimento vegetativo, com tendência de alto potencial produtivo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação da microbiota presente em café armazenado e recém beneficiado
    (2001) Martins, Adriana Novais; Silveira, Arlindo Pinheiro da; Silva, Rafael José Navas da; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    Foi avaliada a microbiota existente em café em coco armazenado, grãos recém beneficiados e grãos beneficiados armazenados, cujas amostras foram coletadas na Fazenda São Carlos, em Gália, SP. As amostras foram analisadas em laboratório, através do método Blotter Test. Cada amostra foi dividida, sendo uma parte desinfectada superficialmente com hipoclorito de sódio a 1% e a outra parte não sofreu desinfecção. Os resultados permitiram concluir que café em coco armazenado em tulhas apresenta maior população fúngica, quando comparado com grãos beneficiados; a desinfecção superficial com hipoclorito de sódio reduz significativamente a ocorrência de todos os fungos encontrados nas amostras; o beneficiamento reduz significativamente a porcentagem de Fusarium sp., Cladosporium cladosporioides e Aspergillus ochraceus nos grãos de café, armazenados ou não; e Penicillium sp. está associado ao processo de armazenamento de café em coco ou grãos beneficiados, entretanto a porcentagem de ocorrência dos fungos não foi suficiente para alterar a qualidade final da bebida do café.