Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 9 de 9
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Torta de filtro de usina canavieira em cafeeiros aos 21 meses
    (Embrapa Café, 2014) Ferreira, Erival Gabriel Guimarães; Vallone, Haroldo Silva; Silva, Lilian Nobrega
    O objetivo foi testar o uso da torta de filtro de usina canavieira em cafeeiros.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeitos da fertirrigação em cultivares de cafeeiro no cerrado mineiro
    (Embrapa Café, 2013) Ferreira, E. G. G.; Domingues, P. F.; Vallone, Haroldo Silva; Teixeira, I.K.S.; Moraes, L.C.; Silva, L.N.
    O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da fertirrigação no desenvolvimento inicial e a adaptabilidade de diferentes cultivares de cafeeiro na região do cerrado de Uberaba-MG.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Torta de filtro de usina canavieira no desenvolvimento inicial de cafeeiros
    (Embrapa Café, 2013) Ferreira, E. G. G.; Vallone, Haroldo Silva; Silva, A.C.M.M; Leite, L.S.; Sousa, J.R; Costa, D.D.A.
    O objetivo deste trabalho é determinar a melhor dosagem de torta de filtro na implantação da cultura do cafeeiro.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Torta de filtro de usina canavieira no desenvolvimento inicial de cafeeiros (dados até 21 meses)
    (Embrapa Café, 2014) Ferreira, Erival Gabriel Guimarães; Vallone, Haroldo Silva; Silva, Lilian Nobrega da
    A cafeicultura tem um papel importante para economia do estado e do país, se destacando principalmente no cerrado onde é produzido boa parte do produto, isso se deve pelo alto nível de tecnologia empenhado na sua produção, o que ocasiona utilização de técnicas que elevem o custo da produção, entretanto há sempre a necessidade de novas técnicas de forma que reduza o custo e torne a atividade mais sustentável.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeitos da fertirrigação em cultivares de cafeeiro no cerrado mineiro
    (Embrapa Café, 2014) Silva, Lilian Nobrega da; Vallone, Haroldo Silva; Ferreira, Erival Gabriel Guimarães; Porfirio, Thiago Abrascio; Sene, Maicon Gabriel Talala de
    Foi conduzido no campo do Setor de Agricultura III do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Uberaba, MG, o projeto de pesquisa quetem como princípio avaliar diferentes variedades de café quando submetidos a tratamentos com irrigação e adubação manual, sem irrigação e adubação manual e fertirrigação.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Respostas de cultivares de cafeeiro submetidos à diferentes adubações/irrigações no cerrado mineiro
    (Embrapa Café, 2011) Domingues, Priscila de Freitas; Oliveira, Nayara Borges; Vallone, Haroldo Silva; Maximiano, Aline Regina; Silva Júnior, Arial José da; Santana, Márcio José de; Fenandes, André Luiz Teixeira
    O cerrado mineiro caracteriza-se por apresentar uma cafeicultura moderna, que utiliza tecnologias de ponta, embasada em pesquisas e visando sempre o aumento da produtividade e da qualidade da produção. O sucesso na cafeicultura se inicia com a combinação entre as características do local de cultivo e a escolha de espécies e cultivares mais adaptadas à região. Um dos tratos culturais que mais tem influenciado na produção do cafeeiro é a irrigação e pouco se sabe sobre a resposta de diferentes cultivares, em função da aplicação de água. Neste sentido, Drumond et al. (2006), estudando a produtividade e qualidade do cafeeiro cultivado em condições de cerrado e irrigado por diferentes sistemas, concluíram que nas condições de clima e solo de Uberaba (MG), a produtividade da lavoura de sequeiro é baixa quando comparada com a lavoura irrigada.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Desenvolvimento de cultivares de cafeeiro (Coffea arabica L.) em função de adubação orgânica na região de Uberaba, MG
    (Embrapa Café, 2012) Silva, Ana Carolina Marques Mendonça; Araújo, Andréia Pereira da Silva; Vallone, Haroldo Silva; Teixeira, sabella Kimi Sato; Sousa, Kairon Régis Siqueira de; Bizinoto, Thiago Elias Silveira
    Este trabalho tem como objetivo principal avaliar o desenvolvimento de cultivares de cafeeiros em função de adubação orgânica na região de Uberaba, MG.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeitos da fertirrigação em cultivares de cafeeiro no Cerrado Mineiro
    (Embrapa Café, 2015) Silva, Lilian Nobrega da; Vallone, Haroldo Silva; Ferreira, Erival Gabriel Guimarães; Sene, Maicon Gabriel Talala de; Assis, Matheus Pereira de
    O experimento foi conduzido no Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Câmpus Uberaba, MG. O objetivo foi avaliar o efeito da fertirrigação em cultivares de cafeeiro. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso em esquema fatorial 6x3, (seis cultivares: Catuaí IAC 62; Topázio MG1190; Catuaí 144; Mundo Novo IAC 379-19; IBC 12 e Catucaí 2 SL) e três sistemas de adubação/irrigação (sequeiro com adubação manual; irrigado com adubação manual e fertirrigado) totalizando 18 tratamentos. A parcela é composta por 8 plantas e as 6 centrais foram avaliadas. O plantio foi realizado em dezembro de 2012. As avaliações foram realizadas em fevereiro de 2015 e as características consideradas foram: a) Diâmetro do caule; b) Número de ramos plagiotrópicos; c) Altura da planta. Por meio dos dados analisados, foi possível observar que as cultivares só se diferenciaram significativamente entre si em relação à altura das mesmas, e observou-se também que não houve interação entre os fatores cultivar e irrigação. As plantas irrigadas e fertirrigadas não se diferiram significativamente nas características avaliadas e foram superiores aos cafeeiros sem irrigação.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito da palha de café pura e compostada sobre o desenvolvimento do cafeeiro (Coffea arabica L.)
    (2005) Carvalho, Alex Mendonca de; Sandy, Eder Carvalho; Aguiar, Vinícius de Araujo; Vallone, Haroldo Silva; Embrapa - Café
    A palha de café é um resíduo do cultivo do café que tem grande utilidade devido à possibilidade de retorno ao solo de grande parte dos nutrientes absorvidos durante a formação dos frutos. Na fase de implantação da lavoura cafeeira a utilização da palha constitui-se em fonte de nutrientes e matéria orgânica. Devido à dificuldade de obtenção do esterco bovino em algumas propriedades, objetivou-se neste trabalho avaliar a palha de café, crua e compostada na implantação de lavouras de café, sendo estudados sete tratamentos e simulando o plantio de mudas de café com seis pares de folhas em vasos de 8 litros com quatro repetições.Os ensaios receberam tratos normais de cultivo e manejo, após 250 dias as plantas foram avaliadas, comparando-se então os resultados entre os tratamentos. Os mesmos são promissores no sentido do aproveitamento da palha de café, com melhores resultados sendo esta compostada, proporcionando benefícios para o desenvolvimento do cafeeiro e contribuindo para a redução de custos na cafeicultura.