Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Distribuição espacial do déficit hídrico na região da Mantiqueira de Minas, anos 2008 a 2013
    (Embrapa Café, 2015) Volpato, Margarete M. L.; Alves, Helena Maria R.; Vieira, Tatiana G. C.; Borém, Flávio M.; Maciel, Daniel A.; Gonçalves, Thais Gabriela; Meireles, Jacqueline L.; Borém, Rosângela A. T.
    A produção de cafés é determinada por fatores genéticos, tratos culturais e características do ambiente físico, especialmente o clima. Uma das maiores dificuldades para caracterização climática de uma região é a aquisição de dados locais. Dados como os de temperatura do ar e precipitação, oriundos de estações meteorológicas são deficientes e mal distribuídos e nem sempre são disponibilizados. Deve-se considerar, ainda, que a grande variabilidade espacial e temporal destes dados impede a representação adequada de uma região. A análise espacial de dados geográficos é uma técnica utilizada para a construção de superfícies continuas a partir de pontos amostrados em uma área. O objetivo foi espacializar os valores de déficit hídrico na região da Serra da Mantiqueira de Minas nos anos de 2008 a 2013. O método de interpolação utilizado foi o Inverso do Quadrado da Distância. Os resultados apresentados em forma de mapas demonstram a grande variação anual, dos valores de déficit hídrico, que ocorre na região de estudo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Espacialização da temperatura do ar na região de indicação geográfica da Mantiqueira de Minas
    (Embrapa Café, 2013) Volpato, Margarete M. L.; Alves, Helena Maria R.; Vieira, Tatiana G. C.; Silva, Lucas F. M.; Borém, Flávio M.; Meireles, Elza Jacqueline L.; Borém, Rosângela A. T.
    A produção de cafés é determinada por fatores genéticos, tratos culturais e características do ambiente físico, especialmente o clima. Uma das maiores dificuldades para caracterização climática de uma região é a aquisição de dados locais. Dados como os de temperatura do ar oriundos de estações meteorológicas são deficientes e mal distribuídos e nem sempre são disponibilizados. Deve-se considerar, ainda, que a grande variabilidade espacial e temporal destes dados impede a representação adequada de uma região. A análise espacial de dados geográficos é uma técnica utilizada para a construção de superfícies continuas a partir de pontos amostrados em uma área. O objetivo foi espacializar as temperaturas máximas e mínimas do ar na região de Indicação Geográfica da Mantiqueira de Minas nos anos de 2008 a 2010. Foram utilizados dados de temperatura máxima e mínima do ar disponibilizados pelo AGRITEMPO/MAPA. O método de interpolação utilizado foi o Inverso do Quadrado da Distância. A resolução do pixel de foi de 90m. Os resultados apresentados em forma de mapas demonstram a grande variação das temperaturas no decorrer do ano sendo as maiores temperaturas do ar á nordeste e as menores temperaturas a sudoeste da região de estudo.