Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uso de composto de resíduo da indústria têxtil e adubo organomineral em mudas e no crescimento inicial do cafeeiro
    (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2016-04-14) Neiva Junior, Eudes; França, André Cabral
    A adubação do cafeeiro, com fertilizantes minerais, compõe um dos principais custeadores da produção. Além disso, o uso intensivo desses insumos pode contribuir para a insustentabilidade da atividade. Nesse sentido, buscar alternativas à adubação convencional é tática indicada atualmente. Por esse motivo, buscou-se com o trabalho avaliar a produção de mudas e plantas jovens de cafeeiro quanto à fertilização com composto orgânico advindo de resíduo de indústria têxtil e com fertilizantes organominerais. Foram realizados dois estudos, onde no primeiro avaliou-se o crescimento de mudas de café arábica em substrato contendo uma mistura de solo e resíduos da indústria têxtil, nas doses (0, 4, 8, 16 e 32%). As plantas foram avaliadas quanto ao crescimento, acúmulo de biomassa e teor de nutrientes, nas fases de produção de mudas e desenvolvimento das plantas jovens. No segundo experimento, as plantas foram avaliadas após cultivo em diferentes substratos: sem fertilização, adubação convencional, mineral, orgânica e tratamentos com dosagens de organominerais peletizados. Foram avaliados atributos de crescimento e acúmulo de biomassa. Para o primeiro experimento, observou-se que a adição do composto orgânico produzido a partir de resíduo da indústria têxtil, se mostrou inferior ao tratamento convencional (orgânico + mineral) para a produção de mudas e estabelecimento de plantas no campo. O aproveitamento de resíduos da indústria têxtil na agricultura apresentou-se como uma solução tecnicamente viável, devido sua elevada concentração de nutrientes minerais como potássio, zinco e cobre, além da matéria orgânica. Já para o segundo experimento, a adubação convencional proporcionou plantas com maior crescimento e biomassa em relação ao organomineral. Quanto maior a concentração do organomineral, maiores são os benefícios às plantas de café, dentro da faixa avaliada.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Utilização de lodo de curtume como substrato alternativo para produção de mudas de café conilon
    (Editora UFLA, 2014-10) Berilli, Sávio da Silva; Quiuqui, Joao Paulo Chodacki; Rembinski, Jessica; Salla, Paulo Henrique Honorato; Berilli, Ana Paula Candido Gabriel; Louzada, João Marcos
    A pecuária bovina brasileira representa grande fonte de renda e investimento dos setores público e privado, sendo que após o abate, o destino dos couros para curtumes ocasiona a geração de uma quantidade expressiva de resíduos na forma de lodos, tornando-se assim um problema ambiental para os curtumes em muitos estados brasileiros que não dispõem de legislações, para a destinação correta desses resíduos. Dessa forma, o aproveitamento dos lodos dos curtumes na agricultura apresenta-se como uma solução tecnicamente viável, devido às elevadas quantidades de nutrientes minerais disponíveis no lodo, como o cálcio, enxofre, magnésio e nitrogênio, além da matéria orgânica. Objetivou-se, com este trabalho, avaliar a influência de diferentes concentrações de lodo de curtume desidratado, para a produção de mudas de café Conilon, em comparação com a adubação convencional. O experimento foi montado na forma de blocos casualizados composto de cinco tratamentos (T-C; T10; T20; T30; T40), sendo quatro proporções de lodo desidratado (10, 20, 30 e 40%) e um substrato convencional de produção de mudas de café conilon. Para este experimento, foram avaliadas as características biométricas das mudas, sendo observado que a adubação convencional apresentou melhor desenvolvimento das mudas avaliadas, no entanto, pôde-se observar que os tratamentos com as concentrações a 20% e, notadamente, a 30% de lodo de curtume desidratado no substrato não apresentaram diferenças significativas para a maioria das características avaliadas em relação ao tratamento com adubação convencional, demonstrando assim seu potencial de uso no substrato de mudas.