Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estimativa de parâmetros biofísicos de plantios de café a partir de imagens orbitais de alta resolução espacial
    (Associação Brasileira de Engenharia Agrícola, 2010-05) Ramirez, Gláucia M.; Zullo Júnior, Jurandir
    ESTIMATION OF BIOPHYSICAL PARAMETERS OF COFFEE FIELDS BASED ON HIGH-RESOLUTION SATELLITE IMAGESO uso de recursos de sensoriamento remoto orbital constitui um grande avanço no levantamento de dados sobre a cafeicultura, sobretudo por seu caráter temporal e baixo custo. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi avaliar a utilização da imagem do satélite QUICKBIRD na determinação de parâmetros biofísicos importantes para a cultura cafeeira. Foram utilizados 25 talhões com plantios de café localizados entre os municípios de Ribeirão Corrente, Franca e Cristais Paulista (SP). Os parâmetros biofísicos utilizados foram os espaçamentos entre linhas e plantas, altura, IAF, diâmetro da copa, porcentagem de cobertura vegetal, rugosidade, variedade e biomassa. Foram utilizados valores de refletância real das bandas espectrais do satélite QUICKBIRD e os índices de vegetação NDVI, GVI, SAVI e RVI. A partir desses dados, foram feitas análises de regressão linear e não linear para a geração dos modelos de estimativa. A utilização de modelos de regressão baseados em equações não lineares mostrou-se mais adequado para determinar os parâmetros IAF e a porcentagem de biomassa, importantes como indicativos da produtividade da cultura cafeeira.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Adequação de níveis de reposição de água para cafeeiros provenientes de embriogênese somática e sementes
    (Universidade Federal de Lavras, 2014-02-19) Pereira, Vinicius Alves; Mendes, Antônio Nazareno Guimarães
    A irrigação do cafeeiro tem se tornado prática cada vez mais frequente e necessária. Mesmo com tantas pesquisas e informações já consolidadas, o complexo planta-solo-atmosfera-água exige mais informações que possam contribuir para aperfeiçoar a eficiência da irrigação. Nesse contexto, diferentes métodos de propagação podem gerar necessidades hídricas e respostas diferenciadas ao longo do desenvolvimento vegetativo e produtivo do cafeeiro. Dessa maneira, conduziu-se esta pesquisa, com o objetivo de avaliar a adequação de plantas de cafeeiros provenientes de diferentes métodos de propagação (embriogênese somática e sementes) a diferentes níveis de reposição de água por irrigação, com base no padrão de resposta de características vegetativas. O experimento foi conduzido na Universidade Federal de Lavras. Foram implantados quatro ensaios com mudas provenientes de diferentes métodos de propagação: (I) mudas do clone 3 do grupo Siriema obtidas por embriogênese somática (ES) com 12 meses de idade, (II) mudas da cultivar Catuaí Vermelho IAC-144 obtidas por sementes com 6 meses de idade e produzidas em saquinhos de polietileno (SC), tubetes convencionais (TB) e tubetes longos de PVC, com 50 cm de comprimento (TO). Os tratamentos foram compostos de seis manejos de irrigação baseados em frações do Kc, constituídos de 0,4 (L2); 0,7 (L3); 1,0 (L4); 1,3 (L5); 1,6 (L6) e não irrigado (L1), sendo os tratamentos irrigados pelo sistema de gotejamento O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados com quatro repetições, cada parcela experimental foi composta por oito plantas, sendo consideradas úteis as seis plantas centrais. Foram avaliadas altura, diâmetro de copa e diâmetro de caule. Com base nas medidas de altura e diâmetro de caule foi estimado o índice de área foliar. Os resultados indicaram que mudas do clone 3 do grupo Siriema propagadas por embriogênese somática e mudas da cultivar Catuaí Vermelho IAC-144 propagadas por sementes em diferentes recipientes apresentam resposta positiva para o cultivo irrigado na região do Sul de Minas Gerais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Descrição do crescimento vegetativo do cafeeiro cultivar Rubi MG 1192, utilizando modelos de regressão
    (Editora UFLA, 2014-04) Pereira, Adriele Aparecida; Morais, Augusto Ramalho de; Scalco, Myriane Stella; Fernandes, Tales Jesus
    Os produtos agrícolas constituem uma das bases da economia brasileira, e entre eles, destaca-se o café. Objetivou- se, no presente trabalho, avaliar, ao longo do tempo, o crescimento vegetativo de plantas do cafeeiro, cultivar Rubi MG 1192, cultivadas nas densidades 3333 e 10000 plantas ha –1 e nos regimes de irrigação testemunha, 20 kPa e 60 kPa. Os dados são oriundos de experimento realizado em Lavras-MG, no delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições, utilizando uma adaptação da análise conjunta de experimentos, com o esquema de parcelas divididas. As densidades de plantio foram consideradas como os ambientes, os regimes de irrigação, as parcelas e as épocas de avaliação constituíram as subparcelas no tempo. Segundo o coeficiente de determinação ajustado e o critério de informação de Akaike utilizados, o modelo Gompertz é o que melhor representa o crescimento em altura de plantas do cafeeiro e, o linear simples, o que melhor descreve a relação entre o número de ramos plagiotrópicos e o tempo. As plantas mais altas e com maior número de ramos plagiotrópicos foram observadas nos regimes irrigados, indicando que a irrigação contribui positivamente para o desenvolvimento vegetativo do cafeeiro. Maiores médias para a altura e para o número de ramos plagiotrópicos também foram observadas na maior densidade de plantio.