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    Café passado agora: narrativas em torno de fotografias de Armínio Kaiser, produzidas entre 1957 e 1970, sobre a cafeicultura no norte do Paraná
    (Universidade do Estado de Santa Catarina, 2010-02-22) Choma, Daniel; Gonçalves, Janice
    A presente dissertação discute a fotografia como vetor de narrativas. Parte-se de um conjunto de fotografias produzidas pelo agrônomo Armínio Kaiser entre 1957 e 1970 nas lavouras de café do norte do Paraná, e do contexto de (re)emergência deste acervo no circuito social, a partir dos projetos culturais “Revelações da História” e “Grãos de ouro em sais de prata”, realizados na cidade de Londrina-PR entre 2007-2008 e 2008-2009, respectivamente. Enquanto o primeiro projeto desenvolveu ações de recuperação, preservação e difusão do bem material (1291 negativos) através de diferentes meios, o segundo percorreu distritos da zona rural de Londrina, a registrar em vídeo depoimentos de trabalhadores e ex-trabalhadores do café em torno de 139 fotografias de Armínio Kaiser. São problematizadas as relações do produtor das fotografias (Armínio Kaiser, o operator, na conceituação de Roland Barthes) com o material produzido, não só no momento da produção como, décadas depois, no da sua “patrimonialização”. Ao mesmo tempo, são apresentadas e analisadas as narrativas geradas por trabalhadores e ex-trabalhadores do café no contato com registros fotográficos de Kaiser (as narrativas do spectator). Finalmente, a busca pela construção de uma narrativa histórica que contemple as múltiplas apropriações da imagem – operadas desde o fotógrafo até sua contemplação por um observador - imprime a necessidade de se pensar a própria presença da fotografia e da oralidade no texto histórico, bem como o modo de se operar as traduções de suporte e linguagem numa perspectiva da História do Tempo Presente.
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    Hidetaka Hasegawa: o artesão do imaginário de progresso da cidade de Adamantina – SP
    (Universidade Federal do Paraná, 2013) Hasegawa, Fábio Noda; Silva, Angelo José da
    O presente trabalho trata da trajetória de um indivíduo singular, o fotógrafo Hidetaka Hasegawa, que com sua família veio para o Brasil no ano de 1938, trabalhar na agricultura de café assim como a maioria dos imigrantes japoneses, e, na constante busca pela realização de seus anseios volta para a vida urbana, especificamente na cidade de Adamantina-SP, retomando um ramo de atividade específico da modernidade: a fotografia, uma atividade que sua família possuía ainda no Japão, mas teve que se converter a um ofício rural para adentrar em terras brasileiras. Nesse aspecto, a trajetória de um indivíduo singular e suas situações de sociabilidades trarão elementos significativos para uma análise de suas fotografias como objeto de estudo, permitindo uma leitura dessas imagens e possibilitando com isso, observar os traços do imaginário social de progresso da cidade de Adamantina – S.P., sob o olhar de um imigrante japonês em um contexto social que aponta para a emergência de um novo modo ser japonês no Brasil. Assim, o objetivo da pesquisa é problematizar como se dá a articulação entre fotografia, trajetória e contexto social na construção deste novo modo de ser japonês, e através do uso e funções da fotografia, além das estratégias para a manutenção de sua profissão como fotógrafo da cidade, observar as transformações e permanências no modo de viver e ser desse imigrante nesse processo contínuo de absorção e integração dos japoneses na sociedade brasileira. Possuindo como veio condutor de todo esse processo a fotografia e sua prática fotográfica, atrelado aos novos campos de possibilidades que a cidade de Adamantina ofertava e se inserindo nas figurações que compõem essa trama social, constrói, fortalece e efetiva o imaginário social de progresso da cidade através de suas mais variadas produções fotográficas.
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    Plataforma digital para mensuração de grãos de café especiais: escala agtron obtida através de fotografias
    (Embrapa Café, 2015) Leme, Dimas Samid; Oliveira, Emanuelle Moraes de; Barbosa, Bruno Henrique Groenner; Pereira, Rosemary Gualberto Fonseca A.; Borém, Flávio Meira
    Este trabalho fundamenta-se no conceito de Redes Neurais Artificiais e Regressão Linear com objetivo de apresentar os processos de indexação de imagens de grãos de café torrados, selecionados por divergência de cores. Os atributos descritivos das amostras foram obtidos seguindo os padrões internacionais definidos pela Associação Americana para Cafés Especiais (SCAA), posteriormente convertidos em matrizes numéricas para treinamento e validação do modelo. A partir da definição do trabalho iniciou-se a seleção das amostras, limpeza, peneira, torra, obtenção de seu valor na escala Agtron e fotografia. A ferramenta escolhida para a implementação da metodologia foi: Matlab R2014a, software interativo de alta performance voltado para cálculos numéricos. O objetivo é atingir um resultado hipoteticamente melhor que o obtido por sistemas que utilizam modelos baseando somente em colorímetros ou que empregam sistemas especialistas separadamente. O uso desta técnica reduz o tempo de resposta e dispêndio computacional, selecionando uma função de primeiro grau que apresente os melhores resultados. Foram obtidas margens de erro baixas com uma amostragem pequena, indicando a possibilidades de melhores ajustes com maior volume de amostras.