Biblioteca do Café

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    Propriedades anatômicas, químicas e de densidade da madeira de Coffea arabica L.
    (Universidade Federal de Lavras – UFLA, 2014) Pereira, Marisa Aparecida; Silva, Jose Reinaldo Moreira da; Rabelo, Giovanni Francisco; Andrade, Anna Carolina de Almeida
    O estado de Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil e a quantidade de resíduo nas lavouras pode ser adequada para subsidiar a confecção de produtos sólidos da madeira de Coffea arabica L., que atualmente é utilizada para fins energéticos ou permanece na área. Essa atividade agrega baixo valor ao material, além de promover a liberação de CO2, que possui efeito nocivo ao ambiente. O presente trabalho foi realizado com o objetivo de caracterizar tecnologicamente a madeira de Coffea arábica L. para potencializar sua utilização na confecção de móveis. Realizou-se a caracterização anatômica, química e de densidade básica da madeira de Coffea arabica L. A madeira apresentou densidade básica média de 0,608 g.cm-3. Na análise anatômica, a madeira apresentou camadas de crescimento distintas, vasos semiporosos com placas de perfuração simples, O parênquima axial é apotraqueal difuso em agregado, raios heterogêneos, não estratificados e fibras libriformes não septadas com pontuações areoladas distintas. Para a análise química os teores de extrativos em água fria e quente foram respectivamente de 6,1% e 9,6%. O teor de cinzas encontrado foi de 0,68%. Os dados foram comparados com a madeira de mogno (Swietenia macrophylla) e Piptadenia peregrina Benth, (angicovermelho) utilizadas na produção de móveis.
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    Cadeia de criação de valor em empresas torrefadoras de café
    (Universidade Federal de Lavras, 2004-03-29) Oliveira, Letícia de; Salazar, German Torres
    A pesquisa tem por objetivo propor uma composição da cadeia de criação de valor para as empresas torrefadoras de café. Classifica-se como exploratória, estudada de forma qualitativa, pois não se verificou a existência de estudos que abordem a criação de valor e descritiva, porque visa identificar as capacidades diferenciadoras e as estratégias financeiras das torrefadoras de café acerca da criação de valor. A pesquisa em foco utilizou uma amostra não-probabilística por julgamento. Os resultados basearam-se nas respostas a questionários enviados via internet a cinco torrefadoras de médio/grande porte e uma de pequeno porte, segundo classificação do SEBRAE. O período de coleta dos dados foi de agosto a novembro de 2003. No que tange à análise geral da pesquisa, vale ressaltar que ela foi estruturada com o propósito de identificar, em empresas torrefadoras de café, as capacidades diferenciadoras e as estratégias financeiras, assim como as suas limitações estratégicas para a agregação de valor aos seus produtos. Dessa maneira, o modelo de criação de valor foi utilizado como parâmetro na análise dos resultados dos questionários. Cabe destacar que as principais capacidades diferenciadoras destacadas pelas empresas pesquisadas referem-se à compra do café, principalmente de exportadores e venda em supermercados. Essas empresas estão buscando oportunidades de mercado, consideram a qualidade dos produtos e adotam o marketing como critério para aumentar o valor do produto. Além disso, possuem uma política de preços em relação a cobrir os custos totais, visto que aumentaram a variedades de produtos oferecidos para aumentar a fatia de mercado. As estratégias desenvolvidas pelas torrefadoras estão voltadas para a redução de custos e rentabilidade. Entre as principais estratégias financeiras observadas na pesquisa destaca-se que as empresas buscam diminuir os custos, por meio do crescimento da empresa em novos financiamentos, tendo como fonte os empréstimos bancários, visto que necessitam de capital de giro. As empresas pesquisadas utilizam o índice de lucratividade para análise de um projeto e adotam a liquidez como indicador econômico-financeiro. Além disso, estão investindo em marketing. A cadeia estudada permite a busca eficiente de novas oportunidades de mercado para as torrefadoras de café, lastreadas em estratégias financeiras para a produção e comercialização de novos produtos.