Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Regionalização do cafeeiro e mudança da composição agrícola do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, MG
    (Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG, 2001-09) Melo Júnior, Júlio C. F. de; Faria, Roberto A. de; Sediyama, Gilberto C.; Ribeiro, Carlos A. Á. S.; Santos, Fernando A. A.
    Utilizando-se ferramentas de análise espacial, com o presente trabalho objetivou-se investigar a evolução da lavoura de café no espaço geográfico, em importante região do estado de Minas Gerais, verificando-se a sustentabilidade da produção em diferentes zonas climáticas. Neste sentido, buscou-se uma regionalização do cafeeiro (Coffea arabica L.) para a região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, MG, comparando-a com os resultados de um modelo econômico de decomposição da variação da área nos efeitos escala e substituição, considerando-se o período 1985 a 1995/96. Observou-se que a tendência crescente da expansão cafeícola do noroeste para o nordeste acompanha a disposição das classes aptas apresentadas pela regionalização e, também, que a fraca expressão do café em Ituiutaba e Frutal tem forte componente climático na justificativa, enquanto em Araxá prevaleceu o fator pedológico. Uberaba é a única região que mesmo apta, apresenta baixo desempenho cafeícola.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Simulação computacional e análise estatística aplicadas ao estudo de diferentes aspectos da dinâmica populacional de pragas de importância econômica - bicho-mineiro do cafeeiro e o ácaro rajado
    (Universidade Federal de Lavras, 2010-02-24) Oliveira, Anderson Castro Soares de; Martins, Solange Gomes Faria
    Neste trabalho foram realizadas simulações computacionais e análises estatísticas com o objetivo de estudar aspectos relativos à dinâmica populacional de duas pragas de importância econômica no Brasil e em diversos países. A primeira é o bicho-mineiro do cafeeiro, uma praga monófaga que ataca apenas o café. A segunda é o ácara rajado, uma praga polífaga e cosmopolita que ataca diversos culturas em todo o mundo. Para realizar as simulações utilizou-se o modelo Penna para envelhecimento biológico em sua versão sexuada, com adaptações de acordo com as características biológicas desses artrópodes, a partir de dados experimentais obtidos na literatura científica. Foram realizadas simulações da dinâmica espaço- temporal do bicho-mineiro do cafeeiro em condições de laboratório e de campo. Os resultados obtidos indicam que o modelo é capaz de reproduzir características importantes relacionadas à dinâmica populacional desta praga a temperaturas constantes e que a temperatura tem forte influência na formação de padrões espaciais. Em condições de campo, verificou-se que o modelo é capaz de reproduzir o padrão espacial verificado experimentalmente, entretanto, não consegue reproduzir a mesma variação temporal dos padrões espaciais. Também foram realizadas simulações para a dinâmica temporal do ácaro rajado e seu predador Neoseiulus californicus a diferentes temperaturas constantes. Os resultados indicam que a si- mulação é capaz de reproduzir características importantes relacionadas à dinâmica populacional, tanto da praga como do predador e que esta pode ser um instrumento apropriado para a compreensão da dinâmica de interação destas espécies e para o estabelecimento de estratégias de controle.