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Resultados da Pesquisa

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    Impulsionadores da competitividade em associações gestoras dos registros de indicações geográficas: um estudo sobre café e queijo em Minas Gerais
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-06-30) Matos, Karina Ferreira da Silva; Braga, Marcelo José
    A legislação brasileira referente aos selos de identificação geográfica (IGs) determina que a solicitação do registro seja feita por uma organização como, por exemplo, uma associação, que será a responsável pela gestão do registro, bem como por outras atividades referentes ao mesmo. Esta organização também assume um papel estratégico na comercialização dos produtos da região. Neste estudo, as associações das IGs constituem o objeto de pesquisa. O objetivo geral da tese foi analisar os impulsionadores de competitividade em quatro associações que realizam as gestões das indicações geográficas em Minas Gerais e que possuem o café e o queijo como produtos registrados. Os objetivos específicos foram: descrever a estrutura organizacional dessas associações; avaliar a influência dos impulsionadores de competitividade das que realizam as gestões de IGs de café; e avaliar a influência dos impulsionadores de competitividade das que realizam as gestões de IGs de queijo. O referencial teórico utilizado foi o da competitividade. Com base em uma ampla revisão de literatura, foram determinados cinco impulsionadores de competitividade em associações gestoras de IGs, sendo eles: diferenciação por qualidade; profissionalização da gestão da associação; comunicação aos consumidores; participação em atividades coletivas; e legislação e protocolos de certificação. No âmbito metodológico, procedeu-se à coleta de dados, realizada por meio de trinta entrevistas semiestruturadas com os representantes das associações gestoras e de instituições que atuam diretamente com as IGs. Foi aplicada a técnica de análise de conteúdo e as categorias de análise utilizadas, definidas a priori, foram os impulsionadores de competitividade. Dentre os resultados alcançados, observou-se que esses impulsionadores estão inter-relacionados. Entretanto, para cada tipo de produto poderá ser necessário priorizar impulsionadores específicos. Nos casos analisados, notou-se que as associações das IGs de café, enquanto um produto matéria-prima, necessitavam trabalhar principalmente a profissionalização da gestão e a comunicação aos consumidores, tendo por objetivo transmitir a qualidade do produto ao longo da cadeia. Já as associações das IGs de queijo, enquanto produto final, precisavam priorizar a profissionalização da gestão e a legislação, a fim de cumprir as exigências legais que incidem sobre o produto e garantir a segurança alimentar do mesmo. Os resultados desta tese contribuem para o entendimento da competitividade de associações no contexto específico das IGs através dos impulsionadores de competitividade. Em âmbito empresarial, esta pesquisa contribui para a contínua divulgação do fenômeno das indicações geográficas e dos impulsionadores enquanto instrumentos de potencialização dos resultados administrativos nas associações das IGs. Palavras-chave: Indicação Geográfica. Competitividade. Impulsionadores. Produção Rural. Associações Rurais.
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    Comunicação organizacional e participação: análise do trabalho de uma ONG internacional com cafeicultores mineiros
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-02-17) Vieira, Luiza Rocha Rosa; Lopes, Ivonete da Silva; Dias, Marcelo Miná
    Essa dissertação tem como finalidade compreender como uma organização não governamental internacional operacionaliza a comunicação e a participação no trabalho que desenvolve com cafeicultores mineiros, produtores do café especial Arábica. A pesquisa buscou desvendar se nas atividades prestadas por essa ONG observa-se a autonomia dos produtores. Para tanto, foram analisadas: a trajetória da ONG e suas motivações para atuação em Minas Gerais; o papel desempenhado pela comunicação na relação entre a instituição e os agricultores. E, por último, verifica-se como os agricultores assessorados percebem a comunicação desenvolvida pela organização. A pesquisa de caráter qualitativo envolveu três funcionários e dez cafeicultores atendidos pela ONG em Manhuaçu (MG). Além das entrevistas, estudou-se as mídias virtuais da organização para compreender como a CO se processa nesses canais e a metodologia de intervenção usada com os produtores mineiros. As análises apresentaram um trabalho de intervenção, no rural mineiro, movido por interesses do mercado internacional de café. A CO adotada nesse processo segue uma perspectiva pouco democrática e dialógica e parece ser usada para influenciar o cafeicultor a seguir os padrões de qualidade internacional para o cultivo do café especial. Essa comunicação também parece ser articulada para regular a participação desses agricultores, favorecendo uma relação de dependência entre eles e a instituição estudada. Palavras-Chave: Comunicação Organizacional (CO). Participação. ONGs. Agricultores. Café especial.