Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Influência da colheita mecanizada na produção cafeeira
    (Universidade Federal de Santa Maria, 2007-09) Oliveira, Ezequiel de; Silva, Fábio Moreira da; Souza, Zigomar Menezes de; Figueiredo, Carlos Augusto Pereira de
    A colheita mecanizada de café no sul de Minas Gerais tem promovido uma melhor qualidade do produto e redução de perdas, aumentando os lucros dos cafeicultores. Porém, a lavoura cafeeira ainda necessita de estudos sobre o efeito da mecanização na produtividade da cultura ao longo dos anos, uma vez que a colheita mecanizada malconduzida pode causar danos na planta. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da colheita mecanizada na produtividade da cultura cafeeira, ao longo dos anos, comparativamente com colheita no sistema manual. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, com 8 tratamentos e 3 repetições, em parcelas aleatórias contendo em média 40 plantas nas safras de 2000 a 2004, realizando a colheita tanto de forma mecanizada quanto manual. A produtividade da lavoura cafeeira não foi influenciada pela colheita mecanizada ao longo dos anos, passando a colhedora uma ou duas vezes na lavoura. O aumento de vibração das hastes promoveu uma maior quantidade de grãos colhidos, porém a desfolha aumentou proporcionalmente ao aumento de vibração. Com duas passadas da colhedora, a desfolha foi maior que a colheita manual em todas as safras agrícolas estudadas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ajuste do freio dos vibradores na colheita mecanizada do café em lavouras com diferentes manejos
    (Universidade Federal de Lavras, 2015-02-24) Sales, Ronan Souza; Silva, Fábio Moreira da
    A colheita do café deve ser considerada como uma das operações mais importantes no sistema de produção do café, devido ao seu alto custo, grande demanda de mão de obra e impacto direto na qualidade do produto. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo verificar o efeito da regulagem do freio dos cilindros vibradores, com base na quantificação da força que gera torque no cilindro, na eficiência de derriça. O experimento foi conduzido na Fazenda Ouro Verde, localizada no município de Campos Altos, região Oeste do estado de Minas Gerais, sendo realizado nas safras de 2011/2012 e 2012/2013, em duas épocas diferentes dentro de cada safra, bem como em duas condições de lavouras na segunda safra (lavoura esqueletada e não esqueletada) sendo a lavoura formada pela cultivar Catuaí 62 1-A. Nos ensaios, utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso, com três repetições, em parcelas aleatórias contendo 14 plantas. Os resultados mostraram que a regulagem do freio dos cilindros vibradores tem influência direta na eficiência de derriça. Os maiores níveis de desfolha foram encontrados para a vibração de 15,83 Hz. Pode-se determinar a melhor configuração para a colhedora, em ambos os manejos da lavoura, sendo de 9 kgf de força, 1,6 km.h -1 de velocidade operacional e 15,83 Hz de vibração, e também sendo possível concluir que as recomendações de regulagens das colhedoras podem ser as mesmas tanto em lavouras esqueletadas quanto em lavouras não esqueletadas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação da colheita mecanizada do café com uso de ethephon
    (Editora UFLA, 2006-04) Silva, Fábio Moreira da; Souza, Zigomar Menezes de; Arré, Tadeu Jorge; Juan, Rodolfo San; Oliveira, Ezequiel de
    A colheita mecanizada do café (Coffea arabica L.) tornou-se um processo crescente e irreversível, porém, uma das limitações da colheita seja mecanizada ou manual é a desuniformidade de maturação, que prejudica o desempenho operacional e a qualidade do produto. Portanto, com este trabalho, objetivou-se estudar o desempenho da colheita mecanizada do café em lavouras tratadas com Ethephon, bem como avaliar a influência do produto na desfolha e na qualidade do café colhido mecanicamente. Foram utilizadas três cultivares de cafeeiro com diferentes épocas de maturação de frutos. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, com três repetições, contendo 40 plantas em cada parcela. As aplicações foram realizadas quando obteve-se índice de frutos no estádio de cereja próximo a 30%, considerando o terço superior, médio e inferior da planta. Com relação à maturação dos frutos na planta, o aumento na porcentagem de cereja nos tratamentos onde se aplicou o Ethephon foi em média de 18%. A colheita mecanizada feita entre 26 a 34 dias após a aplicação do Ethephon, apresentou aumento significativo na porcentagem e volume de cereja colhido, sendo o aumento médio do volume colhido de 46%. A desfolha das plantas na colheita mecanizada não foi influenciada pelos tratamentos sem ou com Ethephon, bem como a qualidade da bebida do café.