Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Influence of age and diet on the performance of Cephalonomia stephanoderis (Hymenoptera, Bethylidae) a parasitoid of the coffee berry borer, Hypothenemus hampei (Coleoptera, Curculionidae)
    (Sociedade Brasileira De Entomologia, 2012) Gómez, Jaime; Barrera, Juan F.; Liedo, Pablo; Valle, Javier
    Influence of age and diet on the performance of Cephalonomia stephanoderis (Hymenoptera, Bethylidae) a parasitoid of the coffee berry borer, Hypothenemus hampei (Coleoptera, Curculionidae). The importance of age and feeding on the performance of Cephalonomia stephanoderis (Hymenoptera, Bethylidae), a parasitoid of the coffee berry borer, Hypothenemus hampei (Coleoptera, Curculionidae) was investigated in the laboratory. Groups of female parasitoids were subject to the following treatments: a group fed during one, five and ten days after emergence of adults with coffee borer larvae; another group fed only with honey solution during five days after emergence; and as a control, a third group was kept without food for five days. At the end of each treatment, survivorship, parasitoid activity (walking and flying capacity in an arena), search capacity for finding coffee borer-infested berries, host feeding and oviposition (on immature hosts), were assessed. Unfed females showed a significant decrease in survivorship compared to individuals that were fed. The type of meal (insects or honey) did not significantly influence parasitoid activity, search and oviposition capacities. Females fed with honey solution significantly consumed less immature coffee borers. Younger females (one day old) walked and flew out of the arena significantly faster than older ones (5 and 10 days old). Implications of these results are discussed on the performance of C. stephanoderis as a biological control agent of the coffee berry borer.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação de fungos sapróbios na sobrevivência de Cercospora coffeicola
    (Universidade Federal de Lavras, 2014-08-15) Laborde, Marie Caroline Ferreira; Medeiros, Flávio Henrique Vasconcelos
    Fungos sapróbios podem contribuir para o controle de doenças de plantas e esse controle pode se dar pela proteção de plantas tratadas preventivamente ou pela redução da sobrevivência de patógenos necrotróficos nos restos culturais. Fungos sapróbios foram avaliados quanto à habilidade em inibir o desenvolvimento de Cercospora coffeicola em restos culturais, bem como os mecanismos de ação envolvidos no biocontrole. Em um primeiro ensaio, foi selecionado o fungo sapróbio, considerado mais promissor no controle de C. coffeicola. Utilizou-se como controle positivo, nesse ensaio, o produto comercial Compost-Aid® em associação com Soil Set, e, o controle negativo, água. No segundo ensaio, foi avaliada a habilidade do sapróbio em controlar a doença, quando exposto a condições de estresse abiótico, com o objetivo de simular condições de campo. Os períodos de interrupção do molhamento foliar foram as zero e 61 horas após a aplicação dos tratamentos. Em seguida, as folhas foram incubadas e, posteriormente, foi determinada a viabilidade e quantidade de conídios do patógeno. Para a determinação dos mecanismos de ação utilizados no biocontrole, foi avaliada a contribuição da antibiose. A antibiose e produção de voláteis em três diferentes meios de cultura foi avaliada pela inibição direta do patógeno em placas durante 10 dias. Para antibiose, as variáveis respostas analisadas foram crescimento micelial e número de conídios, já, para a produção de voláteis, as variáveis foram crescimento, germinação e quantidade de conídios. Para verificar o mecanismo de competição por nutrientes, foi realizada análise da determinação e quantificação de enzimas pectinolíticas. A partir desses resultados, avaliou-se a contribuição exclusiva dos conídios, sobrenadante, conídios + sobrenadante e do sobrenadante contendo a enzima poligalacturonase, produzida pelo fungo sapróbio, na aceleração da degradação do tecido foliar. Para isso, foram coletadas amostras de folhas de café naturalmente infectadas por C. coffeicola. Após o período de incubação, foi determinado o número de conídios de C. coffeicola e a contribuição de cada tratamento, na aceleração da degradação das lesões. O fungo Phialomyces macrosporus foi o mais eficiente na redução da viabilidade do patógeno em restos culturais. Esse fungo reduziu a viabilidade dos conídios do patógeno em 40%. Não foi possível determinar a contribuição de cada estrutura fúngica na diminuição do número de conídios do patógeno, tampouco na aceleração da degradação da lesão de mancha de olho pardo. Portanto, P. macrosporus tem potencial para ser utilizado na redução da viabilidade de C. coffeicola em restos culturais, sendo os possíveis mecanismos de ação utilizados por esse bioagente a produção de compostos antimicrobianos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Progresso genético com a seleção de clones da variedade vitória na região semiárida de Minas Gerais - MG
    (Embrapa Café, 2015) Silva, Vânia Aparecida; Rezende, Juliana Costa de; Silveira, Helbert Rezende de Oliveira; Santos, Meline de Oliveira; Hayashi, Felipe Lacerda; Moreira, Filipe Chaves; Souza Neto, Francisco Moreira de; Lima, Luiz Antônio; Ferrão, Maria Amélia Gava
    O presente trabalho objetivou selecionar clones superiores da variedade Vitória para compor uma população base do programa de seleção recorrente que originará variedades clonais específicas para o cultivo irrigado no norte de Minas Gerais. O experimento foi implantado com treze clones da variedade Vitória em sistema de irrigação por gotejamento. Aos 24 meses após a instalação do experimento, foram avaliadas as seguintes características: porcentagem de sobrevivência, diâmetro de caule (DC); altura das plantas (AP); número de ramos ortotrópicos (NRO); número de ramos plagiotrópicos (NRP); diâmetro da copa (DCO); comprimento do primeiro ramo plagiotrópico (CPRP) e número de nós do primeiro ramo plagiotrópico (NNPRP). As variáveis foram analisadas de acordo com o modelo linear misto na forma matricial. Os caracteres diâmetro do caule, número de nós, comprimento do primeiro ramo plagiotrópico e altura apresentaram maiores magnitudes para o coeficiente de variação relativa. Foram selecionados os sete melhores clones (V6, V13, V4, V3, V12, V2 e V8), com base no ranqueamento dos valores genotípicos preditos para os caracteres escolhidos. Entretanto, a utilização de modelos para análise dos clones considerando as medições repetidas no tempo é importante, pois os componentes de variância e consequentemente os clones selecionados variaram de um ano para o outro. Por isso recomenda-se a realização de mais uma avaliação de crescimento.