Teses e Dissertações

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/2

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Evolução do crescimento do cafeeiro (Coffea arabica L.) sob diferentes tensões de irrigação em sistema de plantio adensado e convencional
    (Universidade Federal de Lavras, 2004-05-31) Carvalho, Carlos Henrique Mesquita de; Scalco, Myriane Stella
    Objetivou-se com este trabalho, avaliar o crescimento do cafeeiro, cultivar “Rubi”- MG-1192, quando submetido a diferentes tensões de irrigação (20, 60, 100 e 140 kPa) e em dois sistemas de plantio, um convencional (2.500 pls/ha) no espaçamento 4,0 × 1,0m e um adensado (10.000 pls/ha) no espaçamento 2,0 × 0,5m desde o plantio até os 990 dias de idade, apresentando os resultados por meio de curvas de crescimento. O experimento foi instalado e conduzido em uma área localizada no campo experimental do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras/MG. Foi utilizado o delineamento experimental de blocos casualizados com quatro repetições, em esquema de parcelas subdivididas, sendo as parcelas compostas pelas duas densidades e as subparcelas, pelas tensões de irrigação. As variáveis que descrevem o crescimento das plantas do cafeeiro foram analisadas de acordo com esquema adaptado dos experimentos em parcelas subsubdivididas, considerando as avaliações como subsubparcelas no tempo. Foi utilizada a análise de regressão para descrever o crescimento das plantas em função das épocas de avaliações para cada combinação de densidade e tensão de irrigação. Foram feitas avaliações periódicas e trimestrais, até os 990 dias após o plantio das mudas. As características avaliadas foram: altura de planta (cm), diâmetro de copa (cm) e n° de ramos plagiotrópicos/planta. Concluiu-se que irrigações mais freqüentes proporcionaram crescimento mais acentuado das plantas nos sistemas adensado e convencional até os 33 meses após o plantio; O crescimento das plantas seguiu o comportamento assintótico (modelo logístico) para as variáveis altura de plantas e diâmetro de copa, e o número de ramos plagiotrópicos apresentou um crescimento linear; O plantio adensado (10.000 pls/ha) apresentou maior altura de plantas e número de ramos plagiotrópicos por planta em relação ao plantio convencional (2.500 pls/ha)
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Viabilidade técnica e margem de contribuição da irrigação para cafeeiros em diferentes densidades de plantio
    (Universidade Federal de Lavras, 2013-06-21) Carvalho, Carlos Henrique Mesquita de; Guimarães, Rubens José
    O lucro, juntamente com o valor social e ambiental, constitui o principal objetivo da empresa agrícola. Portanto, o uso racional dos recursos disponíveis no processo de produção, de forma a se obter os mais altos níveis de rendimento econômico, deve ser considerado, visando à otimização dos fatores envolvidos na produção, maximizando os lucros. Neste contexto, este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a viabilidade técnica e a margem de contribuição da irrigação para cafeeiros, dimensionando a lâmina de irrigação que maximiza os lucros em diferentes densidades de plantio. O ensaio foi conduzido em área experimental do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras, em Lavras, MG, em delineamento de blocos casualizados, com esquema de parcelas subdivididas, com quatro repetições. Foram estudados quatro densidades (2.500, 3.333, 10.000 e 20.000 pl. ha -1 ) e cinco manejos de irrigação por gotejamento (20 kPa, 60 kPa, 100 kPa, 140 kPa e BHC) e uma testemunha não irrigada. Foram analisadas as quatro primeiras produções da lavoura, agrupadas por biênio (1 e 2) e a média das quatro safras. Observou-se que a diferença entre produtividade física (PFMax) e econômica (Y*) é pequena, devido à baixa relação entre o preço de aplicação de água e o preço do produto (P L /P Y ). Não há diferença significante da margem de contribuição, quando se utiliza a lâmina técnica (L) ou a lâmina econômica (L*). O aumento de densidade de plantio influencia positivamente a eficiência do uso da água. Em lavouras mecanizadas, aplicações de menores lâminas com maior frequência (manejo de 20 kPa e BHC) podem ser utilizadas como forma de maximizar a produtividade econômica, enquanto, em lavouras adensadas, essa situação ocorre com aplicações de maiores lâminas com menor frequência (manejo de 60 e 100 kPa).