Teses e Dissertações

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/2

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Metodologias de avaliação do desempenho de progênies do cafeeiro (Coffea arabica L.)
    (Universidade Federal de Lavras, 1989) Carvalho, Samuel Pereira de; Ramalho, Antonio Patto
    Visando obter alternativas para avaliação de progênies do cafeeiro no que se refere a produtividade de grãos e estabilidade de produção, tem como verificar a possibilidade de se proceder a seleção com base em um menor número de colheitas, foram utilizados dados de competição de progênies obtidos pelo Instituto Brasileiro do Café em Varginha. Nesse ensaio foram avaliadas em blocos casualizados, com três repetições, 36 progênies envolvendo os cultivares Mundo Novo, Catuaí Amarelo, Catuaí Vermelho, Mundo Novo-Acaiá, Bourbon Amarelo, Catimor e Catindú. Os dados foram obtidos em 10 colheitas sucessivas, de 1979 a 1988. Foi realizada a análise de variância da produção total e também anual. Os dados de produção tomados em anos e também agrupados em biênios, triênios, quadriênios e quinquênios de colheitas foram analisados como parcelas subdivididas no tempo. Com base nessas análises foi estimado o coeficiente de determinação genotípica, “b”. Foi também estudada a estabilidade fenotípica da produção e analisada a possibilidade de seleção com base em um menor número de colheitas. A precisão das avaliações variou bastante, sendo muito baixa na primeira colheita, de onde se deduz que esta deve ser desprezada por ocasião da avaliação dos materiais. As análises com totais ou agrupadas em biênios, triênios, quadriênios e quinquênios contribuíram para melhorar a precisão; de um modo geral as progênies dentro de cada cultivar mostraram pequena variação, o mesmo acontecendo entre a maioria dos grupos. Contudo, a progênie H 2077-2-5-74 destacou-se como a mais produtiva; os materiais portadores de alelos que conferem resistência ao agente causador da ferrugem do cafeeiro mostraram-se pouco adaptados e em consequência a produtividade média foi baixa. O efeito de interação entre progênies e colheitas foi de magnitude elevada na análise referente às colheitas anuais. O agrupamento em biênios contribuiu para reduzir essa interação; a utilização do coeficiente de variação da produção das progênies a longo das colheitas como medida de estabilidade biológica, mostrou não ser muito apropriada. Embora a variação entre as progênies não fosse acentuada, o método utilizado para avaliação da estabilidade, considerando produções anuais e bienais, permitiu discriminar alguns materiais. As progênies UFV 386-900 e UFV 421-769 foram as menos estáveis, enquanto a progênie H 2077-2-5-74 mostrou ser responsiva à melhoria das condições ambientais, apresentando ainda a maior média; observou-se que quatro colheitas já seriam suficientes para se ter informação segura sobre os melhores materiais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação tridimensional da sustentabilidade do terreiro de “Lama Asfáltica”: a percepção dos cafeicultores e extensionistas da região sul de Minas Gerais.
    (Universidade Federal de Lavras, 2017-03-15) Vianna, Adriano de Paula Fernandes; Romaniello, Marcelo Márcio
    Visando a melhoria da qualidade da bebida do café na região Sul de Minas, a EMATER em conjunto com a UFLA, e EPAMIG, e contando com o apoio financeiro do CP&D-Café, geraram e difundiram a tecnologia do terreiro de “Lama Asfáltica”, que tem como vantagens o baixo custo e elevada elasticidade, pois o piso não sofre rachaduras com a dilatação, o que auxilia na melhoria da qualidade do café. Esse estudo foi realizado a partir de uma avaliação baseando-se no conceito da sustentabilidade e nas suas dimensões econômicas, sociais e ambientais. Para a coleta dos dados, utilizaram-se métodos de caráter quantitativo e qualitativo. Aplicaram-se questionários do tipo survey e elaboraram-se entrevistas semiestruturadas com cafeicultores e extensionistas na região Sul de Minas Gerais. O referencial teórico do trabalho, para que fosse adequado e atingisse os objetivos propostos, tratou primeiramente do conceito de avaliação, e das características do processo avaliativo, enfocando mais especificamente a avaliação do tipo ex-post, que foi a adotada neste trabalho. Posteriormente, apresentaram-se os principais debates e conferências que trataram do tema do desenvolvimento sustentável e da sustentabilidade em termos globais; bem como os conceitos e diferentes abordagens sobre estes termos. Por fim, foram apresentados os principais tipos de terreiros utilizados na secagem de cafés no Brasil, dentre eles, a tecnologia do terreiro de “Lama Asfáltica”, objeto de análise deste trabalho. Com relação aos resultados obtidos pode-se perceber a confiabilidade e certeza por parte dos atores participantes da pesquisa à boa adequação do terreiro de “Lama Asfáltica” em relação às dimensões da sustentabilidade. Concluiu-se com os resultados e discussões colocadas neste trabalho, que a tecnologia do terreiro de “Lama Asfáltica”, foi avaliada pela maioria dos entrevistados como rentável (dimensão econômica), socialmente apropriada e ambientalmente correta.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação de um programa de difusão de tecnologia: o caso do circuito sul-mineiro de cafeicultura nas regiões sul e sudoeste do estado de Minas Gerais
    (Universidade Federal de Lavras, 2003-06-30) Romaniello, Marcelo Márcio; Gomes, Marcos Affonso Ortiz
    Visando à manutenção de destaque da cafeicultura sul-mineira no cenário nacional, o Estado de Minas Gerais, por intermédio de suas instituições públicas, criou um programa de desenvolvimento regional que constitui-se como o canal formal para a difusão de informações, inovações e tecnologias para atender aos principais problemas referentes à cafeicultura regional. Com esse objetivo, foi implantado o "Circuito Sul-Mineiro de Cafeicultura", que tem como finalidade sistematizar e organizar encontros na área de cafeicultura na região, integrando as instituições públicas de pesquisa, ensino, extensão, instituições privadas e os cafeicultores, na busca dos seguintes objetivos: melhorar a qualidade do café, manter e criar novos empregos, aumentar a produtividade, reduzir os custos de produção e, por conseqüência, melhorar a renda dos cafeicultores. Entretanto, apesar da importância desse programa de difusão de tecnologia como subsídio para a solução de problemas referentes à cafeicultura da região sul e sudoeste do Estado de Minas Gerais, ele ainda não foi avaliado. Portanto, conduziu-se este trabalho com o objetivo de avaliar o Circuito Sul-Mineiro de Cafeicultura, considerando-se uma abordagem metodológica orientada por diferentes métodos de pesquisa, analisando os objetivos declarados pelo programa e a sua efetividade quanto aos resultados alcançados. Com esta pesquisa, evidenciou-se que a combinação de métodos quantitativos e qualitativos demonstrou ser uma abordagem adequada e complementar para extrair dados e avaliar o programa sob foco. Também verificaram-se evidências de que os objetivos declarados pelo Programa foram parcialmente atingidos, baseando-se nas percepções dos cafeicultores que são os usuários diretos do Programa. Foram verificados ainda que os objetivos declarados pelo programa "Circuito Sul-Mineiro de Cafeicultura" são os reais problemas enfrentados pelos cafeicultores nas regiões sul e sudoeste do Estado de Minas Gerais.