Teses e Dissertações

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    Rotulagem como mecanismo de compartilhamento de informações com agentes da cadeia produtiva do café
    (Universidade Federal de Lavras, 2016-03-17) Nicoleli, Marcello; Santos, Antônio Carlos dos
    O Sistema Agroindustrial do café, após décadas de regulação estatal, tornou-se uma atividade econômica descentralizada. Essa situação compeliu grande parte dos atores da cadeia produtiva a recorrer aos sistemas auto regulatórios oferecidos por agências de certificação, as quais possuem critérios e procedimentos específicos. No entanto a diversidade de critérios das agências não oferecem recursos capazes de garantir uma gestão eficiente da estrutura de governança. Há necessidade de reduzir a assimetria de informações, o que é possível através do compartilhamento de dados compatível com o recurso de rastreabilidade da produção. O presente trabalho se apoia nesse problema contextualizado, baseando-se na Teoria dos Custos de Transação e no uso de metodologias de pesquisa qualitativas e quantitativas. A primeira parte do trabalho busca conhecer os procedimentos requeridos pelas principais agências de regulação no Brasil, com perspectiva de sublinhar as semelhanças e compatibilidades existentes entre elas, o que foi alcançado após análise das normas e comparação de similaridades. Em seguida é registrado o funcionamento e a estrutura da rastreabilidade do café, como forma de identificar, por meio da observação, análise documental e bibliográfica, os sistemas em vigor e as informações rastreáveis em sintonia com as recomendações das certificadoras de café. Por fim, buscou criar um modelo de rotulagem que permita gerar e compartilhar informações sobre o produto desde o campo até a venda para consumo. As informações obtidas nas etapas anteriores serviram de base para coleta de dados com os agentes da cadeia produtiva, por meio de um questionário estruturado aplicado a 618 agentes da cadeia produtiva, cujas respostas foram tratadas por métodos multivariados de análises estatísticas. Os resultados permitiram concluir que os agentes da cadeia são favoráveis a inclusão e compartilhamento de informações referentes à produção rural e dados econômicos e ambientais. Tal conhecimento possibilitou elaborar um modelo de rotulagem onde o compartilhamento de informações pelos agentes seja um mecanismo eficiente para amenizar os problemas de governança identificados.
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    Rotulagem como mecanismo de compartilhamento de informações com agentes da cadeia produtiva do café
    (Universidade Federal de Lavras, 2016-03-17) Nicoleli, Marcello; Santos, Antônio Carlos dos
    O Sistema Agroindustrial do café, após décadas de regulação estatal, tornou-se uma atividade econômica descentralizada. Essa situação compeliu grande parte dos atores da cadeia produtiva a recorrer aos sistemas auto regulatórios oferecidos por agências de certificação, as quais possuem critérios e procedimentos específicos. No entanto a diversidade de critérios das agências não oferecem recursos capazes de garantir uma gestão eficiente da estrutura de governança. Há necessidade de reduzir a assimetria de informações, o que é possível através do compartilhamento de dados compatível com o recurso de rastreabilidade da produção. O presente trabalho se apoia nesse problema contextualizado, baseando-se na Teoria dos Custos de Transação e no uso de metodologias de pesquisa qualitativas e quantitativas. A primeira parte do trabalho busca conhecer os procedimentos requeridos pelas principais agências de regulação no Brasil, com perspectiva de sublinhar as semelhanças e compatibilidades existentes entre elas, o que foi alcançado após análise das normas e comparação de similaridades. Em seguida é registrado o funcionamento e a estrutura da rastreabilidade do café, como forma de identificar, por meio da observação, análise documental e bibliográfica, os sistemas em vigor e as informações rastreáveis em sintonia com as recomendações das certificadoras de café. Por fim, buscou criar um modelo de rotulagem que permita gerar e compartilhar informações sobre o produto desde o campo até a venda para consumo. As informações obtidas nas etapas anteriores serviram de base para coleta de dados com os agentes da cadeia produtiva, por meio de um questionário estruturado aplicado a 618 agentes da cadeia produtiva, cujas respostas foram tratadas por métodos multivariados de análises estatísticas. Os resultados permitiram concluir que os agentes da cadeia são favoráveis a inclusão e compartilhamento de informações referentes à produção rural e dados econômicos e ambientais. Tal conhecimento possibilitou elaborar um modelo de rotulagem onde o compartilhamento de informações pelos agentes seja um mecanismo eficiente para amenizar os problemas de governança identificados.
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    Estrutura e dinâmica dos agentes da cadeia produtiva do café conilon no estado do Espírito Santo
    (Universidade Federal de Lavras, 2003-09-11) Lubiana, Cleidice; Santos, Antônio Carlos dos
    O objetivo deste trabalho consiste em caracterizar a estrutura e identificar a dinâmica de desenvolvimento dos agentes da cadeia produtiva do café conilon no estado do Espírito Santo. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa qualitativa, por meio de estudo exploratório e descritivo, com a utilização de roteiro de entrevistas, dividido em cinco grupos: processos, tecnologias de produção, informações, inter-relações e profissionalização/ mecanismos de coordenação. Verificou-se que, dentre as variáveis que influenciaram o desenvolvimento do agente dentro do seu segmento e em relação aos outros segmentos da cadeia foram principalmente as variáveis informação, conhecimento da cadeia e inter-relações. Quanto maior o grau de conhecimento e desenvolvimento nestas variáveis, melhor é o seu posicionamento. Nos segmentos isoladamente observou-se uma heterogeneidade dos agentes, marcada pelas diferenças existentes no porte e profissionalização na atividade. Cada agente, em seu segmento, atua de acordo com as necessidades de sua atividade, não existindo a preocupação de verificar o impacto de suas ações na cadeia como um todo. Agentes que apresentam maior grau de informação, que dispõem de mais profissionalização e mantêm os maiores números de inter-relações, em comparação com os demais componentes da cadeia, de forma indireta, são os que conduzem os rumos da cadeia produtiva do café, deixando para os demais o papel de seguidores.
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    Dos dados ao conhecimento : a inteligência competitiva aplicada ao Certifica Minas Café
    (Universidade Federal de Lavras, 2011-02-18) Andrade, Fabrício Teixeira; Castro Júnior, Luiz Gonzaga de
    Este trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema de indicadores destinado a fornecer aos agentes ligados ao CERTIFICA MINAS CAFÉ informações de qualidade que expressem a realidade das unidades produtoras certificadas, possibilitando o desenvolvimento por meio de decisões e ações acertadas de todos os níveis envolvidos. O sistema de indicadores é uma ferramenta que tem por função fomentar o processo de decisão por meio de informações válidas e desenvolvidas em um contexto específico e fundamentadas em um arcabouço teórico e prático que expressa o conhecimento de especialistas em relação ao assunto. O sistema de indicadores desenvolvido neste trabalho teve como base os dados já existentes e que atendem à certificação. Eles foram sistematizados para se transformarem em indicadores e índices e, posteriormente, em informação e conhecimento utilizáveis em concordância com as necessidades dos níveis de decisão para atenderem aos objetivos do CERTIFICA MINAS CAFÉ e do governo de Minas Gerais em relação à cafeicultura. A metodologia é composta de alguns passos que foram seguidos rigorosamente visando ao sucesso dos resultados. O processo é dividido em duas etapas: 1) etapa de elaboração – composta por 7 passos; e, 2) etapa de implementação. Os níveis hierárquicos são “estratégico” (governo estadual), “estratégico/tático” (EMATER) e “operacional” (produtores de café certificado). Os indicadores desenvolvidos se relacionam a três categorias básicas: “produtividade”, “gestão de recursos” e “qualidade”. A implementação deste sistema de indicadores se justifica por se alinhar à “inteligência competitiva”, que visa a contornar os principais problemas enfrentados por organizações atualmente, os quais se relacionam à transformação de uma enorme quantidade de dados em informações.