Teses e Dissertações

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/2

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Seleção de progênies F 4 de cafeeiros utilizando o procedimento REML/BLUP
    (Universidade Federal de Lavras, 2012-03-09) Pereira, Thamiris Bandoni; Mendes, Antônio Nazareno Guimarães
    Objetivou-se selecionar progênies de cafeeiros em geração F 4 para características agronômicas e resistência a doenças, por meio do procedimento REML/BLUP. O experimento foi instalado na Fazenda Experimental da EPAMIG, em Machado- Minas Gerais, sendo utilizadas 33 progênies, derivadas do cruzamento entre cultivares do grupo Icatu com Catuaí Amarelo IAC 62 e IAC 17 e as progênies IAC 5002 e IAC 5010. O delineamento experimental utilizado foi o látice quadrado com 4 repetições e as avaliações realizadas durante 2 anos (2010 e 2011). As características avaliadas foram: produtividade (sacas.ha -1 ), produção (litros.planta -1 ), reação à ferrugem, vigor vegetativo, reação à cercosporiose e porcentagem de grãos retidos em peneira ‘17 e acima’. Verificou-se por meio dos parâmetros genéticos que para produtividade, reação à ferrugem e peneira ‘17 e acima’, a seleção a partir das progênies proporcionaria maior ganho, sendo que as progênies 2 e 4 apresentaram bom desempenho para todas as variáveis. No entanto para produção, reação à cercosporiose e vigor vegetativo, a seleção entre plantas seria mais vantajosa. Utilizou-se 5% de intensidade de seleção, totalizando 72 plantas, a partir do efeito genético individual para produção e consequentemente para reação à cercosporiose e vigor vegetativo. O ganho genético aditivo predito com a seleção foi de 16,84, 16,59 e 2,19% para produção, reação à cercosporiose e vigor vegetativo, respectivamente. Concluiu-se que a partir dessa população é possível a obtenção de progênies superiores para resistência à ferrugem e grãos de peneira alta e que a seleção de plantas facilita a escolha dos indivíduos geneticamente superiores, maximizando o ganho genético por ciclo de seleção.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Potencial agronômico de populações de cafeeiros do grupo ‘Bourbon’
    (Universidade Federal de Lavras, 2014-10-10) Lima, Amador Eduardo de; Mendes, Antônio Nazareno Guimarães
    A seleção de materiais genéticos de cafeeiros influencia diretamente na obtenção de cafeeiros mais produtivos e com alta qualidade de bebida. Objetiva- se, com este trabalho, avaliar as características agronômicas de cafeeiros do grupo Bourbon em duas regiões do estado de Minas Gerais e a qualidade da bebida dessas populações no município de Lavras, visando à produção de cafés especiais. Foram avaliados 20 tratamentos, sendo 17 populações de cafeeiros do grupo Bourbon e três cultivares amplamente plantadas no Brasil. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados (DBC), com três repetições e cada parcela foi composta por dez plantas. Em 2005 foram implantados ensaios nas cidades de Lavras, Três Pontas e Patrocínio, no estado de Minas Gerais. Avaliaram-se as características de produtividade de grãos, porcentagem de grãos com peneira 16 e acima, vigor vegetativo, adaptabilidade e estabilidade nos três locais em estudo. A avaliação dos atributos sensoriais foi realizada no município de Lavras. As populações estudadas apresentaram maior potencial produtivo na região Sul de Minas, caracterizadas pelas cidades de Lavras e Três Pontas do que na região do Alto Paranaíba. As populações 05 (Bourbon Amarelo - Faz. Boa Vista / Campos Altos – MG), 17 (Bourbon Limoeiro - Faz. Monte Alegre / Alfenas - MG) e 19 (Catuaí Vermelho IAC 144 - Faz. Experimental de Machado - MG), mostraram- se mais produtivas, adaptadas e estáveis. A alta pontuação final, obtida na avaliação sensorial pelas populações de Bourbon, indica que estas possuem elevado potencial para a produção de cafés especiais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Desempenho agronômico de cultivares de cafeeiro resistentes à ferrugem
    (Universidade Federal de Lavras, 2011-11-08) Carvalho, Alex Mendonça de; Mendes, Antônio Nazareno Guimarães
    Os programas de melhoramento genético do cafeeiro têm disponibilizado novas cultivares de alto valor agronômico para a cafeicultura brasileira, em sua maioria ainda não estudadas nas diferentes condições de ambiente e sistemas de cultivo utilizados no estado de Minas Gerais. Objetivou- se no presente trabalho avaliar o comportamento de 24 cultivares de cafeeiro, sendo 22 resistentes à ferrugem e duas testemunhas suscetíveis, em diferentes ambientes de Minas Gerais a fim de gerar informações que contribuam para a recomendação técnica dessas cultivares para as regiões produtoras de café do Estado. Os experimentos foram instalados em 2005, em quatro municípios (Lavras, Campos Altos, Patrocínio e Turmalina) localizados em três regiões de cultivo. O delineamento experimental utilizado em todos os locais foi o de blocos casualizados com três repetições, no espaçamento de 3,5 x 0,7 m e parcelas de 10 plantas, sendo considerada como parcela útil apenas as seis plantas centrais. Foram avaliadas as características: produtividade em sacas de café beneficiado.ha -1 de quatro colheitas, realizadas nos anos agrícolas 2008/2009 a 2011/2012, percentagem de frutos cereja, verde e passa/seco; percentagem de frutos chochos; percentagem de grãos classificados em peneira 16 acima; vigor vegetativo; incidência de cercosporiose além da incidência e severidade da ferrugem, avaliadas em 2010 e 2011 e análise sensorial da bebida em 2011. Conclui-se que as cultivares avaliadas apresentam variabilidade para as características agronômicas, apresentando forte interação com o ambiente. As cultivares apresentam elevado potencial produtivo, com destaque para Sabiá 398, Pau Brasil MG1, Obatã IAC 1669-20, Catucaí Amarelo 24/137 e IPR 103. As cultivares Catucaí Amarelo 2SL, Catucaí Amarelo 24/137, Sabiá 398, Obatã IAC 1669-20 e IPR 103 são responsivas em produtividade, para um manejo de alto nível tecnológico. Já as cultivares Catucaí Vermelho 785/15, Iapar 59 e Bourbon Amarelo LCJ10 apresentam baixo desempenho agronômico e também baixa adaptabilidade nos ambientes avaliados. As cultivares resistentes à ferrugem apresentam potencial de produção de bebida superior semelhantes à cultivar Bourbon Amarelo LCJ10. As cultivares Catiguá MG1, Sacramento MG1, Araponga MG1, Paraíso H419-1 e Catiguá MG3 apresentam resistência à ferrugem, com destaque para a cultivar Catiguá MG2 que apresenta imunidade ao patógeno da ferrugem.