Trabalhos de Evento Científico

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/516

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 14
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Marco referencial inicial da adequação produtiva e sócioambiental de propriedades cafeeiras de arábica no estado do Espírito Santo
    (Embrapa Café, 2018) Muner, L. H. De; Fornazier, M. J.; Alixandre, F. T.; Martinuzzo, M. B.; Kroling, C. A.; Souza, M. F.; Sousa, D. G.; Lima, T. L. B.; Hassem, A. P.; Catheringer, C. O.; Carvalho, E. V.; Paschoalino, R. S.; Celestino, R. C.; Paula, E.; Santos, J. M.; Lazzarini, A. L.; Oliveira, J. M. S; Venturini, C. F.; Resende, L. A.; Jesus, A. C.; Oliveira-Jr, A. O.; Rossi, V. S.; Ferreira, C. C.; Marion, W. H. S.; Rodrigues, A.
    Este trabalho teve por objetivo caracterizar o estágio atual de adequação produtiva e socioambiental dessas propriedades, considerado como marco referencial inicial (marco zero).
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Critérios para adequação produtiva e socioambiental de propriedades cafeeiras de conilon no estado do Espírito Santo: marco zero
    (Embrapa Café, 2018) Muner, L. H. De; Fornazier, M. J.; Perinni, J. L.; Alixandre, F. T.; Martinuzzo, M. B.; Souza, C. V.; Pilon, A. M.; Kroling, C. A.; Celin, E.; Souza, T. S.; Moraes, J. G.; Comério, M.; Marre, W. B.
    A cafeicultura de Conilon do estado do Espírito Santo se destaca no cenário nacional e internacional pela sua produtividade. No entanto carece de maior consciência quanto à qualidade e a produção de cafés mais sustentáveis, nos aspectos da responsabilidade socioambiental na cadeia produtiva e na adoção das Boas Práticas Agrícolas (BPAs). Equipe de técnicos do Incaper vem trabalhando com metodologias que possam dentro de critérios avaliar os avanços da sustentabilidade das propriedades cafeeiras.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Transferência de tecnologias para a sustentabilidade da cafeicultura no estado do Espírito Santo
    (Embrapa Café, 2018) Krohling, C. A.; Muner, L. De; Fornazier, M.J.; Alixandre, F. T.; Souza, M. F.; Perinni, J. L.
    O objetivo deste estudo é apresentar todas as atividades realizadas dentro do Plano de Ação de Transferência de Tecnologias para a Sustentabilidade da Cafeicultura no Estado do Espírito Santo (Consórcio Pesquisa Café- Embrapa Café) durante o ano de 2017.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Prática de extensão rural pública em lavoura de café na Bahia
    (Embrapa Café, 2017) Souza, S. E.; Gonçalves, J. M.; De Muner, L. H.; Neves, T. V. P.; V. Filho, A. C.; Alixandre, F. T.; Krohling, C. A.; Matsumoto, S. N.; Rocha, A. S.
    O objetivo desse trabalho, foi realizar um programa de Extensão Rural para o cafeicultor da Bahia, através de técnicas diretas com o produtor, difundindo o conhecimento prático com ações objetivas e pragmáticas encontradas diariamente na lavoura.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Incidência de pragas e doenças em café arábica submetido a diferentes tipos de poda
    (Embrapa Café, 2010) Fornazier, M. J.; Costa, H.; Rocha, A. C. da; Alixandre, F. T.; Bautz, A.
    O objetivo do presente trabalho é verificar a incidência de pragas e doenças em cafeeiro submetido a diferentes tipos de poda visando estabelecimento da necessidade de intervenção para controle de cada um dos agentes causais avaliados, como suporte ao programa ‘Renovar Arábica’.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Adensamento do plantio de café arábica como estratégia para a sustentabilidade econômica da cafeicultura de montanha do Espírito Santo
    (Embrapa Café, 2010) Martins, C. L.; Alixandre, F. T.; Fornazier, M. J.; Celin, E.; Sartori, R.
    O objetivo desse trabalho foi caracterizar os parâmetros produtivos e a viabilidade da recomendação do plantio de lavouras adensadas visando o melhor aproveitamento da mão de obra rural disponível na propriedade de base familiar, a melhoria do rendimento, através da melhoria da qualidade do café e a otimização das áreas mais vocacionadas para a produção de café.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Adequação sócio­ambiental de propriedades de base familiar para certificação Fair Trade nas montanhas do Espírito Santo
    (Embrapa Café, 2009) Fornazier, M. J.; Alixandre, F. T.; Donna, J. U.; Muner, L. H. De; Paula, E. de
    Este trabalho teve por objetivo caracterizar o estágio atual de adequação dessas propriedades, considerado como marco referencial inicial, aos critérios propostos visando medir a sua evolução ao longo dos anos no processo de certificação, bem como levantar os principais gargalos e entraves à disseminação das informações para os agricultores de base familiar quanto à nova realidade da necessidade das certificações, mesmo para o mercado do café “commodity”.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Unidade de processamento via úmida adaptada para a cafeicultura familiar no estado do Espírito Santo
    (Embrapa Café, 2010) Alixandre, F. T.; Fornazier, M. J.; Guarçoni, R. C.; Dias, R. S.; Meroto, D. T.
    O objetivo desse trabalho foi avaliar o rendimento operacional de uma unidade adaptada de processamento via úmida para café arábica visando a redução de custos e a agregação de valor, através da produção de cafés cerejas descascados, a fim de permitir a inclusão do cafeicultor de base familiar do estado do Espírito Santo no mercado de cafés superiores.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Monitoramento de pragas e doenças em talhões de café arábica submetidos a diferentes tipos de poda
    (Embrapa Café, 2009) Fornazier, M. J.; Costa, H.; Rocha, A. C. da; Alixandre, F. T.; Bautz, A.
    O objetivo do presente trabalho é verificar a incidência de pragas e doenças em cafeeiro submetido a diferentes tipos de poda visando estabelecimento da necessidade de intervenção para controle de cada um dos agentes causais avaliados, como suporte ao programa ‘Renovar Arábica’.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Adequação sócio­ambiental de propriedades de base familiar associadas a COOAABRIEL – montanhas do Espírito Santo
    (Embrapa Café, 2008) Fornazier, M. J.; Donna, J. U.; Alixandre, F. T.; Paula, E. de
    Este trabalho teve por objetivo caracterizar a atual adequação dessas propriedades aos critérios propostos visando medir a sua evolução ao longo dos anos, bem como levantar os principais gargalos e entraves à disseminação das informações para os agricultores de base familiar quanto à nova realidade da necessidade das certificações, mesmo para o mercado do café “commodity”.