Trabalhos de Evento Científico

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/516

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Boas práticas agrícolas da associação de cafeicultores familiares (AFASA), por meio da análise de clusters
    (Embrapa Café, 2015) Rosa, B. T.; Pereira, S. P.; Borges, L. A. C.; Antonialli, L. M.; Chalfoun, S. M.
    O objetivo deste estudo foi caracterizar as Boas Práticas Agrícolas para a produção de café na Associação de Agricultores Familiares de Santo Antônio do Amparo (AFASA), identificando diferentes grupos de produtores rurais por meio da metodologia proposta por Pereira (2013).
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Separação em clusters com relação às boas práticas agricolas em propriedades cafeeiras no municipio de Franca – SP
    (Embrapa Café, 2014) Pereira, S. P.; Rosa, B. T.; Martins, C. P.; Guimarães, R. J.; Antonialli, L. M.
    Objetivou-se no presente trabalho, a separação de grupos de cafeicultores de acordo com o seu desempenho em relação às Boas Práticas Agrícolas na produção do café por meio da análise multivariada de cluster.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Perfil e práticas agrícolas dos produtores de café no município de Jeriquara – SP
    (Embrapa Café, 2014) Pereira, S. P.; Rosa, B. T.; Martins, C. P.; Guimarães, R. J.; Antonialli, L. M.
    O objetivo do presente estudo foi descrever o perfil dos produtores do município de Jeriquara, Estado de São Paulo – Brasil, ligados à cooperativa COCAPEC (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas sediada em Franca – SP), separando-os em grupos, de acordo com a similaridade com relação às Boas Práticas Agrícolas na produção do café.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Perfil e práticas agrícolas dos produtores de café no município de Jeriquara – SP
    (Embrapa Café, 2015) Pereira, S. P.; Rosa, B. T.; Guimarães, R. J.; Antonialli, L. M.; Botelho, M. A.
    o objetivo do estudo é descrever o perfil de 67 cafeicultores do município de Jeriquara, Estado de São Paulo – Brasil, ligados à cooperativa COCAPEC (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas sediada em Franca – SP), separando-os em grupos, de acordo com a similaridade com relação às Boas Práticas Agrícolas na produção do café. De acordo com a análise de cluster, os produtores foram separados em dois grupos, considerando a similaridade de suas práticas agrícolas. O Grupo 1 foi formado por 28 produtores e o Grupo 2 por 39 produtores. Após a divisão dos dois clusters, para apresentar as variáveis com maiores diferenças entres os dois grupos, foi realizado o teste estatístico do Qui-Quadrado de Pearson, considerando as variáveis com diferenças de p< 0,05. O presente estudo propõe uma forma de separar grupos de cafeicultores de acordo com o desempenho nas Boas Práticas Agrícolas por meio de análise multivariada, ao invés de se trabalhar as variáveis separadamente, permitindo assim, propor assistência técnica diferenciada.