Trabalhos de Evento Científico

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/516

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Seleção de genótipos de café conilon para sistemas agroflorestais
    (Embrapa Café, 2019-10) Senra, João Felipe de Brites; Mendonça, Rodolfo Ferreira de; Verdin Filho, Abraão Carlos; Araújo, João Batista Silva; Silva, Matheus Wandermurem da; Volpi, Paulo Sérgio; Comério, Marcone; Rangel, Charlene Candida; Fosse, Pedro Fillipe Nery
    O objetivo deste trabalho foi realizar a seleção de genótipos promissores de C. canephora para formação de variedades para sistemas agroflorestais com Ingá de metro (Inga Edulis Mart). O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental de Bananal do Norte (FEBN), pertencente ao Centro de Pesquisa do Regional Sul do Incaper. A unidade experimental em Sistemas Agroflorestais (SAF ́s) e cultivo orgânico de C. canephora foi implantada em janeiro de 2013 utilizando a variedade “EMCAPER 8151”, denominada Robusta Tropical. Para a seleção dos genótipos promissores foram avaliados 90 cafeeiros no sistema agroflorestal com Ingá num espaçamento de 3,0 x 1,0 m para os cafeeiros conduzido com quatro hastes por planta. O Ingá foi plantado nas linhas de cultivo do cafeeiro dentro do espaçamento regular de 6 x 6m, de modo que a soma de cafeeiros e espécies consorciadas manteve 3.333 pl.ha -1 . A adubação orgânica foi calculada para uma produtividade entre 31 a 50 sc.ha -1 , com base no teor de N do adubo, visando fornecer 320 kg.ha -1 de N. Em cobertura foi aplicado 24 l.pl -1 de composto, oriundo da mistura de cama aviária, casca de café, esterco bovino e capim colonião, parcelado em duas aplicações (novembro e março) na projeção da copa do cafeeiro. A produção foi mensurada em Kg.pl -1 de café colhido na roça. A colheita de cada genótipo para mensuração da produção foi realizada quando esses apresentaram no mínimo 80% de grãos maduros nas safras de 2016, 2017 e 2018 em plantas individuais sem o uso de delineamentos experimentais. A seleção dos dez genótipos promissores utilizou os valores genotípicos estimados pela metodologia BLUP (Best Linear Unbiased Prediction – Melhor Predição Linear Não Viciada) utilizando como base os componentes de variância preditos pelo método REML (Restricted Maximum Likelihood - Máxima Verossimilhança Restrita). Com base nestes dados estimou-se a distância estatística de Mahalanobis para uma análise da variabilidade genética dos acessos seguida de um agrupamento UPGMA. Pode-se concluir que: existe a possibilidade de seleção de materiais genéticos para formação de variedades de café conilon para sistemas agroflorestais e, ou orgânicos; os genótipos indicados para ensaios com maior rigor estatístico objetivando a formação de cultivares são 13, 15, 25. 26, 41, 42, 57, 62, 81 e 84; o sistema em avaliação necessita de um maior número de colheitas para uma melhor estimativa da repetibilidade e acurácia na seleção dos dados.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Produtividade de café arábica em função de doses de composto orgânico
    (Embrapa Café, 2013) Araújo, João Batista Silva; Prezotti, Luiz Carlos; Rocha, Aledir Cassiano da
    Os adubos orgânicos são os insumos fundamentais em sistemas de base Agroecológica contudo, a sua dosagem ainda é pouco estudada. O objetivo deste trabalho foi avaliar a produtividade de cafeeiros em resposta a diferentes doses de composto orgânico. As doses foram de 3, 6, 9, 12, 15 e 18 Mg ha-1 ano-1 de matéria seca de composto orgânico. Avaliou-se a produtividade e qualidade dos frutos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DE CAFEZAIS EM CONSÓRCIO COM Crotalária juncea NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
    (2011) Araújo, João Batista Silva; Guarçoni, Rogério Carvalho; Embrapa - Café
    O presente trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento do café arábica cultivado em consórcio com a crotalária, em função de cinco épocas de corte da leguminosa. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental de Venda Nova, em Venda Nova do Imigrante, ES, com altitude de 740 m, no delineamento em blocos casualizados com quatro repetições. O plantio do café ocorreu em 06/11/2008 no espaçamento de 2,0 x 0,8 m, sendo utilizada a variedade Catiguá no consórcio com a crotalária (Crotalaria juncea). A semeadura da leguminosa foi realizada em 10/09/2009, antes do início das chuvas, visando à máxima antecipação do consórcio. As épocas de corte das leguminosas foram contadas a partir da primeira chuva ocorrida em 20/09/2009. Foram coletados a partir do ramo marcado em 12/11/2009, o comprimento do ramo, o número de nós e o número de folhas em duas épocas, 12/01/10 e 09/04/10. Não houve variação das características comprimento do ramo marcado, número de nós e número de folhas em função das épocas de corte da leguminosa.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    ALTERAÇÕES QUÍMICAS DO SOLO E DAS FOLHAS DE CAFEEIRO ADUBADO COM COMPOSTO ORGÂNICO
    (2011) Araújo, João Batista Silva; Prezotti, Luiz Carlos; Rocha, Aledir Cassiano da; Embrapa - Café
    Os adubos orgânicos constituem o insumo básico em sistemas de base Agroecológica, no entanto, a dosagem desses adubos ainda é pouco estudada. Por essa razão, o objetivo deste trabalho foi testar doses de composto orgânico e identificar as alterações químicas no solo e nas folhas de cafeeiros. As doses de composto orgânico foram de 3, 6, 9, 12, 15 e 18 Mg ha-1 ano-1. Foram feitas análises de solos e das folhas dos cafeeiros nos anos de 2001, 2002 e 2006. Os resultados apontaram pequenas variações nos teores tanto no solo quanto nas folhas. No solo houve aumentos do K com as doses de composto nos anos de 2001 e 2002 e nas folhas os teores de P, S, Cu e Fe alteraram com as doses apenas em um dos três anos avaliados. A pequena variação nos teores de solo e foliares indicam uma extração proporcional do cafeeiro em relação às doses de composto orgânico aplicadas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    RESPOSTA DO CAFEEIRO A ADUBAÇÃO ORGÂNICA COM COMPOSTO E CROTALARIA
    (2011) Rodrigues, Mateus Cupertino; Rodrigues, Luisa Bastos; Araújo, João Batista Silva; Santos, Ricardo Henrique Silva; Embrapa - Café
    A reciclagem de matéria orgânica através da compostagem e a adubação verde com leguminosas são práticas recomendadas em sistemas de base Agroecológica. No entanto há uma carência de informações para a recomendação de doses dos adubos orgânicos e a associação destes. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento de cafeeiros submetidos a quatro doses de composto orgânico, com ou sem Crotalaria juncea. As doses de composto foram proporcionais a 25%, 50%, 75% e 100% da dose de N recomendada para o cafeeiro. A avaliação de crescimento foi feita na planta inteira através da altura, número de ramos, número de nós e diâmetro da copa. Avaliou- se também o crescimento à partir de um ponto marcado no ramo ortotrópico. Não foram observadas diferenças significativas entre os tratamentos pelo teste F (p<0,05). Portanto, o crescimento vegetativo do cafeeiro, após 18 meses de implantação, não apresentou efeito significativo para as diferentes doses de composto, com ou sem Crotalaria juncea.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    AVALIAÇÃO AGRONÔMICA DE TRÊS SISTEMAS DE ARBORIZAÇÃO DE CAFEEIRO CONILON, NO NORTE DO ESPÍRITO SANTO: DADOS PRELIMINARES
    (2009) Sales, Eduardo Ferreira; Teixeira, Alex Fabian Rabelo; Machado Filho, José Altino; Araújo, João Batista Silva; Silva, Victor Maurício da; Ronchi, Cláudio Pagotto; Embrapa - Café
    A proposta desse estudo é avaliar os parâmetros agronômicos: diâmetro de copa, altura da planta, diâmetro do caule, número de ramos plagiotrópicos, número de nós por ramos e a produção do cafeeiro conilon sob a influência das espécies vegetais teca (Tectona grandis), jequitibá (Cariniana legalis) e cedro australiano (Toona ciliata), na Fazenda Paineiras, município de Sooretama, norte do Espírito Santo. Para isso, ensaios com três espécies florestais associadas à lavoura de café conilon, foram instalados. O delineamento experimental foi em blocos casualisados, em esquema fatorial 2 x 4 (plantas internas) e 2 x 12 (plantas externas), o primeiro fator composto pela presença e ausência de árvores na linha de plantio e o segundo pela distância dos cafeeiros clonais em relação às árvores. Os resultados obtidos a partir das análises de variância indicam que não houve interação significativa para a maioria dos parâmetros estudados.