Trabalhos de Evento Científico

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/516

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 12
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Infestação do bicho-mineiro Leucoptera coffeella em cultivares de café arábica no sul de Minas Gerais
    (Embrapa Café, 2018) Costa, D. C. M.; Andrade, O. V. S.; Martins, J. O. J.; Resende, M. L. V.; Guerreiro Filho, O.; Carvalho, C. H. S.; Souza, B. H. S.
    Com o objetivo de obter mais informações sobre os níveis de resistência de várias cultivares disponíveis no mercado, informações ainda muito escassas, este trabalho avaliou a incidência do bicho-mineiro em 28 cultivares de café em condições de campo na região Sul de Minas Gerais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito de produtos usados para o controle de pragas e doenças sobre o crescimento vegetativo e produção de cafeeiros esqueletados
    (Embrapa Café, 2007) Garcia, A. L. A.; Carvalho, C. H. S.; Garcia, A. W. R.; Souza, T.; Mendonça, J. M.; Frota, G. B.
    Este trabalho objetivou estudar o efeito de inseticidas e fungicidas sobre a produção e sobre o crescimento da parte aérea e das raízes de cafeeiros esqueletados.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação da incidência e severidade de ferrugem em cultivares de café
    (Embrapa Café, 2007) Vilela, A. F.; Almeida, S. R.; Matiello, J. B.; Ferreira, R. A.; R. Júnior, R. P.; Carvalho, C. H. S.
    A fim de suprir esta carência, este trabalho visou avaliar a incidência e a severidade da ferrugem-do-cafeeiro em algumas cultivares de café em desenvolvimento pela Fundação Procafé.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Reprodução do Meloidogyne exigua em cultivares comerciais de Coffea arabica
    (Embrapa Café, 2009) Rabello Jr, C. A. M.; Padilha, L.; Garcia, A. L. A.; Carvalho, C. H. S.
    O presente trabalho teve o objetivo de avaliar a reprodução de M. exigua em cultivares comerciais de C. arabica
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Comportamento inicial de progênies de cafeeiros com resistência à ferrugem selecionadas de ensaios em vários campos experimentais do Procafé
    (Embrapa Café, 2012) Matiello, J. B.; Almeida, S. R. de; Silva, M. B. da; Ferreira, R. A.; Ferreira, Iran B.; Carvalho, C. H. S.; Krohling, C. A.; Stockl, J.
    O programa de melhoramento genético de cafeeiros, a cargo do Mapa-Fundação Procafé, vem sendo executado em campos experimentais de diferentes regiões cafeeiras, visando associar resistência à ferrugem e boa produtividade das plantas. Nos ensaios, após 3-4 safras, são selecionadas as melhores plantas, para inclusão das progênies em competição conjunta. No presente trabalho foram reunidas, em ensaio em execução na FEX Varginha, 78 seleções, correspondentes a plantas selecionadas de ensaios em Mal Floriano-ES, em Coromandel-FSA, no CEPEC em Martins Soares e também em Varginha. O ensaio foi delineado em blocos ao acaso, com 2 repetições e parcelas de 8 plantas. O plantio foi realizado em janeiro de 2009 no espaçamento de 3,5 x 1 m. Os tratos culturais foram os usuais, com 2 aplicações de fungicidas triazóis mais cúpricos, para controle da ferrugem e cercosporiose, em todo o ensaio.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Níveis de infecção pela ferrugem do cafeeiro em progênies e cultivares resistentes e susceptíveis à doença, na Zona da Mata de Minas
    (Embrapa Café, 2008) Matiello, J. B.; Almeida, S. R.; Carvalho, C. H. S.; Mendonça, S. M.; Leite Filho, Sinésio
    Efetuou‐se uma avaliação da ferrugem nas parcelas do ensaio, em julho/08, através do exame cuidadoso das plantas, por 3 técnicos, para identificar plantas com a doença e, em seguida, através de amostragem de 10 folhas, ao acaso, por planta, determinou‐se o nível de infecção, sendo os dados transformados em percentagem.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Competição de novas seleções de cafeeiros com resistência à ferrugem, na Zona da Mata de Minas
    (Embrapa Café, 2008) Matiello, J. B.; Almeida, S. R.; Carvalho, C. H. S.; Mendonça, S. M.; Leite Filho, S.
    A região de cafeicultura de montanha, na Zona da Mata de Minas, ocupa mais de 300 mil hectares de lavouras, onde a ferrugem é uma doença problemática e o controle químico é dificultado pela topografia. Deste modo, a região vem recebendo diversos trabalhos de pesquisa, visando adaptar os mat eriais genéticos de café, com resistência à ferrugem, oriundos dos campos de seleção das áreas experimentais do ex ‐ IBC e do MAPA/PROCAFÉ, assim como de outras instituições.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Comportamento de cultivares de café na presença do Meloidogyne exigua na região do Sul de Minas
    (Embrapa Café, 2010) Lacerda, G. R.; Padilha, L.; Garcia, A. L. A.; Carvalho, C. H. S.; Rabello Jr, C. A. M.; Mariano, L. F. M.
    Este trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento de dez cultivares comerciais de café no campo, utilizando-se ou não um inseticida-nematicida.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Produtividade inicial de novas seleções e cultivares de cafeeiros com resistência à ferrugem na Zona da Mata de Minas
    (Embrapa Café, 2009) Barros, U. V.; Matiello, J. B.; Almeida, S. R.; Carvalho, C. H. S.
    Um ensaio vem sendo conduzido no período 2003-09, com o objetivo de testar novas seleções de cafeeiros com resistência à ferrugem, em competição com cultivares/linhagens recentemente lançadas para plantio, verificando sua adaptação às condições ambientais da cafeicultura na zona da Mata de Minas, região onde a doença encontra, pela temperatura e umidade, boas condições de desenvolvimento e, onde, pela declividade das áreas e pelo adensamento nas lavouras, torna-se difícil o seu controle químico.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Icatu IAC/procafé 618 – Tuiuiu, cultivar com boas características produtivas e resistência à ferrugem, com potencial de plantio comercial
    (Embrapa Café, 2009) Matiello, J. B.; Almeida, S. R.; Fazuoli, L. C.; Queiroz, A. R.; Carvalho, C. H. S.
    O objetivo do presente trabalho é relatar os bons resultados obtidos, ao longo de 24 anos, inicialmente no IBC e depois no Procafé, em parceria com o IAC, com a seleção dentro da linhagem 3696, visando melhorar suas características, buscando seu potencial de plantio em escala comercial.