Trabalhos de Evento Científico

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Resultados da Pesquisa

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    Classificação da cafeicultura familiar pelo uso de clusterização.
    (2007) Ferreira, Ana Maria Freitas; Teixeira, Sônia Milagres; Embrapa - Café
    Este estudo teve o objetivo de contribuir para a caracterização da cafeicultura familiar, utilizando-se ferramentas de análise de informação, especificamente de clusterização – SimpleKmeans . Os dados coletados sob a coordenação da Embrapa Café, dentro do projeto de pesquisa “Custos de Produção da Cafeicultura Brasileira” foram tratados e submetidos ao processo de clusterização. Foram feitos estudos comparativos entre os diversos critérios atualmente utilizados para a caracterização da agricultura familiar (PRONAF, CONTAG, FAO/INCRA), além de uma caracterização resultante da pesquisa e outra complementada considerando uma tipologia referenciada na lógica familiar. Os dados organizados possibilitaram análises inter e intra grupos familiares e patronais resultantes dos critérios classificatórios. Utilizando metodologia de data mining, buscou-se identificar similaridades e dissimilaridades inter e entre os grupos e inferir quais atributos se relacionam com os processos de produção de tipo familiar na cafeicultura. Conclui que há variação significativa no conceito de agricultura familiar no café para diferentes critérios de classificação, e na amostra estudada a inexistência de um padrão de comportamento produtivo que possa ser associado a um ou outro grupo.
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    Assimetria da informação:a qualidade não percebida do café do Brasil.
    (2007) Ferreira, Ana Maria Freitas; TEIXEIRA, SÔNIA MILAGRES; Milhomen, Sylvéria de Vasconcelos; Embrapa - Café
    O trabalho vem refletir sobre a importância da qualidade do produto café e a não percepção dessa qualidade entre os elos da cadeia produtiva, procurando compreender como as informações sobre a qualidade do produto fluem nessa cadeia, tendo em vista a complexidade desse sistema agroindustrial e seu peso econômico e social para o Brasil. Baseia-se no enfoque da economia dos custos de transação mais especificamente no pressuposto comportamental da assimetria de informação. Não se pretende exaustivo ao tratar o assunto e se inicia, sob o enfoque do estudo de um produto que faz parte da história econômica do Brasil, e é um dos únicos pelo qual o Brasil é identificado no mundo inteiro: o café1.